Sorrindo pra Vida 03/01/07

Deixe-se moldar por Deus

Mensagem de Padre Eliano, no Programa ‘Sorrindo pra Vida’ de hoje, 3 de janeiro de 2007.

A Palavra com a qual vamos rezar e que vai direcionar todo esse momento está em Colossenses 3, 1-17:



.: Ouça: Mensagem de Padre Eliano na íntegra

Que graça quando Deus me dava esta Palavra, para que nós a pudéssemos refletir e rezar aqui no ‘Sorrindo pra Vida’. O Senhor me convidava a viver e a construir o novo d’Ele. Muitas vezes, eu tenho proclamado isso, aqui mesmo na Canção Nova: Muitas pessoas nos procuram, nos confessionários, dizendo que nada mais é possível fazer para viverem esse ‘novo’ em suas vidas. É como se pessoas, situações ou outras realidades impedissem essa vivência desse novo, da graça de Deus. E, agora, nessa virada do ano, eu proclamei para muitas pessoas, neste ano novo que se inicia, que Deus lhes dará a graça de construir este algo novo, por isso, elas deveriam buscar os meios para construir esse novo de Deus na vida delas. E eu quero proclamar isso para você também, porque a Palavra de Deus diz que “Se ressuscitamos com Cristo e nossa vida está escondida com Cristo em Deus”. E o convite que Ele nos faz é: “Despojai-vos do homem velho, para que revestidos da nova vida, que é constantemente renovada segundo a imagem do seu criador”. Até mesmo nós que somos chamados a ser ‘homens novos’, temos a necessidade de ser constantemente renovados.

Não podemos nunca nos acomodar. Para isso é preciso buscar quais são os projetos, os meios para viver uma vida nova neste ano, uma vida renovada em Deus. Que você possa buscar em seu coração o que você precisa, porque a graça da ressureição, da obra da salvação operada por Cristo se traduz numa atitude que todos nós devemos ter: fazer uma opção de vida, lançar fora tudo aquilo que é uma opção de morte em nossa vida, para fazermos uma opção de vida em Cristo.

Isso depende de cada um de nós. Talvez você esteja vivendo situações muito difíceis, de provação, de angústia, mas eu convido você, mesmo no seu sofrimento, a se unir ao Senhor nesse momento. Porque unidos ao Senhor, como nos diz a Palavra de hoje: “buscar e pensar nas coisas do céu”, não nas coisas deste mundo, e ter um coração livre. Porque a verdadeira liberdade, nós só a conseguimos em Deus. Se você ainda é escravo de alguma situação de pecado, apresente o seu coração a Deus nesse momento. Clame ao Senhor, na misericórdia, a graça de uma liberdade nova, a graça de uma experiência com Deus. Por isso, abra o seu coração, você que está desanimado, que já está desistindo, que está tomado por um desânimo e por uma tristeza que mata. Talvez você esteja vivendo isso e o ‘Sorrindo pra Vida’ é uma graça para que você possa respirar uma nova vida. A Canção Nova proporciona isso para você neste momento: a graça de respirar uma nova vida nesse momento de oração. Deixe de lado, verdadeiramente, neutralize o ‘homem velho’, a vida velha, para que o seu coração possa abrir-se a essa experiência da vida nova. Um ano novo começou, mas deixar a vida velha depende de nós. E o Senhor proporciona para nós essa graça, uma opção de vida, de liberdade em Cristo, em que, convivendo com o que é passageiro, precisamos ter um olhar que está fixo naquilo que é eterno. E eu pergunto a você: Onde o seu olhar tem se fixado? Será que o seu olhar está fixo no que é eterno, será que está fixo no Senhor? Ou está fixo nas ‘tempestades’ da vida? Em quantas situações nós nos desesperamos, porque justamente firmamos nosso coração nessa dimensão de nos fixarmos nas ‘tempestades’. O tempo de construir o novo de Deus e tomar posse desta ‘novidade’, não só no reconhecimento dos erros do passado, mas no aprendizado com tais erros. Para que nós possamos tirar desse aprendizado uma experiência, um ensinamento, para que possamos ser melhores a cada dia, a cada momento. A nossa vida, ao crescer em Deus, vai nos amadurecendo, vamos fazendo a experiência de que o Senhor vem ao nosso encontro, nos tocando e nos transformando, e fazendo novas todas as coisas.

O significado de nós deixarmos as coisas da terra, as coisas deste mundo, é o morrer com Cristo. Distanciando-nos das atitudes e opções erradas, que têm sabor de morte. Diante de um mundo imerso nos vícios, nas imoralidades sexuais, na idolatria, fica claro, para nós, que o se despojar do ‘velho’ é necessário para que se possa – no nosso coração – revestir-se do ‘novo’. O tema do despojamento atualiza a graça dinâmica do Espírito Santo, por meio do qual o ‘homem novo’ é constantemente renovado, segundo a imagem do seu Criador. Cristo é o nosso modelo de ‘homem novo’, de uma humanidade nova, e a eficácia da construção da vida nova está no deixar-se moldar constantemente pelo Espírito, que purifica e vivifica. É na experiência íntima com o Senhor que o projeto de uma humanidade nova vai sendo concretizado.

Eu creio que esta é a graça que Deus quer derramar em nós, somos eleitos, chamados e amados por Ele. Precisamos deixar-nos moldar e tocar por Deus e reconhecer em nós em que precisamos mudar. Somos chamados a dar passos e a buscar os meios para que nos deixemos moldar pelo Senhor. Por isso, busque no seu coração, responda essa pergunta, porque aí está a paz que vai nos fazer plenamente felizes, a verdadeira paz que vem de Cristo. E essa paz em Cristo e a vivência da caridade, que é o vínculo da perfeição, a graça de viver o amor, depende desta abertura, para que nos deixemos moldar pelo Senhor.

Muitos têm buscado uma paz momentânea e passageira, mas nós não devemos buscar este tipo de paz. Busque a paz que vai fazer você plenamente feliz, e sem dúvida, é somente em Jesus que você vai encontrá-la. Talvez você tenha buscado a felicidade nas pessoas, nas coisas e em tantas coisas desregradas… Mas a verdadeira paz você só vai encontrar no Senhor!

Padre Eliano
Fraternidade Javé Salvador


O que há do ‘homem velho’ em nós precisa morrer, essas raízes malignas precisam ser cortadas, para que o ‘homem novo’ nasça em nós. Precisamos neutralizar o ‘homem velho’ em nós. Somos chamados a uma vida nova, e não podemos nos acomodar ou nos justificar para não mudar.

Em que eu precisamos mudar no dia de hoje, para que o Espírito Santo possa agir em nossas vidas? Se esperarmos as coisas ficarem fáceis para mudarmos, talvez não consigamos fazê-lo nunca. Por nós mesmos, não temos forças, mas Deus nos capacita a dar os passos que Ele quer e que nós devemos dar. O Senhor nos dá a força necessária, mas é preciso darmos os passos, deixando-nos moldar por Ele, e colaborar com a graça que o Senhor quer derramar em nossas vidas.

Hoje, chegamos aos 4,2% da nossa campanha e você, que quer contribuir, ser um evangelizador com a Canção Nova, faça a sua doação. Há várias formas de contribuir. Você pode também adquirir os produtos do DAVI (Departamento de Audiovisuais Canção Nova). Para isso, damos duas dicas: o livro novo do Padre Léo: “Buscai as Coisas do Alto” ou o livro “Eu acredito em Milagres”, que é a biografia do Padre Jonas Abib, escrita por Gabriel Chalita.


Ajude a Canção Nova a evangelizar
.: Associe-se a Canção Nova :.
.: Depósito ON-LINE :.
.: Nossas CONTAS BANCÁRIAS :.

Nosso telefone: (12) 3186-2600


Livro: Eu acredito em milagres
Gabriel Chalita
R$ 17,90

Livro: Gotas de Cura Interior
Padre Léo, SCJ
R$ 14,90

CD: Cantarei Vitória
Ricardo Sá
R$ 18,00