SPV 10-11-08

A oração nos ajuda a fazer o bem

Mensagem de Márcio Mendes no programa ‘Sorrindo pra Vida’ da TV Canção Nova, nesta segunda-feira, dia 10 de novembro.
Márcio Mendes
Foto: Natalino Ueda

A experiência com a Palavra de Deus nos dá a graça de vivermos a aproximação com o Senhor. Esta manhã a Palavra que vai orientar a nossa meditação está em Tiago 5, 13-20.

As Sagradas Escrituras nos trazem palavras de salvação, por isso bendizemos ao Senhor. A Palavra de Deus é para nós palavra de libertação, é a resposta que buscamos. Ela nos introduz no caminho da vida e nos põe em contato com a verdade.

.: Ouça a mensagem na íntegra

Quaisquer que sejam as circunstâncias, o que devemos fazer sempre é orar; e devemos fazê-lo em todos os momentos. Muitas pessoas acham que devem rezar somente quando há problemas por todos os lados. De que isso resolveria? Isso seria um desperdício de tempo. Essas pessoas acreditam que quem se dedica à oração deveria trabalhar mais. Quem pensa assim, não fez uma verdadeira experiência de oração, nem sabe que da oração brotam as verdadeiras inspirações para as boas obras que vamos fazer.

Não adianta fazer muitas coisas se o que vamos fazer não é necessário ser feito. É a oração que nos orienta sobre aquilo que precisamos fazer. Há pessoas que fazem muitas coisas, mas infelizmente não têm um foco específico. De forma que não têm uma direção acertada para as suas tarefas.

A oração nos ajuda a fazer o bem. Temos muitas coisas a fazer, mas sabemos que entre essas coisas há aquelas que são necessárias. E quando não temos essa meta, parece que tudo o mais está patinando. Uma pessoa que faz muitas coisas, mas não tem um foco sobre o que realmente quer da vida, nem sabe o que espera daquilo que está realizando, se assemelha a um polvo de patins, com muitos braços esperneia em todas as direções. Esse é o verdadeiro problema dessas pessoas, elas fazem muitos movimentos, mas em diversas direções, mal saindo do lugar.

Hoje, o Senhor nos mostra um caminho, revelando-nos que a nossa vida não termina na oração, mas começa a partir dela para que façamos o bem. Sem oração não tem como seguir a Jesus.

Na oração Deus transforma nosso coração para que possamos nos comprometer com as pessoas que estão ao nosso lado. Quando nos afastamos de Deus, somos tomados por sentimentos de piedade e compaixão, mas esses sentimentos ficam muito limitados. Mesmo o amor que temos pelos outros fica muito “rasteiro”. Entretanto, quando o nosso amor parte de Deus somos capazes de transpor as fronteiras do nosso egoísmo. É quando temos a coragem de vencer esse sentimento [egoísmo] e pôr a nossa vida em função do outro. Se nos falta o amor verdadeiro pelo outro, o que fazemos é apenas assistencialismo. Ajudamos porque sentimos dó, mas quando estamos em Deus, a nossa ajuda ao outro é a expressão de um amor fraterno e não um assistencialismo.

Não será possível fazer uma leitura de nossa vida, a não ser por meio da oração. Sem a oração certamente teremos dificuldades para fazer a coisa certa. Se não estivermos em Deus, estaremos presos ao nosso egoísmo. E egoísmo se alimenta de egoísmo, pois coloca o nosso bem em primeiro lugar.

Há pessoas objetivadas em fazer o bem, mas a força que as estimula é o interesse pessoal, pois apenas querem aparentar uma boa imagem diante da sociedade. Essa motivação é egoística. A oração nos põe no caminho certo.

A pessoa que não reza é como uma equipe de bombeiros que saem ao encontro do prédio em chamas, mas no momento em que vão abrir as mangueiras percebem que não abasteceram o caminhão com água… Aquele que não tem o hábito de rezar se apressa em resolver um problema que está acontecendo na sua casa, na sua paróquia, no prédio onde mora… Mas quando é preciso realmente que faça alguma coisa, ele não tem o que oferecer, pois é através da oração que o Espírito Santo nos dá o direcionamento sobre como proceder.

Jesus Cristo foi um homem de oração. Todos os seus dias Ele orava, e para cada momento o Espírito Santo vinha ao encontro d’Ele e O robustecia. A mesma coisa vemos nos Atos dos Apóstolos. Todo aquele que pede recebe e tudo pode ser mudado pela força da oração. Sabemos que para Deus nada é impossível. Tudo é possível para um homem de fé e a primeira manifestação de uma atitude de um homem fervoroso é a oração.

Quando o sofrimento nos sobrevém parece que Deus não está nos ouvindo, que Se esqueceu de nós. O momento do sofrimento é quando somos tentados em nosso momento de fraqueza, tentados a desistir. Mas nesses momentos Deus está mais próximo de nós.
Muitas vezes, murmuramos, choramos nossas mágoas diante de situações difíceis, mas tudo muda quando oramos insistentemente. Muitas vezes vemos as atitudes de Elias que, por muitas vezes, orava e a sua insistência fazia com acontecem os sinais de Deus.
A oração nos coloca abertos à ação de Deus.

Márcio Mendes
Escritor e Missionário da Comunidade Canção Nova

Agradecemos pela sua contribuição e fidelidade. O projeto “Dai-me almas” atingiu 19% da campanha do mês de novembro. Muito obrigado!

Artigo produzido a partir da meditação de Márcio Mendes durante o programa “Sorrindo pra Vida”, por Dado Moura


Adquira em nosso shopping:


.: Livro ‘O dom das lágrimas’ Márcio Mendes


.: Coletânea de palestras
Monsenhor Jonas Abib – Vol. II em CD