Como controlar o diabetes?

Como controlar o diabetes?

O exercício é a solução!

O diabetes não tem cura. É uma doença que chega sem avisar, na maioria das vezes por não apresentar sintomas no início. Porém, os médicos alertam que é possível controlá-la se o paciente combinar alimentação saudável, prescrita por especialista, com a prática de exercícios físicos.

Os sintomas

Estudos revelam que cerca de 50% da população que tem diabetes não sabe estar com a doença, isso porque ela não apresenta sintomas, sendo oligosintomática.
Os sintomas só aparecem para portadores de diabetes tipo II quando a doença já estiver no nível mais alto. “Se o paciente ultrapassa 180 a 200 de glicemia, começa a apresentar sede constante, bebe muita água e, por isso urina muito”. Vale ressaltar que o paciente pode levar anos sem saber que tem a doença.
Aos diabéticos tipo I, o médico Newton Issao Kubo revela que o quadro de sintomas é mais dramático. Como a parada de produção da insulina é súbita, normalmente, o paciente, a maioria crianças, urina bastante, bebe muita água e têm o quadro acidótico que são cólicas abdominais, náuseas, vômitos, mal-estar e dificuldade para respirar.

Os cuidados

É aconselhável o diabético Mellitus não tomar insulina antes de começar o exercício, pois se usar a quantidade que está acostumado pode ter uma hipoglicemia, o que pode levar a desmaios e ao estado de coma. “É melhor ele ficar com o diabetes um pouco mais alto e depois da atividade reajustar suas doses,” disse Roxo.

O médico Kubo também explica que o paciente pode, antes de iniciar o exercício, medir o grau de diabetes e fazer uma refeição leve antes da prática. “Se o paciente faz o uso de insulina é bom ter sempre a mão um doce ou uma bala, se por um acaso ele tiver uma hipoglicemia durante a atividade física.”

Se no começo do exercício o nível de açúcar estiver mínimo, é bom fazer o teste após a atividade. O paciente que usa os antidiabéticos orais têm menos chances de ter uma hipoglicemia.

Ingerir bastante água também é necessário durante os exercícios. Não se esqueça disso!

Benefícios a curto prazo com exercícios

1. Níveis da taxa de açúcar mais baixos no sangue;
2. A médio e longo prazos, melhora a circulação do sangue, porque aumenta o tamanho dos vasos sangüíneos e a quantidade deles;
3. Diminui a necessidade de insulina;
4. Promove sensação de bem-estar;
5. Aos pacientes que têm diabetes devido à obesidade, o exercício favorece na redução de peso.

A segurança é a aliada

Use tênis confortáveis e lembre-se que meias podem ajudar a evitar bolhas.
Faça aquecimento e alongamento por 5 ou 10 minutos e inicie o exercício devagar, aumentando o ritmo apenas quando se sentir pronto. Pare de fazer a atividade se tiver sensação de desmaio ou dificuldade para respirar. Se isso ocorrer, antes de voltar a fazer exercícios, entre em contato com o seu médico.
Toda e qualquer atividade física deve ser orientada por um profissional de Educação Física.

Valdenir Raimundo de Moura
Professor de Educação Física
CREF 601058G/MG