da TV Canção Nova, nesta quarta-feira, dia 27
A Palavra que Deus nos dá para meditarmos hoje está em Mateus 5, 17-19.

Jesus anuncia o cumprimento da lei, que é o cumprimento do amor, da reconciliação, não como na lei antiga, mas na vida de pureza, para que vivamos a pureza em tudo, sendo sinais de uma grande transformação interior, na qual ‘sim é sim e não é não’. De oferecer a outra face, como Jesus diz no Evangelho. Essa é a nova lei aos discípulos e a todos nós na qual Jesus fala do amor aos inimigos, de amar a quem nos faz mal. O Senhor nos fala da própria experiência de pagar com o bem mesmo àqueles que nos fazem mal.
A grande novidade é que a lei antiga era escrita numa pedra, mas não estava escrita nos corações. Então, Cristo vem para realizar isso com a força do Espírito Santo, tirando-nos esse coração de pedra, descrito no Antigo Testamento, e dando-nos um de carne.
Enquanto isso, vivemos uma luta dentro de nós entre o bem e o mal. A Carta de São Paulo aos Gálatas, no capítulo 5, versículos de 5 a 6, fala sobre isso: Quanto a nós, é espiritualmente, da fé, que aguardamos a justiça esperada. Estar circuncidado ou incircunciso de nada vale em Cristo Jesus, mas sim a fé que opera pela caridade. O apóstolo nos convida para nos deixarmos conduzir pelo Espírito Santo pela fé, no versículo 13: Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não abuseis, porém, da liberdade como pretexto para prazeres carnais. Pelo contrário, fazei-vos servos uns dos outros pela caridade, no versículo 16: Digo, pois: deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne.
Vivemos a perfeição da lei a partir do que está escrito dentro de nós pelo Espírito Santo. Não tenhamos medo, pois a luta do bem e do mal dentro de nós é linda e contínua, e assim o será para sempre até morrermos.
Como afirma Santo Afonso de Ligório: A vida é uma contínua escolha entre o bem e o mal. Existe sempre a escolha entre a bênção e a maldição, a vida e a morte. Nós estendemos nossas mãos para escolher sempre o bem, mas nem sempre acertamos em nossas escolhas.
Como escolher o bem neste mundo que nos empurra para optarmos pelo mal? E para não cairmos na loucura na qual o mal sempre se torna normal? É preciso rezar para tomarmos a decisão certa, a qual nos leva à vida eterna. Precisamos ficar mais tempo próximos de Jesus, aumentando nosso tempo em oração, pois é dEle que vem a força para a perfeição.
O Senhor quer nos tirar da mediocridade de ficarmos no meio-termo. Sabemos que é um esforço para traduzir a nossa vida, mas Ele vive em nós e precisamos estar sempre mais e mais em oração, na capela e aumentar a nossa intimidade com Ele. É necessário aprender a ouvir a voz do Senhor, para assim seguirmos o caminho certo, que vem só de Deus.
Muitas vezes, você pode se achar indigno de estar na presença de Jesus, mas nunca se esqueça de que nós continuamos caminhando com Maria Madalena, que foi pecadora, assim como todos nós. Se o Senhor nos encontrar na luta, Ele vai ficar muito feliz por saber que estamos nos esforçando.
Estamos no tempo da Quaresma. É tempo de conversão, Cristo conhece nosso coração e sabe das nossas lutas e dificuldades.
A lei está dentro de nós, estamos numa luta constante entre a carne e o espírito, por isso é tempo de penitência para nos domar a fim de vencermos nossos pecados e apetites da carne. Nessa hora é mais do que importante a presença da comunidade, de forma a nos alimentarmos uns aos outros; e quem nos ajuda é o Espírito Santo.
Cristão feliz é cristão livre da mediocridade para a plena vivência com Cristo. Cada um tem uma necessidade diferente, Deus gera em nós sede dEle, e cada vez mais precisamos rezar para saciar essa sede.
Peçamos ao Espírito Santo para nos libertar desses males dentro de nós. Senhor, eu quero focar minha vida, no dia de hoje, na ação do Espírito para ser completamente seu. Que o Senhor preencha o meu coração e que eu seja fiel nas minhas lutas.
Ricardo Sá
Missionário da Canção Nova
Alcançamos 76% do ‘Projeto Dai-me Almas’ do mês de fevereiro. Deus lhe pague por sua fidelidade e generosidade!
.: Retiro Popular com Dom Alberto Taveira
Adquira em nosso shopping:
.:Livro
A Biblia no meu dia-a-dia.
Mons. Jonas Abib.
.: DVD
Como é linda a nossa família
Monsenhor Jonas Abib e filhos
.:CD
Cantarei Vitória
Ricardo Sá