SPV_080408

Deixe de lado a murmuração, a fofoca e a mentira

Mensagem de Márcio Mendes, no programa ‘Sorrindo pra Vida’ da TV Canção Nova, nesta terça-feira, dia 08 de abril.

A Palavra, que Deus nos dá para meditarmos hoje, está em Tiago 1, 19-27.

.: Ouça a mensagem

Márcio Mendes
Foto: Wesley almeida

Que cada um seja pronto para ouvir e lento para se irritar. Quando glorificamos a Deus estamos fazendo bem às pessoas que estão à nossa volta.

A língua boa é como um bálsamo e a má é um chicote que fere e castiga. Mostra que aquele que se preserva da impureza, preserva também a sua língua de todo mal. “Todo homem deve ser pronto para ouvir, porém tardo para falar e tardo para se irar; porque a ira do homem não cumpre a justiça de Deus” (Tiago 1, 19- 20). Que você seja lento para falar, que em todas as situações você escute as pessoas e dê tempo a elas e a si mesmo para haver uma boa escuta, pois assim não se irritará. Que você não tome as decisões precipitadamente; muitas vezes nem pensamos e logo respondemos, e assim não somos justos.

Mesmo quando ninguém ouve você, Deus o escuta, Ele é paciente em suportar o mal e nos dá tempo para nos convertermos, ouvindo nossas blasfêmias e sendo paciente e tolerante conosco. Ele é paciente com a nossa maldade; e porque o Senhor é assim conosco, precisamos ser pacientes com as outras pessoas à nossa volta.

Na passagem: “Rejeitai, pois, toda impureza e todo vestígio de malícia e recebei com mansidão a palavra em vós semeada, que pode salvar as vossas almas” (Tiago 1, 21) essa Palavra tem a força da salvação. Ela nos dá a força para confortarmos o fatigado. Por meio dela o Senhor Javé nos dá uma língua de discípulos, com uma palavra de alento. Devemos ser capazes de ouvir mais do que falar. O Senhor Javé despertará o seu ouvido e principalmente o ouvido do coração, pois a falta de amor tampa os ouvidos do coração. A pessoa que ama escuta a pessoa amada. Se quisermos levar Jesus a alguém, deveremos aprender a escutar a voz divina. Somos muito apressados e julgamos facilmente, mas não escutamos corretamente a voz de comando [de Deus].

Se você for lento para se irritar evitará muitos erros. Quando estamos irritados existem algumas causas como, por exemplo, se estamos deprimidos, dormindo pouco ou com muito serviço. Precisamos ser curados de algumas coisas em nossas vidas, às vezes porque não temos rezado o bastante ou por coisas mal resolvidas.

Arranque do seu coração a irritação porque ela não cumpre a vontade de Deus. Quem se ira comete a injustiça. Nessa irritação a justiça de Deus não é cumprida, porque Deus é misericórdia. Só quem ouve a Palavra de Deus, ganha forças para executá-la, pois ela tem a sabedoria para a colocarmos em prática.

A mentalidade que diz que o ataque é o melhor remédio é um pecado. Seja firme contra o mal, arranque de sua vida toda impureza. Deixe o Espírito Santo tocar em seu coração através da Palavra de Deus, a qual traz sabedoria. Ela vai lhe dar força para refrear a sua língua, como está na passagem “Se alguém pensa ser piedoso, mas não refreia a sua língua e engana o seu coração, então é vã a sua religião” (Tiago 1, 26). Se você se julga religioso procure ser justo deixando de lado a murmuração, a fofoca e a mentira. Se você melhorar nisso, melhorará muito a sua vida e a dos que estão à sua volta.

A vida de quem você melhorou hoje?

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

Alcançamos 16% do ‘Projeto Dai-me Almas’ do mês de abril. Deus lhe pague por sua fidelidade e generosidade!

Transcrição e adaptação: Eliziane Edwiges Alves