SPV 11-11-08

A humildade move o coração de Deus

Mensagem de Márcio Mendes no programa ‘Sorrindo pra Vida’ da TV Canção Nova, nesta terça-feira, dia 11 de novembro.
Márcio Mendes
Foto: Robson Siqueira

Fazer a meditação da Palavra de Deus é deixar-se ser tomado pelo próprio Deus. É Deus-Palavra que passa a fazer parte da nossa vida e se torna um conosco.

Nesta manhã, faremos a reflexão do Evangelho de S. Mateus 8: 5-13. A leitura de hoje relata o encontro do centurião romano com Jesus, quando o Senhor entrou em Cafarnaum. Esse homem se aproximou de Cristo e Lhe pediu que curasse seu criado que estava acamado. Aquele romano se compadeceu de seu empregado.

Uma maneira de experimentar Deus falando com você é colocar-se no lugar dos personagens mencionados na Palavra e permitir-se provar dos sentimentos que estavam no coração dessas pessoas.
Após fazer a leitura da Palavra precisamos deixar que tudo aquilo que foi lido se assente em nosso coração.

Diante da leitura de hoje, cabe-nos deixar vir ao nosso coração todas as pessoas que sabemos que estão sofrendo e interceder por elas diante de Jesus, como fez o centurião romano. Outra maneira é colocar-nos no lugar do Senhor. Assim podemos entender, pelo menos, um pouco, o que as palavras do centurião causaram no coração de Cristo.

Aquele homem, que foi ao encontro de Jesus Cristo, foi buscar o socorro para uma outra pessoa. Ele não foi pedir nada para si próprio, mas buscava a salvação, a cura e a libertação para um servo.

.: Ouça a mensagem na íntegra

Quando alguém dentro de casa está doente toda a família se mobiliza e sofre com aquele que padece. O centurião não foi buscar socorro buscando a paz na sua casa, mas ele queria o bem do seu servo. O pedido dele estava livre de egoísmo, pois não pensava no seu bem-estar, mas no alívio do seu empregado.

Jesus quer nos oferecer muito mais do que aquilo que pedimos. O Senhor não nos deixa escravos dos nossos egoísmos. Agrada ao coração de Deus uma oração livre dos “eus”; uma oração livre do egoísmo. Quando nós amamos realmente alguém, não temos medo de enfrentar humilhações por causa dessa pessoa. Vemos humilhações de pais e mães que ficam nas filas dos hospitais buscando uma vaga por aquele que está sofrendo.

A humildade move o coração de Deus. O centurião era uma autoridade romana e poderia impor sua ordem, mas vai ao encontro de Jesus e se aproxima com humildade. Pois percebeu que Deus estava com Aquele que realizava os sinais.

Quando nos colocamos em humildade e em espírito de oração, Deus se compromete em atender o nosso pedido. Assim foi na conversa de Jesus com aquele romano. Este manifesta uma confiança profunda no Senhor a ponto de dizer que somente uma Palavra d’Ele já curaria seu servo.

A Bíblia não nos revela uma lei ou coisa para fazermos; ela nos revela Jesus; Aquele que salva. Quando estivermos reunidos e nos colocarmos em oração, o Senhor estará conosco – isso é promessa do próprio Deus. O próprio Senhor se faz presente com aqueles que acolhem a Palavra de Deus com o coração despojado, porque a Palavra de Deus é o próprio Deus.

O centurião manifestou uma fé profunda ao procurar o Senhor para interceder pelo seu servo. Uma autoridade que foi pedir ajuda para Alguém que não tinha autoridade na cidade: Jesus. E a resposta do Senhor para esse homem foi a de realizar conforme aquilo que este acreditava e naquela mesma hora o servo dele foi curado. A fé é o canal que une os corações. Se nós cremos tudo se torna possível porque diante de nós está Aquele que cumpre Suas promessas.

Invoquemos esse Nome e apresentemos diante de Jesus tudo aquilo que trazemos no coração; com disposição e coragem de nos esquecer por um instante do nosso egoísmo. Desejando rezar pelo outro, apresentemos aqueles que estão próximos de nós e que necessitam de nossa intercessão.

Márcio Mendes
Escritor e Missionário da Comunidade Canção Nova

Agradecemos pela sua contribuição e fidelidade. O projeto “Dai-me almas” atingiu 23% da campanha do mês de novembro. Muito obrigado!

Artigo produzido a partir da meditação de Márcio Mendes durante o programa “Sorrindo pra Vida”, por Dado Moura


Adquira em nosso shopping:


.: Livro ‘O dom das lágrimas’ Márcio Mendes


.: Coletânea de palestras
Monsenhor Jonas Abib – Vol. II em CD