Cuidados com a pele no verão

Cuidados com a pele no verão

Num país tropical como o nosso, existe em geral uma grande diferença nos meses mais frios e nos mais quentes (verão) em relação a nossa pele.

De maio a setembro em que a temperatura cai e as chuvas diminuem bastante, nossa pele torna-se menos oleosa na face e mais ressecada nos braços e pernas. De Novembro a Abril, a situação se inverte, fazendo com que aumente muito a oleosidade no rosto e diminua o ressecamento dos membros. Isto requer cuidados diferentes. Além disto, no verão a intensidade dos raios ultravioleta (UVA e UVB) se torna muito mais intensa, requerendo sempre mais proteção solar.

De uma maneira geral, baseado nestes dados, é recomendado nestes meses
mais quentes:

Aumento do rigor na proteção solar: quem já a faz diariamente, deve lembrar que os raios UV vão praticamente até as 19:30 h pois estamos no horário de verão.

Quando a exposição for direta, como nas praias, piscinas, esportes ao ar livre e outras situações, ter em mente que a ação dos filtros solares diminuem de tempo, requerendo que se reaplique pelo menos a cada 2 h para maior segurança. Se a atividade for dentro da água, este tempo pode ser reduzido (cada hora).

Lembrar que: nas áreas mais oleosas do corpo, como na face principalmente de adolescentes e adultos jovens, o ideal é o uso de protetores a base de gel. Já existem inúmeros à venda. Checar sempre se a proteção do filtro é para o UVA e UVB. Recomenda-se sempre filtro número 15 no mínimo, a não ser em pessoa de pele mais escuras que pode ser n. 8.

Evitar a exposição direta (ficar deitado, andando ou esportes) nos horários de pico, entre 11:00 e 15:00 horas.

Os cabelos, principalmente quem usa produtos químicos como clareadores, amaciadores e outros, são mais susceptíveis a alterações, portanto deve ser usado quando possível produtos que contenham protetor solar, pois estes minimizam o dano.

É necessário, quando em praias e piscinas, hidratação do corpo após o banho com loções e cremes para evitar secura e manchas.

Como aumenta a quantidade de suor em todo o corpo, nos pés e região das coxas, existe tendência a aumento das micoses (os fungos gostam de ambientes quentes e úmidos), portanto estes locais necessitam ser enxugados muito bem após o banho. Procurar usar sapatos abertos para maior ventilação.

As roupas ideais para esta estação são as de algodão, de preferência de cores claras. Deixar as cores escuras mais para a noite quando a temperatura é mais amena.

A face deve ser lavada com água e sabonetes leves algumas vezes ao dia para remoção do excesso de oleosidade, que dá transtornos com seborréia e acne.

Em crianças que suam muito é importante dar mais banhos e usar camisetas de algodão para que estas absorvam mais o suor, e trocá-las sempre que estiverem suadas.

Muito cuidado ao manipular qualquer tipo de alimento vegetal, pois muitos deles contém na casca uma substância que fixa na pele e quando esta parte for exposta ao sol, vai ocorrer uma queimadura, deixando a pele secura (conhecida como queimadura de limão).

Quem faz tratamento dermatológico, a maioria dos medicamentos deve ser suspensa quando se toma sol. Consulte sempre o seu dermatologista para saber qual poderá ser usado.

Estes cuidados são simples de serem feitos, não requerendo grandes esforços. Usando protetor corretamente não fique com receio: sua pele vai ficar bronzeada mais adequadamente e mais bonita.
Surgindo qualquer alteração na sua pele que não desapareça rapidamente (máximo uma semana), não perca tempo nem dinheiro fazendo receitas próprias ou do balconista da farmácia, somente um dermatologista poderá resolver com segurança o seu problema.

Leia mais:

:: A importância da água para a vida humana

:: Dicas de alimentação para o verão

:: Problemas de pele

:: Cuidados com o carro

:: Mochila nas costas