SPV_131008

A superação acontece com humildade, confiança e docilidade

Padre Hamilton no programa ‘Sorrindo pra Vida’ da TV Canção Nova, nesta segunda-feira, dia 13 de outubro.

A Palavra que Deus nos dá para meditarmos, hoje, está em João 16, 12-22.

.: Ouça a mensagem na íntegra

Padre Hamilton
Foto: Robson Siqueira

Deus escolheu pessoas como nós para sermos apóstolos, seres humanos com diferentes temperamentos; um diferente do outro, cada um com seu jeito de ser, vivendo e aprendendo com Jesus. Ele nos conhece por inteiro, a situação pela qual estamos passando, assim como sabia da vida dos discípulos e dos demais. E com determinados comportamentos Jesus já sabia o que estavam vivendo.

O Senhor sabia perfeitamente dos defeitos de cada um deles e, ao mesmo tempo, não desanimou deles. Ao lermos o Evangelho percebemos que Jesus tinha muitos argumentos para desistir deles. Isso é para sabermos como o Senhor os amava, assim como também nos ama e não desiste de nós.

A virtude é um hábito que temos de desenvolver. Deus já as colocou dentro de nós, mas com o passar do tempo precisam ser desenvolvidas. Assim como uma criança que não come, não cresce -o alimento do Senhor é a Palavra, da qual devemos nos alimentar todos os dias para desenvolvermos nossas virtudes. Precisamos ter paciência com nós mesmos, com os outros e com as situações vida.

Santo Agostinho nos diz que a paciência é a virtude por meio da qual suportamos os males com ânimo sereno; ele ainda nos exorta que não percamos a serenidade da alma, para que não abandonemos os bens que nos devem levar a conseguir outros maiores.

A paciência é uma virtude que nos permite enfrentar o mundo com bom ânimo, sem nos queixar dos sofrimentos físicos e morais. Somos um povo em construção e temos muitos defeitos, por isso precisamos ter a virtude da paciência para suportá-los.
Não desanime. Tenha paciência em suportar os irmãos e os defeitos deles, como o gênio forte e aquelas coisas que ainda não conseguimos vencer, com os imprevistos da vida. Cada pessoa tem sua história, um jeito de ser e não sabemos o que ela está passando, por isso precisamos ter paciência. No trânsito, quando alguém nos responde mal, nos limites, em nossos orgulhos, enfim em todos os momentos precisamos ser pacientes. Mas tudo isso é muito bom que aconteça, para sabermos que somos limitados e não somos equilibrados, somos imperfeitos e não podemos parar nos obstáculos da vida, e sim, passar por cima deles com a paciência.

Não perca a paciência e nunca deixe de lutar. A superação não acontece à custa de esforços violentos, mas, sobretudo, à custa de humildade, confiança e docilidade. Se você quer ser moldado pela paciência, então precisa de humildade, confiança e docilidade.
Padre Léo nos dizia que “aquilo que não nos mata, nos fortalece”.

É necessário termos paciência com todos, mas em primeiro lugar, com nós mesmos. Contudo, não teremos paciência com nós mesmos se não tivermos com os outros; este é o grande suporte da caridade. Quem desiste, não vai a lugar nenhum e não vai realizar o projeto de Deus.

A paciência e a constância são indispensáveis nesse trabalho de construção de nossas almas, de nossos amigos e de nossa família.
Cresça nesta virtude: a paciência.

Padre Hamilton
Sacerdote e Formador de seminaristas da Canção Nova

Agradecemos pela sua contribuição e fidelidade. O projeto “Dai-me almas” atingiu 24% da campanha do mês de outubro. Muito obrigado!

Transcrição e adaptação Eliziane Edwiges Alves

.: Acampamento “Quando o sofrimento bater à sua porta ”
.:O Senhor quer contar conosco, Monsenhor Jonas Abib
.: Somos profissionais de Deus
.:Conheça como a Canção Nova nasceu
.: Autocontrole: uma necessidade de todos alma que se manifesta no corpo
.: Padre Paulo Ricardo nos fala sobre a conversão de Paulo em vídeo
Adquira em nosso shopping:


.: Novo Testamento
‘Salmos’
Editora Canção Nova


.: Livro
”As Sete Virtudes do Líder Amoroso”
Padre Joãozinho, SCJ