SPV 110108

A força das lágrimas

Mensagem do Márcio Mendes no programa ‘Sorrindo pra Vida’ da TV Canção Nova, nesta sexta-feira, dia 11.

A Palavra, que vamos partilhar hoje, está em Hebreus 5,7-9.
.: Ouça a mensagem

Márcio Mendes
Foto: www.cancaonova.com

Quando abrimos a boca para falar em nome de Deus, ela é inspirada pelo Espírito Santo, vem do alto. Uma vez que a Palavra é dada pelo Espírito Santo, quando ela entra no ouvido da outra pessoa, entra no coração dela também e tem o poder de lhe dar o Espírito Santo. O
Espírito Santo dá a Palavra e Ele é dado na Palavra por uma graça que Deus nos deu. Que nos fez profetas e também nos fez reis, para reinarmos com Cristo Jesus neste mundo e sobre todas as situações.

Em todas as situações em que estamos unidos a Cristo, nós temos a vitória, ainda que esta não tenha se manifestado até agora. Ainda que estejamos derramando lágrimas em meio às dores, sofrimento e lutas, a vitória está conosco se estamos em Cristo Jesus! E essa vitória há de se manifestar.

O inferno não tem poder sobre nós se estamos junto de Jesus Cristo. Porque Jesus venceu a satanás. Jesus venceu a morte, e porque a venceu, Ele pode dar a vida a mim e a você. E toda morte interior, que vem pela tristeza, pela depressão, com o abatimento, pelo desânimo, termina quando estamos com Cristo Jesus. Ele tem o poder de despedaçar a morte. Ele quer despedaçar toda força de morte na sua vida.

E você, que é de Deus, que nos momentos de dificuldades dobra seus joelhos, reza e não conta só com as suas forças, mas conta com o Senhor na sua vida, você já reina neste mundo com Nosso Senhor Jesus Cristo, porque Deus faz seu o poder que é d’Ele. Deus lhe dá o poder de despedaçar as forças de morte.

Porque você é profeta, profetiza. Vocês, mulheres e homens de Deus, podem oferecer sacrifícios a Deus por vocês e pelos outros.
Você sabia que em meio às suas dores, como uma enfermidade ou uma tentação a que você resiste, você pode oferecer a Deus como um sacrifício? Você pode oferecer suas lágrimas em seu favor e em favor das pessoas que Deus lhe confiou. Se uma mãe soubesse o poder de suas lágrimas na oração pelos filhos, não as derramaria em vão. Se uma mulher soubesse a força das suas lágrimas quando chora ao ser abandonada pelo marido, que saiu de casa ou está com o coração fora há muito tempo, pois a trai, ela não as desperdiçaria chorando em vão.

Da mesma forma, se você, meu irmão, soubesse a força do seu pranto, em oração, por essas situações de injustiça que tem enfrentado, essas situações de medo que se acercaram de você, você se colocaria mais vezes ainda na presença de Deus.

Um místico judeu dizia: “Quando todas as portas do céu estão fechadas, elas se abrem para acolher as lágrimas que são derramadas em oração. Feliz o homem que chora enquanto está orando”.

Pela força das lágrimas, as portas no céu se abrem! Por isso, feliz o homem, – não só homens, isso é para todos – que chora enquanto está orando. Porque quem chora deixa cair as máscaras e se desarma. As fraquezas ficam reveladas, expostas. Feliz o homem e a mulher que se apresentam assim diante de Deus.

“Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas, entre clamores e lágrimas, àquele que tinha poder de salvá-lo da morte, e foi atendido pela sua piedade” (Hb 5,7).

O cristão é outro Cristo. E me deu um calafrio quando percebi que no nome de Cristo está o meu nome. Será que eu tenho coragem de colocar o meu nome aqui e dizer: “Márcio, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas, entre clamores e lágrimas, Àquele que tinha o poder de salvá-lo da morte”?

Coloque aí o seu nome, no lugar de Cristo, porque o Espírito Santo habita em seu coração e em Jesus você foi feito um sacerdote, uma sacerdotisa. Porque você tem enfrentado momentos em que precisa de Deus. No meio dos sofrimentos nós clamamos. O clamor é uma oração insistente, é uma oração intensa. Clama porque percebemos que “agora é a hora”.

E como diz essa passagem: “E foi atendido por causa da sua piedade”. Piedade tem aquele que é filho, aquele que se coloca diante de Deus como um filho, piedosamente. Apresentar-se diante do Senhor, com piedade, é se apresentar com coração de filho, que confia e está recorrendo a seu Pai.

Deixe cair do seu coração todo preconceito contra você mesmo de achar que você não é digno. Não é assim que Deus o vê. Deixe cair aquele preconceito que todos os dias nos lembram como somos frágeis, e ficamos nos comparando com os outros. Nós deixamos de valorizar os dons que temos para ficarmos preocupados com os dons que não temos. Precisamos valorizar e pôr a serviço os dons que temos. Deixe os complexos e preconceitos que você tem com você mesmo e com Deus. Quando o Senhor olha para você, Ele não vê um monte de pecado, Ele olha o filho.

Deus confia em você, tem esperança de que sua vida vá mudar para o seu bem. Para você ser feliz já. Ele lhe reservou felicidade.

Clame em oração, clame com fortes clamores e lágrimas. Faça a experiência desse dom, porque as lágrimas são um dom de Deus. E o que é o dom das lágrimas? O que de bom isso faz na minha vida?
É um dom de Deus, que é dado no meio da oração, e todas as vezes em que o vivemos em oração é porque fomos tocados por Deus.

Nós somos um povo que confia em Deus, mas a nossa confiança oscila. Há horas em que confiamos mais, e horas em que confiamos menos, e horas em que nos esquecemos de confiar. Existem momentos em que tomamos as rédeas da nossa vida e a governamos até que aconteça alguma coisa desastrosa e tais rédeas escapem de nossas mãos. Então, lembramos que existe Alguém maior do que nós, que pode governar a nossa vida. Aí nós nos voltamos para Deus e pedimos o socorro d’Ele com clamor e lágrimas.

Dom das lágrimas é dom, é graça. E tudo o que é graça não pode ser merecido, precisa ser pedido. Não há o que possamos fazer para merecer os dons de Deus, pois não são frutos de santidade; são instrumentos para construir a santidade.

Deus dá seus carismas e dons a homens e mulheres frágeis, pecadores. Por isso que se chama dom, porque é dado. Chama-se “graça”, porque é de graça , não é uma troca com Deus.

Se você deseja ter essa graça de Deus no seu coração, peça-a ao Senhor. Não tenha medo de pedir aquilo para o qual seu coração se inclina. Viver os dons de Deus é abrir-se à presença de Deus. Abra o seu coração, ponha-se diante do Senhor.

A partir do momento em que Jesus se encarnou, o céu e a terra se uniram para sempre. Eles estão indissoluvelmente unidos numa Pessoa, que se chama Jesus Cristo Nosso Senhor.Jesus foi o Homem que foi porque toda a sua vida foi aberta e compartilhada diante de Deus. “Dor compartilhada é dor amenizada” diz Santo Agostinho.

Por que esse dom faz tão bem a nós? Porque pelo dom das lágrimas, nós abrimos o coração diante de Deus e partilhamos com Ele tudo aquilo que vai dentro do nosso coração, e essa experiência se transforma em salvação para nós.

“O coração depois do choro é como a terra depois da chuva: os ares ficam mais leves, tudo fica mais limpo e certo frescor se faz sentir e a terra se torna mais fértil. Da mesma forma, depois das lágrimas vem a calmaria, e uma paz cheia de vida abraça a gente por dentro. As lágrimas se derramam no momento em que a cabeça cede espaço ao coração e deixa que ele fale. É por isso que na oração, e neste dom, o coração encontra paz, porque pode desabafar” ( Trecho do livro ‘O dom das lágrimas’).

Existem coisas das quais nós só nos libertamos quando as partilhamos com alguém. Dor dissimulada, escondida, é dor multiplicada. Tenha a coragem de hoje pedir essa graça em sua vida.
Que Deus marque você com Sua graça, com Seu dom. Amém.

Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova

Alcançamos 30% do Projeto Dai-me Almas do mês de janeiro. Deus lhe pague por sua fidelidade e generosidade!


.: Assista o programa do Márcio Mendes ‘Na fé tudo se alcança’


Adquira em nosso shopping:


DVD
Corações ao alto – a História de Padre Léo


.:Lançamento: Retiro Popular 2008 ‘Eu vi o Senhor’
Dom Alberto Taveira
R$ 4,90


.: Livro
‘O dom das lágrimas’
Márcio Mendes