SPV 06-11-2008

A nossa cura passa pela oração

Marcio Mendes partilha a Palavra de Deus no programa ‘Sorrindo pra Vida’ da TV Canção Nova, nesta quinta-feira, dia 06 de novembro.
– Márcio Mendes –
Foto: Robson Siqueira

Aquele que louva a Deus é uma pessoa mais feliz, pois tudo aquilo que o prende e que o faz se sentir abatido e doente – por meio do louvor – cai por terra. Assim como uma casa precisa ter suas janelas abertas a cada manhã, para que o ar seja renovado em seu interior, nós também precisamos nos abrir ao Espírito Santo de Deus para que o nosso coração seja renovado.

Esta manhã, a Palavra de Deus, com a leitura de Eclesiástico 38, 9-15, nos apresenta os passos para a cura em nossa vida. Nessa passagem bíblica temos um itinerário de cura.

Todos nós padecemos de algum tipo de enfermidade, seja esta física ou espiritual. Padecemos das enfermidades interiores oriundas dos atritos, de discussões, da falta de amor, por situações mal resolvidas na nossa adolescência, por palavras que nos feriram… Se essas feridas não forem curadas, nós iremos adoecer.


:: Ouça esse comentário


Uma pessoa ferida se torna agressiva; basta olharmos para um animal acuado. O mesmo acontece conosco. Há pessoas que não conseguem amar porque nunca experimentaram o amor, nunca foram amadas e, muitas vezes, aqueles em quem confiavam, infelizmente, as decepcionaram.

Quando temos um coração ferido, qualquer coisa que façam a nós nos agride, ficamos cheios de melindres, e como resposta, acabamos por pagar na mesma moeda. Essa atitude transforma nossa vida num inferno, pois tudo nos faz ficar de sobreaviso, em atitude de defesa.
Tudo isso são doenças que trazemos dentro de nós e – se não for por intermédio de Deus – não seremos curados e, conseqüentemente, felizes.

“Meu filho, se estiveres doente não te descuides de ti, mas ora ao Senhor, que te curarᔠ(Eclo, 38-9).

Trazemos doenças interiores e hoje a Palavra nos diz que não devemos nos descuidar se estivermos doentes. Somos ensinados, por intermédio dessa Palavra, a pedir a cura ao Senhor. Sabendo que está enfermo procure Aquele que pode ajudar você. Se temos uma doença no corpo buscamos um médico; e consultados, cumprimos suas prescrições. Da mesma maneira, se a nossa enfermidade está na alma, se essa doença se chama pecado, não devemos demorar em buscar o socorro em Deus.

É um engano pensar que toda doença ocorre em decorrência do pecado. Embora este seja fonte de todas as enfermidades. Somente para exemplificar, a pessoa que vive o adultério percebe que o clima dentro de casa se altera. A alegria e a paz que antes havia dentro de casa, perdem espaço para a perturbação, dessa forma, a desordem se instala na família, gerando doenças interiores de mágoas, rancores, entre outras. É o pecado atuando como fonte de doenças!

Se você pensa ser necessário buscar o sacramento da confissão, faça-o. Confessar-se significa depositar aos pés da cruz aquilo que nos oprime, aquilo que está nos perturbando. Todo aquele que deseja uma vida renovada, deve depositar sua vida aos pés da cruz de Cristo. A Igreja instituiu o sacerdote para que, em nome de Deus, nos absolva de nossas faltas. Ele não é um homem que se auto-intitulou sacerdote, foi a Igreja que lhe conferiu, em nome de Deus, o ministério de nos livrar de nossas faltas.

É o Senhor que nos promete: “Eu haverei de te curar”. Aquele que se entrega a Deus, sai transformado. Se você está enfermo e se a doença vem do pecado, busque a cura. Sabendo que o nosso restabelecimento está nas mãos de Deus, recorramos a Ele.

A resposta de Deus para nossos problemas não vem de uma busca aleatória por meio dos versículos bíblicos, mas sim, através de uma atitude desejosa de buscar solução.

A nossa cura passa pela oração. O Espírito Santo nos inspira levando-nos a viver uma experiência por intermédio da Palavra e da oração.

Apresente-se a Deus, reze por sua cura, interceda pelo seu cônjuge, rogue por seus irmãos, viva a experiência de cura para sua casa e para a vida de seus filhos. Peça ao Espírito Santo que visite aquelas situações que necessitam da intervenção divina. Lembre-se também daqueles que, de alguma maneira, prejudicaram você. Ore para que o Senhor venha a ser luz e presença na vida dessas pessoas e abra-se ao perdão. A Palavra de Deus se torna viva em nossa vida quando acolhemos Suas promessas para a nossa vida.

artigo produzido a partir da meditação de Márcio Mendes por Dado Moura