Eto

Como administrar a vida e as finanças para o futuro

Toda a vida e todo o ministério de Jesus foram abrangidos por prioridades que exigiram firmeza para não se desviar. Assim como Jesus, não podemos ser desviados da nossa meta real, mesmo em situações difíceis e de emergência que solicitem a nossa atenção.

Wellington Silva Jardim
Foto: Wesley Almeida

O ideal seria nos conscientizarmos de que devemos ouvir o que Cristo nos disse: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo.” (Mt 6,33) Por isso, não podemos perder o foco de que Deus está em primeiro lugar, mas, se assim acontecer, precisamos reordenar nossas prioridades.

Estabelecer prioridades não é a questão, mas mantermo-nos fiéis a elas. Não podemos deixar as coisas boas tomarem o lugar das ótimas, porque todas as coisas são importantes, mas precisamos ficar com as essenciais.

O grande desafio é descobrirmos os nossos objetivos, a nossa vocação. Quando isto acontece, o nosso interior e o nosso intelecto são cobertos por uma satisfação indescritível que nos faz pensar, descobrir novas metas, tomar novas decisões e sermos pessoas cheias de entusiasmo.

Com a vocação definida, começamos a ter resultados e também outro desafio: a humildade. Ouvi, certa vez, esta frase: “O poder é perigoso sem a humildade”. A autoridade deve sempre estar em equilíbrio com a humildade, pois quanto mais nos aprofundamos no nosso chamado, mais humildes devemos ser. O poder, em conjunto com o orgulho, a ganância e a arrogância, é a receita certa para o fracasso”.

Administrar a vida para adquirirmos, com a benção de Deus, a prosperidade é fácil. Porém, não podemos perder de vista o cenário financeiro instável que o mundo nos oferece. Muitos bancos em falência; a bolsa de valores sempre no negativo… o crédito bancário, que era a grande força para o médio investidor, hoje não existe; e o pobre, que guarda o seu dinheiro para ter uma aposentadoria na velhice, recebe o mínimo do mínimo.

Existe uma profecia de que as finanças do mundo seriam demolidas e todos iriam sofrer. Mas agora você me pergunta: “Eto, e o fruto do nosso trabalho para o futuro?” Eu lhe respondo: levemos a nossa vida com fé e como bons cristãos.

Quanto mais nos aprofundarmos no nosso chamado, mais humildes devemos ser.

A crise atinge a todos, mas nós, filhos de Deus e defensores dos ensinamentos de Jesus, devemos nos apoiar nestas palavras: “Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas?” (Mt 6,26)

Existe um provérbio árabe que sempre me chamou a atenção e é um dos ditados que procuro cumprir: “Um exército de ovelhas liderado por um leão é capaz de vencer um exército de leões liderado por uma ovelha”.

Acreditemos que Deus Proverá.

Seu irmão que tanto o ama,

Wellington Silva Jardim
Administrador

.: Blog do Eto