SPV_090108

A oração eficaz nasce da intimidade com Deus

Mensagem do Márcio Mendes no programa ‘Sorrindo pra Vida’ da TV Canção Nova, nesta quarta-feira, dia 09.

A Palavra, que vamos partilhar hoje, está em 1Jo 3, 18-22.

Márcio Mendes
Foto: cancaonova.com

.: Ouça a mensagem

Se hoje você ouvir a voz de Deus, não feche o seu coração. Abra sua alma, coração e consciência.

‘Meus filhinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas por atos e em verdade. Nisto é que conheceremos se somos da verdade, e tranqüilizaremos a nossa consciência diante de Deus’ (1 Jo 3, 18-19).

Você sabe o que traz paz ao nosso coração? É sermos da verdade, é sermos de Deus. Não só quem diz a verdade, mas quem vive na verdade, tem paz no seu coração, seja na riqueza seja na pobreza. Se você é uma pessoa da verdade, se você diz a verdade, se você vive na verdade, você é um homem/mulher de paz.

A primeira coisa que acontece, quando a mentira entra na nossa vida, é perturbar o nosso coração e arrancar a paz da nossa consciência. Quando vivemos na mentira, nós não dormimos mais tranqüilos. Vivemos à espreita, como se a qualquer momento fôssemos ser apanhados na nossa mentira. E a cabeça do mentiroso não descansa. Ele fica repassando suas histórias e seus comportamentos. A que preço? Por causa de uma mentira para se esconder uma situação, por causa de algo que foi dito ou feito perde-se a paz no coração.

A verdade precisa ser vivida com palavras, mas também com ações. Quem vive na mentira, vive com palavras e com ações mentirosas. As ações precisam justificar o que é dito.

Com esta Palavra peço a Deus que dê a você a graça do seu coração se tranqüilizar neste momento. Se por algum motivo, meias-verdades, mentiras, falsidades, alguma coisa errada aconteceu, e tirou a sua paz, estou pedindo a Deus a graça – de pelo Espírito Santo – você voltar à verdade. E que o Espírito Santo o ilumine com o dom de coragem e sabedoria, para que no momento certo, com amor e caridade, você volte a dizer a verdade.

Somos filhos da luz. Não vivemos na escuridão ocultando as coisas. Vivemos na verdade porque somos de Cristo Jesus. E Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida.

Pela força do Espírito Santo, que é essa luz derramada sobre nós, vamos orar no Espírito, porque quando Deus O envia sobre nós, Ele [Espírito Santo] nos conduz à fé e à paz.

Paz nós a damos aos demais quando a temos. Só quem vive na paz e na verdade pode comunicá-las. E para que a paz aconteça, precisamos construí-la. E ninguém dá o que não tem.

Temos o desejo de paz. De paz no lar, no trabalho. Não é verdade que você tem esse anseio de que cessem as brigas, as discussões, as ofensas, as palavras mal faladas, os olhares de ódio, de rispidez, de rancor? Assim como desejamos que acabem aquele silêncio indiferente e a guerra não declarada, que enfrentamos no ambiente de trabalho, na escola, na faculdade. Aquela sensação de medo, porque quando não há paz, o medo está presente.

Para que a paz aconteça, é preciso construí-la. Quando o Espírito Santo repousa sobre nós, Ele nos faz viver uma experiência de fé, de que Deus virá ao nosso encontro, que cumprirá Suas promessas. O Espírito nos dá a fé na presença de Deus. Se Deus está ausente de sua vida, não há paz. Se você quer saber se na sua casa tem Deus, veja se nela tem paz. Claro, que mesmo num ambiente de paz, há as discussões, os conflitos, mas as pessoas estão em paz.

Paz não é uma coisa que Deus dá; paz é aquilo que Deus é. Quando Deus dá a paz, Ele se dá na Paz. É Deus quem se dá. A paz passa pela fé, pela religião, porque paz é a presença de Deus. Onde o Senhor está presente, experimentamos essa serenidade, essa tranqüilidade interior. Você é templo do Espírito Santo, Deus mora dentro de você. O Espírito Santo está no seu coração. Você carrega Deus com você.

Se nosso coração não nos acusa, podemos recorrer a Deus com corajosa confiança, em todas as coisas, com a ousadia dos homens e mulheres de Deus. Pois os homens e as mulheres de Deus têm corajosa confiança.

A oração eficaz nasce da intimidade com Deus. Quem reza mais, reza melhor. Se você quer rezar melhor, reze mais. Você precisa passar mais tempo com o Senhor. Tudo o for fazer, faça com o Senhor. E esta intimidade vai aproximar o seu coração do Céu, de Deus, vai purificar o seu coração. Vai tirar de dentro dele todas essas coisas que pesam e o acusam; pois se o seu coração não o acusa, você pode se aproximar de Deus com corajosa confiança!

Deus não se aborrece com você, porque Ele o ama. Todos os dias Ele se põe ao seu lado. Fala com você. Você, que tem se sentido esquecido como se Deus não falasse com você, saiba que Deus tem falado com você todos os dias. Através dos fatos que têm acontecido na sua vida, através das pessoas, através da Sagrada Escritura, de um livro. Ele tem falado com você, porque Ele o ama.

Se o seu coração o acusa, Deus é maior do que o seu coração! Ele conhece o seu interior. Tudo da sua vida está nas mãos d’Ele. Nada escapa aos olhos d’Ele, cada coisa que acontece em sua vida. Por isso, tudo o que pesa dentro de você, ponha aos pés do Senhor, na misericórdia d’Ele para que você seja revestido da verdade. Para que você possa viver a experiência desse amor, que não é amor só de palavras. É amor que se dá com palavras, mas também com atos, e na verdade, porque as duas coisas se completam.

Não adianta só dizer: “Eu te amo” se aquilo que faço não corresponder a esse amor. Não basta só falar. O amor precisa ser manifestado concretamente, a pessoa precisa perceber que ela é amada. Sentir-se amada. E amar não do jeito que nós queremos, mas deve ser dentro das necessidades do outro também. Não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade. Pois esta é a vontade de Deus.

‘Meus filhinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas por atos e em verdade. Nisto é que conheceremos se somos da verdade, e tranqüilizaremos a nossa consciência diante de Deus’ (1Jo 3, 18-19).

Amém.

Alcançamos 23% do Projeto Dai-me Almas do mês de janeiro. Deus lhe pague por sua fidelidade e generosidade!


.: Assista o programa do Márcio Mendes ‘Viver bem a vida’


Adquira em nosso shopping:


DVD
Corações ao alto – a História de Padre Léo


.:Lançamento: Retiro Popular 2008 ‘Eu vi o Senhor’
Dom Alberto Taveira
R$ 4,90


.: Livro
‘O dom das lágrimas’
Márcio Mendes