SPV_120508

Como é bom vivermos unidos! A união é abençoada por Deus.

Mensagem de Wellington Jardim, no programa ‘Sorrindo pra Vida’ da TV Canção Nova, nesta sexta-feira, dia 12 de maio.

A Palavra, que Deus nos dá para meditarmos hoje, está em I Mateus 19, 3-9.

.: Ouça a mensagem

Wellington Jardim
Foto: Wesley Almeida

No dia de hoje o Senhor me deu esta Palavra no dia em que comemoro o meu casamento, por isso quero louvá-lo e glorificá-lo.

Os fariseus sempre colocam Jesus à prova, querendo achar uma brecha, perguntam: “Os fariseus vieram perguntar-lhe para pô-lo à prova: É permitido a um homem rejeitar sua mulher por um motivo qualquer?” (Mateus 19, 3). Agora faço a mesma pergunta e respondo o que Jesus respondeu há 2.000 anos a você. Quantas e quantas pessoas que no dia de hoje estão sofrendo no casamento, pois tanto quanto a mulher quanto o homem não conseguem vivê-lo bem.

São compromissos que temos com Deus quando nos casamos; isso é muito sério. Feliz aquele que encara o casamento com senso de harmonia e presença de Deus na família. Como é bom vivermos unidos! A união é abençoada por Deus. “Portanto, não separe o homem o que Deus uniu” (Mateus 19, 6).

Se não tivermos Jesus como o centro do matrimônio, não conseguiremos viver bem. Hoje em dia existem as festas de casamento, nas quais os bufês oferecem um pacote em que vem tudo por completo, com arranjos florais, comida, bandas e até com ‘falsos padres’, celebrando casamentos como se fossem verdadeiros sacerdotes. Como isso pode acontecer? Isso é muito sério, pois não podemos brincar com as coisas de Deus.

Eu sempre preciso trazer o comprometimento ao meu casamento como no primeiro dia dessa celebração, quando me coloquei em frente da Luzia e do padre dizendo: “Eu aceito Luzia Santiago na alegria e na tristeza, na saúde e na doença (…)”. É um compromisso que fazemos e temos de cumprir, pois é com Deus que estamos nos comprometendo. Se sou compromissado com Deus e com o representante de Deus, que é o padre, como posso reclamar da situação do meu casamento? Os dois têm que estar dispostos a envelhecer juntos, amando-se e respeitando-se até o fim de seus dias. Unidos em Deus.

Temos que viver o momento presente, e sempre haverá momentos difíceis na vida. Mas se estivermos juntos (marido e mulher) é mais fácil passar por essas situações. Não deixe seu casamento se tornar um peso, por isso preste atenção desde o começo, compreendendo, entendendo e aceitando um ao outro. Desde o começo temos que estar juntos. “Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher; e os dois formarão uma só carne” (Mateus 19, 5). Até os costumes em comum começam a ser iguais, a ser um só. Essa é a verdadeira união no casamento.

E se o meu casamento não der certo? Casou-se enganado ou porque a namorada engravidou e todas essas situações que conhecemos por aí. Quando não se agüenta ver a cara da esposa ou se seu marido é um horror, Jesus nos fala: “Ora, eu vos declaro que todo aquele que rejeita sua mulher, exceto no caso de matrimônio falso, e desposa uma outra, comete adultério. E aquele que desposa uma mulher rejeitada, comete também adultério” (Mateus 19, 9). São os casamentos nulos.

Quantas pessoas sofrem por ter o casamento nulo. Infelizmente, existem esses casamentos e não podem viver no pecado e a própria Igreja permite que esses casais entrem no Tribunal Eclesiástico para provarem que o casamento nunca existiu. Isso ocorre por meio de um longo processo, cheio de perguntas. Por isso, os que têm o casamento ilícito devem procurar a anulação, pois se casarem novamente com outra pessoa estarão cometendo adultério. Quem nos diz isso é Jesus.

Wellington Jardim
Administrador da Fundação João Paulo II

Alcançamos 23% do ‘Projeto Dai-me Almas’ do mês de maio. Deus lhe pague por sua fidelidade e generosidade!

Acesse Blog do Eto

Transcrição e adaptação: Eliziane Edwiges Alves


Adquira em nosso shopping:


.: Livro
‘Se Deus é por nós’
Wellington Silva Jardim


.:Livro
‘A Biblia no meu dia-a-dia’

Mons. Jonas Abib.


.: Livros
‘Administrar a própria Vida’
Wellington Jardim