Nossa Senhora de Lourdes

Conheça a história de Nossa Senhora de Lourdes.

A Santíssima Mãe de Deus, para conferir aos homens mais uma de suas infinitas graças, e para confundir o que no mundo é julgado como forte, em sua primeira aparição em Lourdes, no dia 11 de fevereiro de 1958, revelou-se para Bernadette Soubirous, uma menina pobre e analfabeta de 14 anos.
Segundo a descrição de Bernadette, ao atravessar um pequeno riacho, ouviu um estalido e viu maravilhada, diante de uma gruta, Nossa Senhora resplandecente, vestida de branco e com um cinto azul na cintura. E Ela a convidou para rezarem juntas o terço.
Ninguém acreditou na história de Bernadette, mas as aparições continuaram a se repetir. No dia 25 de fevereiro, a Santíssima Virgem pediu a Bernadette que raspasse uma rocha para que dela brotasse água para beber. A menina obedeceu, raspou a pedra com as unhas e dali brotou um filete de água: a fonte milagrosa de Lourdes.
No dia 2 de março, a Virgem pediu-lhe que convencesse as autoridades do povoado a construírem uma capela para Ela. No entanto, o pároco também custou a acreditar nas aparições e a gruta foi interditada para o público. O lugar só foi liberado para visitação dos fiéis por Napoleão III.
Aos 25 de março, Bernadette pergunta àquela linda Senhora, quem Ela era. E esta Senhora de aparência sobrenatural lhe respondeu: “Eu sou a Imaculada Conceição”. Bernadete sai correndo repetindo pelo caminho este nome, para dizer ao sacerdote, nome que nem mesmo ela compreende ao certo.
Foram 18 aparições no total, de 11 de fevereiro a 10 de julho de 1858. Desde então, contínuas multidões de peregrinos têm-se reunido em Lourdes e alcançado milhares de milagres por intercessão de Nossa Senhora. Este local santo se tornou o maior santuário da França.
Pouco tempo depois das aparições, Bernadette foi admitida na Comunidade das Filhas da Caridade de Nevers. Em julho de 1866 começou seu noviciado e no dia 22 de setembro de 1878 pronunciou seus votos, vindo a falecer alguns meses mais tarde quando tinha apenas 35 anos, no dia 16 de abril de 1879.
Em 1925, o Papa Pio XI declarou Bernadette bem-aventurada e, em 1933, ela foi beatificada, tornando-se assim, Santa Bernadette. A festa de Nossa Senhora de Lourdes é celebrada no dia 11 de fevereiro, época em que milhares de fiéis de todo o mundo visitam esse santuário.

Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!