SPV_011009

A correção acolhida com amor nos faz amadurecer na fé

Mensagem do Wellington Silva Jardim (Eto) no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, nesta quinta-feira, dia 01 de outubro.

Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
(Amós 4, 1-4.).

Ao ir para a página do Podcast Sorrindo pra Vida , você encontrará, abaixo de cada um deles, uma seta; ao clicar nela você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

Wellington Silva Jardim
Foto: Wesley Almeida

Somos todos missionários; você também que faz parte da Canção Nova também é missionário: aquele que leva a Palavra de Deus e o conforto d’Ele. Nós temos a facilidade de ter os meios de comunicação para você acompanhar, pois somos missionários, mas o mais importante é você que terá coragem de bater à porta de alguém e falar de Jesus. Seja um missionário de Deus, não tenha vergonha de Deus, pois seu lugar é o céu! Que Santa Teresinha rogue por nós.

Vemos que Deus fala muito a sério com as mulheres neste dia; percebi que Ele nos deu essa Palavra para sermos coesos com a Igreja, pois hoje é dia de Santa Teresinha. Ela foi uma menina rebelde, mas [ao entrar para o convento] o que mais fazia era buscar a Jesus, porque queria o céu. É um exemplo de mulher.

Deus tem uma meta muito grande para nós que queremos o céu. Há pecados em nossa vida que o Senhor não admite, como o luxo, a hipocrisia, a obstinação, entre outros; são pecados que machucam o coração d’Ele e nos afastam d’Ele.

De onde vem o luxo? Para que tanto luxo? A Palavra de Deus nos mostra que aquelas mulheres não faziam nada, só que queriam ter tudo o que desejavam, ter posses, ter a vida no “mais ou menos”. Amós as compara com as vacas gordas, e Deus fala por intermédio desse profeta que se estivermos gordos, não conseguiremos passar pela porta estreita do Reino d’Ele.

Hoje no mundo, todos os dias, é a mesma coisa e Deus grita que quer mudança. Mas nós somos sem-vergonha e nos esquecemos da ira do Senhor; não damos mais valor para a ira d’Ele. Atualmente, nós olhamos somente para o Deus misericordioso, que tem de resolver nossos problemas. Mas deve ser o contrário: temos de testemunhar a Ele que estamos lutando para resolver os problemas. Nossa sociedade hoje é machucada, ela não se satisfaz com nada. Deve ter havido fila em todas as revendedoras de carro, pois hoje os impostos de carro têm aumento. Muitas vezes, a pessoa já tem até o carro, mas não se satisfaz e quer outro, nada a satisfaz e não adianta o mundo virar de cabeça para baixo.

O luxo também é outro mal: “Eu vou para a festa tal… Que roupa colocarei?” Mas, o que Deus está nos pedindo é que vivamos o “pão nosso de cada”, pois quanto mais temos, mais queremos…Mas quando morrermos largaremos tudo aqui e haverá brigas por causa da herança.

“Escutai esta palavra, vacas de Basã, do planalto de Samaria, vós que explorais os fracos e esmagais os carentes, que só sabeis dizer aos maridos: ‘Traze, vamos beber!’”(Amós 4, 1).

Você está tirando dos fracos e os esmaga. Nós cristãos temos que ter cuidado, porque senão abusaremos da misericórdia de Deus. Temos que trabalhar, pois não podemos ser iguais a essas mulheres de Samaria: enriquecendo-nos por meio do que tiraram dos fracos.

Se você tem, doe! Não convide seus amigos para festejar, cada vez mais, sua fortuna, principalmente se ela não é dada por Deus. Os homens mais ricos da Bíblia eram Abraão e Davi, mas eles também eram ricos a serviço de Deus. O Todo-poderoso não é contra os ricos, mas Ele quer que você, – em vez de “engordar as vacas de Bas㔠–, seja um rico a serviço d’Ele, que não tem medo de estender as mãos para um pobre, pois isso é a essência do Cristianismo. Precisamos lutar muito para alcançar essa essência, para nos identificar com esta pobreza. E mesmo que tenhamos três taças no almoço, precisamos olhar para os necessitados.

Aqueles que ficaram ricos roubando os outros, explorando os fracos, têm que mudar de vida, pois um dia Deus irá chegar e dizer: “Está vendo aquela fenda, do outro lado está o céu, passa naquela fenda que você chegará ao céu.”

Quando Deus quer falar conosco e nosso ego está cheio, nós não aceitamos advertências. Quantas vezes, Ele quer falar conosco por intermédio de um amigo e não aceitamos. Por quê? Porque somos arrogantes, somos pessoas intocáveis, não admitimos advertências. Quando não ouvimos a Deus só vamos “engordando” e não é somente de gordura, mas de vaidade, de luxo, vamos ficando iguais a uma vaca gorda. Vamos “engordando” e massacrando os outros; começamos a crescer tanto que vamos passando por cima dos outros e nem notamos.

Mas o bonito de tudo isso é que, se acordamos cedo, vamos olhar pela fresta do muro e olhar que não vamos conseguir passar por ela, ou seja, veremos que não temos como chegar ao céu. E louvado seja Deus que Ele ainda nos deixa um tempo no purgatório; mas deve ser uma dor imensa ficar olhando o céu e não poder entrar e “ficar de regime” para perder o que “engordamos” aqui na terra!

Luxo e hipocrisia são pecados, mas para muitos na sociedade esses males não são muito graves; falamos que prostituição e assassinato são coisas muito mais sérias. Mas eu vou lhe falar: luxo e mentira também são coisas tão sérias quanto.

“Quando a riqueza acumula seus homens decompõe”, se Deus está lhe falando no dia de hoje é porque você faz parte da família d’Ele, pois para quem não faz parte dela continuará com os mesmos defeitos e a “engordar” e não enxergará o pobre, e assim, continuará não querendo o céu.

Não sejam pessoas a serviço do luxo, mesmo que sejam ricas, mas sejam pessoas a serviço de Deus.

Wellington Silva Jardim (Eto)
Administrador da Fundação João Paulo II

Transcrição e adaptação: Célia Grego

.: Blog do Eto

Comunidade de relacionamentos da Canção Nova: gente de fé

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone