MARCELO CHAVES

Água, bem precioso que Deus nos deu

O Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1992, com o objetivo de promover a discussão anual sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural tão necessário para o nosso planeta. Neste ano, o tema debatido será “Água e Desenvolvimento Sustentável”, uma oportunidade de trabalhar a conscientização da população a respeito desse valioso patrimônio e elaborar ações ambientais positivas.

24032015_Dia da água_Marcelo Chaves_Clube

Foto: Daniel Mafra – cancaonova.com

Mas por que nos preocuparmos com a água? Onde entra a nossa responsabilidade neste sentido? Para entendermos a importância de nossas atitudes a respeito deste assunto, atualizemo-nos sobre as seguintes informações:

– A água é essencial para todos os seres vivos e cobre cerca de 70% da superfície da Terra. Os oceanos são responsáveis por mais de 97% de toda a água do planeta e menos de 1% dela em todo o mundo é potável, sendo distribuída em lagos, rios e reservatórios subterrâneos.

– Estima-se que 20% da população mundial não tenha acesso à água limpa e, segundo a UNICEF (United Nations Children’s Fund – Fundo das Nações Unidas para a Infância), cerca de 1.400 crianças menores de cinco anos de idade morrem todos os dias em decorrência da falta de água potável, saneamento básico e higiene.

– Só o Brasil concentra cerca de 12% de toda a água doce disponível do planeta. Números que nos impõem desafios de pensar, gerir e cuidar desta fonte de vida, de forma a garantir o acesso à água a todos, a promover seu uso sustentável para as presentes e futuras gerações e a trabalhar a consciência ecológica da população brasileira em relação a este bem natural.

Mas como devemos então celebrar esta data? A resposta é muito simples. No nosso dia a dia, somos chamados a contribuir com a natureza, a começar pelos pequenos gestos, numa crescente administração das nossas atitudes. O Dia Mundial da Água deve ser comemorado todos os outros 364 dias do ano. Pensando assim, é dever de cada ser humano conservar a água, este grande patrimônio mundial e responsável por todo o equilíbrio do nosso planeta.

É necessário e urgente apreciar nossas virtudes humanas em favor da natureza e transformá-las em atos concretos. Sugestões simples não nos faltam:

– Ao escovar os dentes e se barbear, manter a torneira fechada;
– Fechar a torneira enquanto ensaboar as louças e talheres;
– Na hora do banho, procurar se ensaboar com o chuveiro desligado e procurar tomar banho rápido;
– Não jogar óleo de fritura pelo ralo da pia. Esta prática polui os rios e dificulta e encarece o tratamento da água;
– Usar a descarga no vaso sanitário apenas o necessário. Manter a válvula sempre regulada;
– Utilizar regador no lugar de mangueira para regar as plantas;
– Usar vassoura para varrer o chão e não a água da mangueira;
– Lavar o carro com balde em vez de mangueira;
– Reutilizar a água sempre que possível.

A Declaração Universal dos Direitos da Água nos afirma que:

Art. 1º – A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º – A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida.

A água é um bem precioso. Embora encontrada em grande quantidade no planeta Terra, seu tratamento é caro e trabalhoso e, hoje, mais do que nunca, o diálogo e as atitudes tornaram-se uma importantíssima ferramenta para disseminação da informação como parte de um processo educativo mais amplo a fim de agregar valores que podem fazer a diferença, proporcionando no tempo presente o dever de cuidar desse patrimônio e zelar por ele pensando nas gerações futuras.

Preservar este recurso tão valioso é um ato sublime. Eu e você somos convidados a viver esta linda experiência, seja ela do ponto de vista preservacionista, repensando nossas maneiras e atitudes de contribuir com a natureza, suas nascentes, rios e lagos, seja como patrimônio natural, algo necessário para a sobrevivência das gerações de hoje e de amanhã, manifestação clara da bondade e carinho de Deus pela humanidade.

Marcelo Chaves
Missionário da Comunidade Canção Nova
Repórter e apresentador do programa “Preservação Ambiental”

Confira mais matérias sobre água:
Católicos vão às ruas de SP pedir a Deus a bênção da chuva
A água é um elemento que está ligado à nossa salvação
A importância da água para a vida humana

contribuicaocn1