Escute a voz de Deus

Detalhes da vida

“O Senhor te guiará todos os dias e vai satisfazer teu apetite, até no meio do deserto” (Isaías 58,11).

A vida tem períodos de incerteza. Ficamos sem direção e com medo, mas acredite, Deus está cuidando de tudo!

No ciclo da existência humana, existem dias bons e ruins, alegres ou tristes, dias em que as coisas dão certo ou errado. Conflitos, discórdias, desajustes, aflições, conquistas e vitórias. A vida é uma mistura de dias fáceis e difíceis em um ciclo dividido por períodos. Um segredo para viver melhor é estar atento aos detalhes. Os dias vão passando e conseguimos realizar algumas coisas dentro da enorme lista que temos. O semestre passou correndo e, daqui a pouco, estamos encarando um novo ano. Por isso não podemos deixar alguns “detalhes” passar despercebidos! Eles são importantes em nossa vida!

Fiquei feliz em notar uma etapa na vida da nossa filha caçula, a Sofia. No início deste ano, ela vivenciou um desafio: “aprender a andar de bicicleta”. Para nós adultos parece simples, mas para a criança é uma conquista. O meu papel como pai foi providenciar as rodinhas para dar segurança, do contrário, ela não conseguiria andar. A Sofia enfrentou este desafio e, auxiliada pelas rodinhas, pedalava para lá e para cá. Observei que o desejo dela era conseguir andar sem as rodas. Eu dizia a ela: “Acredite. Daqui a um tempo você estará andando sem o auxílio das rodinhas e conseguirá se equilibrar. Passaram-se algumas semanas e a Sofia “conseguiu andar sem rodinhas”! Este é um “detalhe” do meu dia a dia, do qual sempre vou me lembrar!

Depois de um dia corrido, fiz algo maravilhoso: preparei uma salada de alface com tomate bem temperadinho e esquentei o arroz e bolinho de carne que sobraram do almoço. O grande “detalhe”: não sei cozinhar! Mesmo assim, foi bom demais ver os nossos filhos comendo o que o pai preparou com todo carinho.

Dentre as várias situações, surgem as que são mais complicadas para resolver. No final desse primeiro semestre, durante uma semana, fiquei agitado diante de um problema para o qual eu não tinha a resposta; o coração se abalou. O que me acalmou foi escutar a voz do Senhor no meu coração: “Deus cuida da gente e você cuida de gente”! Fiz essa experiência para vencer a inquietação e, mesmo sem respostas, experimentei a calmaria. É necessário não desesperar e acreditar que vai passar. Comigo deu certo. Tudo passou. Acalmei meu coração ouvindo a voz de Deus.

Além de todas as tarefas que desempenho, este semestre foi diferente para mim, pois o livro “Tem Jeito!”, que levei oito anos para escrever, entrou em processo de revisão e, assim que estivesse finalizado, iria chegar às mãos de muita gente. Da mesma maneira que a Sofia conseguiu andar de bicicleta, o sentimento no meu coração foi: “Consegui! Com a graça de Deus consegui escrever um livro!”

Arquivo

Para quem já escreve, parece simples, mas para quem nunca escreveu é uma conquista. Durante todo este tempo que escrevi o livro, não me esqueci das palavras que escutei do nosso amado padre Léo. Um dia, perguntei a ele: “Como faço para escrever um livro?”. Ele me respondeu :”Só se escreve escrevendo!”. Este é um detalhe importantíssimo: não desistir. Isso será lembrado por mim para sempre.

Outro detalhe fundamental para não deixarmos que as situações nos sufoquem é a oração. Ela não pode faltar na vida familiar. “Devemos nos lembrar de Deus com mais frequência do que respiramos” (CIC 2697 – S. Gregório de Nazianzo).

Mesmo que o seu coração esteja cansado, aborrecido e enfraquecido, este solo, que é “o coração”, ainda tem fertilidade e abundância de frutos bons.

Acredite, a oração feita em meio ao cansaço vai lhe dar ânimo e entusiasmo. Busque nela a irrigação do coração. Independente de os dias serem fáceis ou difíceis, lembre-se de Deus e se atente aos pequenos detalhes que podem trazer algum sentido à vida e um tanto bom de felicidade.

A vida é um ciclo que sempre se renova. Enquanto você respirar terá vida. A oração nos dá força para continuar.

Com Deus ‘Tem Jeito’!

Cleto Coelho
Membro da Comunidade Canção Nova

Evangelize conosco.

.: Boleto Bancário

.: Débito Automático

.: Cartão de Crédito

.: Conheça outras formas de contribuir