SPV 140108

De todas as coisas que fazemos, o que Deus prefere?

Mensagem do Márcio Mendes no programa ‘Sorrindo pra Vida’ da TV Canção Nova, nesta segunda-feira, dia 14.

A Palavra, que vamos partilhar hoje, está em Isaías 58, 6-12.
.: Ouça a mensagem

Márcio Mendes no programa ‘Sorrindo pra Vida’
Foto: Robson Siqueira

Esta Palavra fala de uma entrega profunda, de uma consagração. Nossa consagração é única. Fomos consagrados a Deus no nosso Batismo. O dia em que você foi batizado, você foi selado como homem e mulher de Deus. Passou a ser chamado de “filho de Deus”, não só porque Deus o criou, mas porque foi adotado em Jesus Cristo, como filho verdadeiro do Pai, compartilhando das graças, dos dons e da herança dos filhos. Portanto, cabe a você a herança dos filhos de Deus! Ser consagrado é isso, é ser entregue a Ele de tal forma que nós pertencemos a Ele.

Do mesmo jeito, precisamos dizer ‘sim’ ao Senhor para renovarmos nossa conversão, nossa consagração. É preciso renová-las por causa de nossas fragilidades, porque nos esquecemos de que somos de Deus, de que somos consagrados. Então, bem no início do dia, eu consagro meu corpo, minha mente e meus sentimentos ao Senhor. E consagrar o corpo é você tomar a decisão de não usá-lo para nada além daquilo que agrada a Deus, nada além do que seja amor de Deus manifestado às pessoas que estão à sua volta. E consagrar os sentimentos é não permitir que entre no seu coração qualquer sentimento ruim, malvado; e se este entrar, imediatamente deve-se colocá-lo fora. Não devemos permitir que permaneça nenhuma maldade, nem malícia em nosso interior, porque o nosso coração é Deus. Foi consagrado a Deus.
É preciso ter os sentimentos de Cristo e viver para Ele e para os irmãos.
E consagrar os pensamentos para que não nos conformemos com a mentalidade deste mundo.

É preciso tomar a decisão de que a partir de agora vamos utilizar os pensamentos para pensar coisas boas, pensar no bem, meditar a Palavra de Deus e descobrir em Deus como nos tornar melhores. Isso é consagrar-se inteiramente a Deus.

De todas as coisas a fazermos o que Deus prefere?

“Sabeis qual é o jejum que eu aprecio? – diz o Senhor Deus: É romper as cadeias injustas, desatar as cordas do jugo, mandar embora livres os oprimidos, e quebrar toda espécie de jugo” (Isaías 58,6).

Acabar com toda espécie de opressão. Acabar com tudo aquilo que tira a liberdade das pessoas que você conhece que não são livres. Porque onde está o Espírito Santo aí está a liberdade. Se não há liberdade está faltando o Espírito Santo. Precisamos levá-Lo aonde falta Deus, a presença de Deus.

“É repartir seu alimento com o esfaimado, dar abrigo aos infelizes sem asilo, vestir os maltrapilhos, em lugar de desviar-se de seu semelhante” (Isaías 58,7)

Jamais se esconder daquele que precisa de nós. Seja um sinal de Deus para essas pessoas. Não deixe de abrir a sua porta, não deixe de atendê-las ao telefone. Abra a porta de sua casa e a da sua vida. As pessoas – mais do que das nossas coisas – precisam de nós, da nossa fidelidade, da nossa palavra, da nossa amizade e do nosso empenho.

E tudo isso tem conseqüência. Quando tomamos a sério a Palavra de Deus, ela cai como uma bênção sobre nossa vida e traz nova vida para dentro de nossa existência. Quem respeita e obedece à Palavra de Deus, é enriquecido por ela; assim como quem não se conforma com a mentalidade deste mundo.

Quem aparenta que faz o bem, mas vive uma vida só para si, disfarça o egoísmo e o hedonismo com “capa” de caridade. Não, a Palavra de Deus não se cumpre na vida dessa pessoa. A Palavra de Deus nos pede que vivamos aquilo que proclamamos. E quando nós fazemos isso: “Então tua luz surgirá como a aurora, e tuas feridas não tardarão a cicatrizar-se” (Isaías 58,8a).

Quantas pessoas eu encontro que ao conversar comigo me perguntam como faço um caminho de cura interior. Como viver isso? O que fazer? O que diz a Palavra de Deus? Se você fizer o que está na Palavra, saindo de si mesmo e indo ao encontro de quem precisa de sua ajuda, as suas feridas curarão rapidamente. O segredo é não nos fecharmos em nós mesmos; é nos abrirmos para a vontade de Deus em nossa vida.

Você quer ser curado? Que saia de você esses sentimentos de rejeição, de complexo de inferioridade, de comparação e pouco amor por si mesmo!
O segredo é sairmos de nós e irmos ao encontro do outro para fazer a vontade de Deus.

A Palavra de Deus sempre cumpre o que promete e se concretiza na vida de quem a realiza, ou seja, de quem a põe em prática. Porque o remédio faz bem não a quem o vê, mas a quem o toma. É preciso colocar em prática a Palavra de Deus para que ela cumpra em nós os seus efeitos. Aí a luz vai brilhar. A luz do seu sorriso, do seu olhar e do coração.

Por causa de Deus e pela força do Espírito Santo, determine-se a não ficar fechado em si mesmo. E peça ao Espírito Santo que lhe mostre quem precisa de você; muitas dessas pessoas estão perto de nós, convivendo nos mesmos espaços em que convivemos. Por isso, por graça de Deus precisamos dizer “Eu não vou mais me fechar em mim mesmo, eu vou hoje ao encontro de quem precisa de mim. E aos que precisam do meu perdão, vou concedê-lo. Vou ser agente da paz. Por hoje me decido a não mais tomar parte das injustiças. Vou abandonar os meus pecados”.

A força do Espírito Santo – por meio desta Palavra que se cumpre – faz com que suas feridas sarem rapidamente. Quem é fiel à Palavra de Deus, experimenta a fidelidade de Deus. Quem obedece a Palavra de Deus será atendido quando suplicar ao Senhor. A fidelidade do Senhor não falhará.

“Então às tuas invocações, o Senhor responderá, e a teus gritos dirá: Eis-me aqui! Se expulsares de tua casa toda a opressão, os gestos malévolos e as más conversações” (Isaías 58,9).

Se você arrancar da sua vida toda espécie de opressão e perseguição às pessoas com as quais convive, e deixar de causar tristeza aos que estão à sua volta, o Senhor mesmo virá em seu auxílio quando você O invocar. Que não haja de nossa parte opressão por ninguém. Que não causemos tristeza a ninguém.

Se você parar com o dedo que acusa, parar de apontar o defeito das pessoas, de acusá-las pelos seus erros – mesmo que estes sejam verdadeiros – porque a acusação nunca é bem-vinda a Deus e se afastar de toda conversa maligna, aí a sua oração será atendida. Eu só estou dizendo a você aquilo que a Palavra também diz para mim e para todos.

Será que a resposta de nossa oração ainda não chegou até nós porque ainda existem entre nós toda espécie de opressão, de dedos acusadores e conversas malignas? Quem sabe hoje não seja o dia da grande libertação, na qual o Senhor – abrindo os nossos olhos – nos faz entender que ao arrancarmos isso do nosso meio, nós não teremos mais muito que esperar para que o Senhor nos diga: “Eu estou aqui!” E atenda as nossas súplicas.

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

Alcançamos 37% do Projeto Dai-me Almas do mês de janeiro. Deus lhe pague por sua fidelidade e generosidade!


.: Assista o programa do Márcio Mendes ‘Na fé tudo se alcança’


Adquira em nosso shopping:


DVD
Corações ao alto – a História de Padre Léo


.:Lançamento: Retiro Popular 2008 ‘Eu vi o Senhor’
Dom Alberto Taveira
R$ 4,90


.: Livro
‘O dom das lágrimas’
Márcio Mendes