Mensagem da revista

Deus conta conosco!

Neste ano, a Comunidade Canção Nova está entrando nos seus trinta anos. Somos uma das Novas Comunidades que Deus tem suscitado nos últimos tempos por todo o mundo.

Somos uma família constituída por Deus para sermos sementes de um Mundo Novo.

Somos um povo consagrado ao Senhor, para ser sua propriedade exclusiva: É um desígnio de Deus; a escolha é d’Ele: “Não fostes vós que me escolhestes; mas fui eu que vos escolhi” (Jo 15,16).

Em resposta a esta escolha, o que nós fazemos é assumir a consagração e viver, com entusiasmo e alegria, a nossa realidade de consagrados. Colocamos o Senhor em primeiro lugar, e a Ele nos dedicamos acima de tudo.

Padre Jonas, nosso fundador, deu-nos esta ordem para 2007: “Mais do que nunca é hora de reinflamar o carisma. É hora de reacender em nós a chama do amor divino, e graças a Deus, ela não se apagou, mas é preciso deixar-se reinflamar pelo Espírito Santo com todos os seus dons. Esse empenho em conjunto vai nos trazer uma enorme riqueza!”.

Queremos em 2007 buscar a força e a ação do Espírito Santo para nós e para todo povo de Deus. O Papa João Paulo II dizia: “Olhando para o mundo de hoje, na sociedade atual, dominada por uma cultura secularizada que fomenta e difunde modelos de vida sem Deus, a fé de muitos é posta à dura prova e muitas vezes sufocada e extinta. Diante dessa situação percebe-se a urgência de um forte anúncio, e uma aprofundada formação cristã”. Para vir ao encontro dessa urgência missionária, afirmou ele: “Eis aí os Movimentos e as Novas Comunidades como a resposta suscitada pelo Espírito Santo a esse dramático desafio. Sim, Vós sois esta resposta providencial!”

É urgente que assumamos a Nova Evangelização, pois ela é tarefa de todos nós: “Com novo ardor missionário, novos métodos e novas expressões”. A Igreja confia em nós! Deus conta conosco. Somos a resposta providencial para o desafio dramático desse início de milênio.

Cabe a nós abraçarmos, – neste ano, como ordem de Deus –, a urgência de reafirmarmos a nossa fé em Jesus Cristo com total adesão ao Espírito Santo.

Somos livres para usar nossa criatividade no modo como vamos viver o nosso “sim” de maneira concreta. Graças a Deus, vivemos em um país abençoado, onde tudo facilita testemunharmos a nossa fé. Teremos a graça, neste ano, aqui no Brasil, no mês de maio, em Aparecida aqui pertinho da Canção Nova, o “V CELAM” (Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe), no qual estarão reunidos todos os bispos da América Latina com o Papa Bento XVI. Na expectativa de muitas bênçãos para o nosso povo, estamos rezando diariamente esta oração:

“Senhor Jesus Cristo, caminho, verdade e vida, rosto humano de Deus e rosto divino do homem, acendei em nossos corações o amor ao Pai que está no céu e a alegria de sermos cristãos. Vinde ao nosso encontro e guiai nossos passos para seguir-vos e amar-vos na comunhão de vossa Igreja, celebrando e vivendo o dom da Eucaristia, carregando a nossa cruz, e ungidos por vosso envio. Dai-nos sempre o fogo de vosso Espírito, que ilumine nossas mentes e desperte entre nós o desejo de contemplar-vos, o amor aos irmãos, sobretudo aos aflitos, e ardor para anunciar-vos no início deste século. Discípulos e missionários vossos, queremos remar mar a dentro, para que o nosso povo tenha em vós vida abundante, e com solidariedade construam fraternidade e paz. Senhor Jesus, vinde e enviai-nos! Maria, Mãe da Igreja, rogai por nós! Amem!”

Padre Jonas nos dá esta ordem: “Agora é a hora do Espírito! É a hora da Igreja! Esta Igreja concreta que somos nós. Deixemo-nos reinflamar pelo Espírito Santo! Sejamos dóceis”.

Luzia Santiago
Co-fundadora da Comunidade Canção Nova

Veja também:
.: Entrevista com Luzia Santiago:”Os sentimentos que Deus colocou em meu coração…”
.: “Canção Nova: uma aventura que se tornou realidade” Luzia Santiago
.: A oração no sofrimento
.: Papel parede do livro “Sofrer e Amar”

Adquira em nosso shopping:


.: Livro:
“Sofrer e amar”
Luzia Santiago