SPV_290508

Antes de ser seu filho, ele é filho de Deus!

Mensagem de Wellington Jardim, no programa ‘Sorrindo pra Vida’ da TV Canção Nova, nesta quinta-feira, dia 29 de maio.

A Palavra, que Deus nos dá para meditarmos hoje, está em Mateus 21, 28-32.

.: Ouça a mensagem

Luzia Santiago e Eto
Foto: Wesley Almeida

Deus vê o nosso coração. Quantas vezes você já disse “sim” a Jesus e não fez o que prometeu? Qual a qualidade da sua resposta? Quando nos damos conta disso, dessa verdadeira mudança, acontece o arrependimento. Precisamos ser mais dóceis com Jesus. Profundamente, Deus nos coloca o arrependimento sobre nossas faltas, naquilo que nos fez sofrer. Hoje, com muita tranqüilidade, Jesus começa a trabalhar nas nossas atitudes, para que possamos melhorar.

O mundo nos faz apagar o arrependimento em nossa vida, mas temos que nos curvar somente ao Senhor. Mas a pergunta aos judeus é: “Qual dos dois fez a vontade do pai?” (cf. Mateus 18, 31). Na educação de seus filhos, como você os trata? Quantas vezes, aquele filho durão nos diz “não” e sem menos esperarmos ele faz o que pedimos; e aquele outro que vive falando “sim”, temos de ter um cuidado particular, porque, muitas vezes, não faz o que prometeu. Todos precisam de carinho. Deus ama seus filhos.

Somos como o primeiro filho, prometemos e não cumprimos, mesmo quando falamos “sim” acabamos sendo infiéis. Isso ocorre por conta de nossas fraquezas; prometemos e caímos várias vezes. Temos que lutar contra elas [fraquezas] para cumprir sempre a vontade divina com os esforços que há dentro de nós.

Em Provérbios 22, 15 está escrito: “A insensatez está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a porá em fuga”. Como é difícil encarar os nossos adolescentes que dizem “sim” e não cumprem; quantos de nossos filhos são assim. É difícil ser pai e administrar a vida dos filhos. Quantas vezes eles ficam “inofensivos” na frente do computador e não querem conversar com ninguém. Quantas vezes eles vivem no deboche, saem de casa e não sabemos quando vão voltar. E mesmo assim ficam tristes. Por que será? Antes de ser seu filho, ele é filho de Deus, seja qual for a idade. Como é bom saber que os jovens sendo jovens têm problemas físicos e emocionais, pois há uma mudança acontecendo neles.

Converse com seu filho, pois isso é melhor do que qualquer tapa. A coisa mais difícil para os filhos é quando os pais são bem sucedidos. Pois assim são ainda mais cobrados, e muitas vezes, não lhes dão o direito de serem o que querem. Eles têm de ser melhores que os pais e não podem fazer nada porque são “filhos de fulano de tal”.

Mas, o filho tem de conquistar o seu espaço e não viver da fama do pai. Vamos aplaudi-lo e corrigi-lo na hora certa. Deixe seu filho fazer o nome dele.

Quantos pais têm medo de perder o cargo para o filho. Deixe-o crescer! Como é bom ele se descobrir. Mas não seja duro com ele, trazendo-o pelo chicote. Não podemos caracterizar nossos filhos de rebeldes por não estarem na nossa “igualdade” da fé. Eles não têm como ter a experiência de fé como nós pais a temos. Eles vão ter o chamado deles: são eles e Deus. Não exija demais de seus filhos.

0Seu filho nunca vai ser cópia sua! Estamos todos juntos aprendendo a ser bons pais. Tomemos cuidado para que os de fora não semeiem coisas ruins. Nossos filhos têm de ser educados pelas sementes da fé em Cristo: devemos levá-los à igreja, ensinar-lhes a rezar e a catequese, explicando-lhes as coisas de Deus, para que a semente da fé seja bem semeada e sejam adultos bons.

O mundo está pulverizado de um ambiente satânico em todos os sentidos: nos outdoors, todos estão assistindo às novelas e sendo envolvidos com idéias que não são cristãs, vendo revistas de prostituição. Ou você semeia Deus no coração de seus filhos ou pode esperar que o mundo satânico vai semear o mal no coração deles.

Quantas vezes descarregamos nossos problemas nas costas de nossos filhos, usando a vara, dando um puxão de orelha. Até na hora de bater tem que se ter discernimento.

Confie em seu filho! Dê valor no que ele faz. Corrija-o até que o prove. O lar dele é você. Saiba com quem e por onde ele está andando. Veja o que ele está passando. Cuidado que o chicote afugentará seu filho. Assim como está em Efésios 2,2: “Que cometestes outrora seguindo o modo de viver deste mundo, do príncipe das potestades do ar, do espírito que agora atua nos rebeldes”.

Falamos de nossos filhos, estamos com eles, administramos a vida deles, mas que o Senhor nos dê o discernimento sempre.

Deus abençoe!

Wellington Jardim
Administrador da Fundação João Paulo II

Alcançamos 72% do ‘Projeto Dai-me Almas’ do mês de maio. É hora de reação! Com a sua ajuda vamos alcançar nossa meta!

Acesse Blog do Eto
.: Hoje é dia de oração

Transcrição e adaptação: Eliziane Edwiges Alves


Adquira em nosso shopping:


.: Livro
‘Se Deus é por nós’
Wellington Silva Jardim


.: Livro
”Como é linda a nossa família”
monsenhor Jonas Abib


.: CD
“Tempo da graça”
Eros Biondini