SPV_150709

A oração é um ato de amor

Mensagem do padre Hamilton Nascimento no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta quarta-feira, dia 15 de julho.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em: (São Lucas 6,12)
.

Padre Hamilton
Foto: Robson Siqueira

Como se aprende a rezar? Rezando. Como diz o Dunga: “O caminho se faz caminhando”. Quanto mais rezamos, mais sentimos vontade de rezar. Para um cristão maduro e exercitado na fé, rezar deveria ser uma coisa natural, mas nem sempre o é.
.: Ouça a mensagem

A oração é o poder divino mais concreto que o homem tem nas mãos. A oração fervorosa pode fazer com que Deus mude os Seus planos. Lembre-se de que Abraão pede ao Senhor que não destrua a cidade de Sodoma se por ventura lá encontrasse pelo menos dez justos (cf. Gênesis 18, 23-33) e Ele lhe responde que por causa dos dez justos não destruirá esse local. Por que o Altíssimo mudou os Seus planos? Porque Abraão orou.

Uma família ou uma comunidade, quando estão desanimadas, pela força da oração elas são colocadas em pé e todo o mal é afastado. “Quem reza se salva; quem não reza se condena” (Santo Afonso Maria de Ligório). A oração traz força e salvação.

“A oração é um ato de amor” (monsenhor Jonas Abib). Só reza quem ama e quem ama muito reza muito porque quer estar perto do Amado.

É na oração que nós nos preenchemos da graça, por isso, quem ama reza muito. Por isso São Paulo dizia que nós devemos rezar com ou sem vontade. O importante é orar, quando damos esse passo, a graça é extraordinária.

Existem muitos tipos de oração: súplica, cura interior, entre outros; mas ao fazê-lo nós devemos nos esvaziar de todas as coisas que estamos vivendo, permitindo que Deus nos preencha com o Seu amor divino.

Por essa razão, com ou sem vontade, devemos orar sem cessar. E você pode perguntar: “Quais orações devo fazer, padre?” Todas as orações, seja o terço, novena, não importa, reze, dê um passo na fé e, com certeza, a vida vai ser animada e as respostas vão chegar.

Existe um perigo que pode afetar a todos nós: dar mais importância aos afazeres do que à oração. É uma pena que, muitas vezes, investimos tanto em obras, em projetos, em concursos, em carros novos, no casamento, na boa escola para os filhos – e tudo isso não é mau! –, mas é uma pena que investimos tão pouco na nossa vida de oração!

Estamos num mundo árido, como uma carroça velha, cujo barulho é escutado de longe porque ela está vazia. Por isso precisamos rezar cada vez mais para nos preencher de Deus; e a nossa oração deve nos levar ao amor ao próximo; caso contrário ela se torna vazia.

Orar é amar. A oração nos leva a amar, por essa razão, Jesus em todas as Suas decisões orou, subiu a montanha para orar ao Pai.

Com o Senhor tudo pode ser transformado pela força da oração.

Padre Hamilton Nascimento
Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação Célia Grego