A Palavra, que Deus nos dá para meditarmos hoje, está em Tiago 3, 13-18.

Quem não quer ser sábio e inteligente? Para isso, precisamos mostrar com nossas obras o que realmente somos. No entanto, a verdadeira sabedoria vem do alto. A Palavra nos mostra que existe também uma sabedoria humana: Esta não é a sabedoria que vem do alto, mas é uma sabedoria terrena, humana, diabólica (Tiago 3, 15).
A sabedoria do alto mostra que você é de Deus, recém-nascido de Deus. O Senhor quer que nós tenhamos um coração de criança, mas não quer que tenhamos mentalidade de criança. O Senhor quer filhos crescidos na fé.
Somos criaturas novas em Cristo Jesus; mas a pior coisa é permanecermos crianças na fé, ou seja, parados na fé. Que você não se sinta amarrado, estagnado nela. Claro que a fé é por inteiro, o que você vive no trabalho, na família, o que você é. Se você está com dificuldade na sua espiritualidade e esta não cresce, automaticamente você regredirá.
Toda criança quer crescer, quer estar com o grupo dos maiores, e assim somos nós. Ninguém quer ser criança para sempre. Queremos crescer em estatura, viver a maturidade de Cristo, ser sábios e inteligentes como Ele. Crescer na estatura de Jesus e deixar-se inundar por Cristo cada vez mais e mais. Para que Cristo cresça em nós é necessário que o homem velho, cheio de ciúme e egoísmo, diminua. A obra de Deus, em nós, ainda não acabou.
Você sabe que é inteligente, então, mostre isso em seu proceder. Porque Deus não terminou o trabalho em você. Ele está dando continuidade ao trabalho que apenas começou. Precisamos refletir o rosto de Cristo, assim como Ele reflete o rosto de Deus.
Deus precisa de toda sua vida para transformá-la, para construir sua felicidade. Tudo isso é um processo que não pára nunca. Deus não tira férias de nós.
Pela sua oração as pessoas vão ver o rosto de Cristo em você. A sabedoria, porém, que vem de cima, é primeiramente pura, depois pacífica, condescendente, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, nem fingimento (Tiago 3, 17). Esta sabedoria se manifesta em nossa vida, que é Deus fazendo-nos crescer.
Mas, se tendes no coração um ciúme amargo e gosto pelas contendas, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade (Tiago 3, 14). Há pessoas que se vangloriam de travar combates e de oprimir os demais. Quem se vangloria desse tipo de coisa, não tem sabedoria do alto, é egoísta e não busca o bem. Isso é diabólico porque destrói tudo ao redor.
Crescer em Cristo é nos tornarmos mais semelhantes a Ele, cheios do Espírito Santo. Que Deus testemunhe isso em nós! Isso é crescer espiritualmente, e esse crescimento se manifesta pelo Evangelho que levamos às pessoas.
A Palavra nos apresenta a felicidade, a santidade e o caminho para o nosso dia. O único culpado do nosso dia não ter sido bom e sem graça, somos nós mesmos por nos distanciarmos de Deus. Se pedirmos e ficarmos cheios do Espírito Santo, o nosso dia vai ser maravilhoso e o Senhor nos transformará.
A sabedoria de vida é pura. Ela não se mistura com outras coisas, ela é modesta, é conciliadora quando enfrentamos situações de confronto. Ela é cheia de misericórdia e respeita o outro. É vontade de Deus para a sua vida é que você seja fiel a Ele. Dessa forma, o Senhor completa a obra que começou em você. Ele quer fazê-lo crescer e levá-lo à maturidade de Cristo.
O fruto da justiça é cumprir a vontade de Deus. É semeado na paz para aqueles que promovem a paz (Tiago 3, 18).
Que a paz esteja com você e que você cresça muito e que vejam Jesus nos seus olhos, nas suas palavras, ao abraçar as pessoas.
Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova
Transcrição e adaptação: Eliziane Edwiges Alves
Alcançamos 44% do ‘Projeto Dai-me Almas’ do mês de maio. Deus lhe pague por sua fidelidade e generosidade!
Adquira em nosso shopping:
.: Livro
O dom das lágrimas’ Márcio Mendes
.:Livro
A Biblia no meu dia-a-dia.
Mons. Jonas Abib.
.: DVD
Como é linda a nossa família
Monsenhor Jonas Abib e filhos