Sorrindo pra Vida 08/01/07

Convido você a escutar a Deus

Mensagem de Padre Eliano, no Programa ‘Sorrindo pra Vida’ de 08/01/07.

Podemos pegar a Palavra em Jeremias 1,4-10



.: Ouça: Mensagem de Padre Eliano na íntegra

Olhando para a vocação de Jeremias, podemos perceber o quanto Deus nos ama: A eleição que Ele realiza para com cada um de nós e a graça de viver como escolhidos, os eleitos do Senhor. “Antes que no seio fôsses formado, eu já te conhecia” (Jeremias 1:5a).
É Deus quem escolhe e nomeia a cada um de nós, chamando-nos pelo nome assim como chamou Jeremias.

Quando falamos de vocação, não podemos falar só de sacerdotes e de vida religiosa. Você, aí na sua casa, vivendo a vida de pai, mãe, esposo, esposa…, também vive seu chamado, sua vocação.

Deus nos elege – independentemente de nosso estado de vida –, para uma vida santa e entregue a Ele. E sempre nos diz: “Estou contigo, não temas!” Mesmo diante das exigências da missão, o Senhor proclama: “Sou eu que estou contigo”. Por isso, a experiência de assumir nossa vocação nos leva à experiência do abandono no Senhor, porque Deus diz: “Sou eu que falarei em ti” (id.ib. 1:9b) . Jeremias diz: “Mas Senhor sou apenas uma criança” (id.ib. 1:6b). E o Senhor lhe diz: “Não digas: ‘Sou apenas uma criança’, sou eu que falarei em ti” (id.ib. 1:7).

Diante das exigências de Deus e sua providência em nossa vida, não existem barreiras que não sejam superadas com a graça d’Ele.

Talvez, hoje, você ache que não seja mais possível continuar, isso porque, na verdade, você colocou limites diante da graça de Deus. Convido você a se colocar em uma atitude de escuta, abra seu coração nesta manhã. Coloque o seu “impossível”, a sua barreira diante do Senhor. Estamos em profunda oração diante desta Palavra, porque o desafio existe.

Toda vida do consagrado, sua história está nas mãos do Senhor. É para irmos e falarmos como profetas em nome de Deus, pois é o Senhor que estende a mão e toca nossos lábios, como o fez com os do profeta Jeremias, em um gesto santificador. Mas para isso é preciso deixar-se santificar, deixar-se tocar pelo Senhor que diz: “Sou eu que falarei em ti, por isso seja dócil”.

Muitas vezes, o chamado, a vocação, traz em si a realidade do conflito devido à realidade da sua mensagem. Contudo, a graça de Deus torna-se consolo para superarmos todos os desafios próprios do chamado. Sabemos que Jeremias também precisou superar muitos deles…

Que Deus possa nos dar, nesta manhã, a graça de escutá-Lo a fim de colocarmos em prática o que Ele nos ensina. A escuta nos faz chegar ao coração do Senhor e compreender os mistérios d’Ele. Quando não nos dispomos a escutá-Lo, acabamos não permitindo a ação d’Ele em nossas vidas. Queremos possuir um ouvido de escuta, de quem quer se deixar conduzir por Deus.

Precisamos nos encontrar com Aquele a quem amamos, e é o Amado de nossa alma. Como diz o próprio Jeremias: “O amado de minha alma”. Deus falou em todos os momentos da vida deste grande profeta, e em todos os momentos da vida dele o Senhor foi profecia. Precisamos ser assim, “profecia vivas” do Senhor em cada momento! Por isso, nós pedimos agora a Deus esta graça, a de sermos “profecias vivas” d’Ele. E pedimos: “Falai, Senhor, vosso servo escuta!” (Samuel, 3:9b).

Padre Eliano
Fraternidade Javé Salvador


Luzia Santiago: Esta foi a primeira Palavra de minha conversão. Quando começamos a trabalhar com os encontros de jovens, em 1976, o Pe. Jonas me deu um cartãozinho, que guardo até hoje, e que traz exatamente esta Palavra. Eu penso que o Senhor está me convidado a reler o livro de Jeremias. A escuta, que é um dom de Deus, nos faz entrar no mistério divino. Na agitação do dia-a-dia, acabamos não ouvindo o Senhor.

Quando nos colocamos com os ouvidos de quem quer escutar, com a disposição de ouvir, Deus nos fala. O importante é o abandono e a confiança plenas e a obediência extrema.

Nós podemos fazer escolhas erradas para nossas vidas, mas Deus não; por isso, podemos confiar plenamente n’Ele. Diante de tantos sofrimentos, principalmente das famílias que estão desabrigadas, que perderam tudo por causa das inundações e desmoronamentos, nós não temos que perguntar a Deus o “porquê” dos acontecimentos, mas o “para que” tudo isso está acontecendo.

Você que se sente chamado a estar próximo de nós, a ser voluntário na Canção Nova, nós precisamos muito de sua ajuda. Chegamos a 13% da campanha deste mês. Pedimos que você nos ajude com suas contribuições, pelo boleto, pelo débito automático, enfim, procure-nos para saber como você pode nos ajudar.


Ajude a Canção Nova a evangelizar
.: Associe-se a Canção Nova :.
.: Depósito ON-LINE :.
.: Nossas CONTAS BANCÁRIAS :.

Nosso telefone: (12) 3186-2600


Livro: Vocação: um desafio de amor
Padre Jonas Abib
R$ 8,90

Livro: Gotas de Cura Interior
Padre Léo, SCJ
R$ 14,90

CD: Cantarei Vitória
Ricardo Sá
R$ 18,00