SPV_240309

A vida em Jesus antecipa o céu para nós

Mensagem do padre Hamilton Nascimento no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta ter-feira, dia 24 de março.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
Efésios 1,1-7.

padre Hamilton Nascimento
Foto: Wesley Almeida

A vocação ao discipulado missionário é uma convocação à comunhão com a Igreja; não existem verdadeiros discípulos sem a comunhão. “A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós”. Aqui está o centro da vida em comunhão.

.: Ouça a mensagem

Paulo sempre proclamava essa saudação inicial para mostrar que a nossa comunhão se baseia em Deus, porque ninguém verdadeiramente viverá uma comunhão entre irmãos se antes não viver uma profunda comunhão com o Senhor.

A comunhão, portanto, é uma dádiva específica do Espírito Santo, a qual é fruto exatamente do amor de Deus Pai e da graça que nos foi oferecida por Jesus Cristo. Para permanecermos no amor de Deus Pai, fazermos valer a graça que nos foi oferecida, precisamos estar em profunda comunhão com o Ele [Espírito Santo].

É o mistério da Trindade Santa no meio de nós. A comunhão com Ela nos leva à comunhão com os irmãos. Por isso, Jesus disse: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amo” (João 15,12). Vocês só viverão em comunhão se estiverem em comunhão com a Trindade.

É da minha comunhão com Deus que dependerá a comunhão com meus irmãos; da mesma forma, é da comunhão com nossos irmãos que se dará a eficácia da nossa missão.

“O que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos para que estejais vós em comunhão conosco”. Nós cristãos somos chamados a viver essa união. Onde se destrói a comunhão com Deus, destrói-se também a comunhão entre os irmãos. Se a comunhão com Deus for verdadeira, também haverá verdadeira comunhão com os irmãos.

Como está a comunhão entre você e sua família? Se a nossa comunhão com Deus for verdadeira, então seremos verdadeiros com nossos irmãos. Rede de unidade, alimentada na Eucaristia e na vida fraterna já é uma antecipação da vida futura, comunhão com Pai, o Filho e o Espírito Santos e os irmãos.

É essa vida que o mundo não vive, por isso toda essa crise. Porque é a vida em Jesus que antecipa o céu para nós. O dinheiro pode nos dar algum prazer momentâneo, mas me permita dizer que ele não traz felicidade, pois esta é uma Pessoa e ter comunhão com Ela (Jesus) nos assegura esse dom [felicidade] já aqui nesta vida, enquanto caminhamos em busca da nossa pátria celeste.

A força da comunhão nos tira da solidão, nos arranca do isolamento de nós mesmos e nos põe em sintonia uns com os outros. Sem a comunhão, a divisão e a fragmentação é inevitável.

A comunhão é a Boa Nova que nós temos de anunciar, é o remédio, porque quanto maior a nossa comunhão com Deus, maior será esse dom entre nós, assim viveremos o céu já aqui na terra. É nela [comunhão] que somos acolhidos e amados por Deus nosso Pai.

Pe. Hamilton
Comunidade Canção Nova