SPV_060809

Conhecer a Deus para reconhecer a nossa vocação

Mensagem do missionário Márcio Mendes no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta quinta-feira, dia 06 de agosto.
Márcio Mendes
Foto: Wesley Almeida

O Anjo, que estava para revelar a vontade de Deus para Maria, disse a ela que não tivesse medo e que não negasse o seu chamado por medo do sofrimento. E ela não o negou porque o compromisso dela era com Deus.

.: Ouça a mensagem

A vocação vem de Deus, não vem de nós: é Ele quem nos chama, embora ninguém seja digno, mas vamos dando respostas a esse chamado. Muitas vezes, temos medo? Sim. Porque muitas vezes não sabemos aonde Deus vai nos levar nem como Ele vai nos conduzir.

A vocação nos supera e não podemos nos deixar vencer pelo medo nas mais variadas situações. Não responde à sua vocação aquele que se deixa aprisionar pelo temor.

Vocação é responder ao chamado que Deus nos fez. Há algumas pessoas que Ele chamou para serem freiras, outras, médicas, donas-de-casa, engenheiras, cada uma na sua vocação, mas não podemos nos deixar vencer pelo medo. E assim como Maria – diante de todas as situações – precisamos perguntar a Deus: Como se fará isso, Senhor? Fazer essa pergunta não é sinal de falta de fé, é sinal de inteligência, porque quanto mais conhecemos a nossa vocação, tanto mais encarnado e verdadeiro é o “sim” que vamos dar. Por essa razão, é preciso fazer essa pergunta ao Senhor, conforme a nossa maturidade Ele vai nos revelando.

Uma verdadeira vocação é obra do Espírito Santo e Deus nos revela que a nossa vocação é obra d’Ele e ninguém pode vivê-la sem Ele [Espírito Santo]. À medida que nós dizemos “sim” à vontade divina a força do Espírito entra e nos dá a força necessária, porque Deus tem, para nós, um plano que só nós podemos realizá-lo, ninguém poderá fazê-lo por nós.

Quando dizemos “sim”, Deus vai nos transformando a cada dia em pessoas muito melhores. A nossa vocação não vem daquilo que sabemos fazer, mas vem do Senhor.

Nenhum plano humano pode alcançar os planos de Deus para nós. O Senhor tem um desígnio para a nossa vida, tem um plano de amor, o qual só depende do nosso “sim” para que Ele possa realizá-lo. Os planos do Senhor são muito melhores que os nossos. E diz a Palavra que Deus é poderoso para realizar muito mais que podemos imaginar; e esse plano vai nos realizar por completo.

Quando temos uma vocação, o nosso coração se inclina, porque este chamado foi colocado em nosso interior pelo Criador antes mesmo de termos nascido. Por isso precisamos nos conhecer melhor, porque existem coisas em nós que desconhecemos, seja para o bem ou para o mal. E muitas vezes dizemos: Eu não sabia que era capaz de realizar tal coisa. A gente não se conhece. Os santos da Igreja afirmam que nós só nos conhecemos à medida que conhecemos a Deus.

Quem não tem o Espírito Santo jamais vai conhecer a própria vocação. Por isso é importante rezarmos pela nossa cura interior. Muitas vezes, a pessoa vai crescendo, mas quando chega um momento, por conta das feridas, ela para e vai perdendo a alegria. Por isso nós precisamos buscá-la [cura interior].

Podemos até nos perguntar: “Quem sou eu para vencer este problema?” E o Senhor nos responde: “Eu estou contigo!”. Deus não escolheu você por conta de sua capacidade, mas pelo amor que tem por você; e a partir do seu “sim”, que deve ser diário, Ele o capacitará.

Uma vocação requer escolha e também renúncias. Uma pessoa não é homem ou mulher enquanto não encontrar um motivo pelo qual possa dar a vida.

A nossa maior vocação é Deus!

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

Blog do Márcio Mendes