A Palavra, que Deus nos dá para meditarmos hoje, está em Êxodo 33,14-19.

“O que pedes, replicou o Senhor, fá-lo-ei, porque tens todo o meu favor, e te conheço pelo teu nome” (Êxodo 33, 17). O Senhor nos diz que fará passar por nós toda a bondade dEle, a quem Ele demonstra misericórdia.
“Minha face irá contigo, e serei o teu guia” (Êxodo, 33,14) Descansamos quando Deus nos comanda e vai à nossa frente. Moisés diz ao Senhor uma coisa maravilhosa: “Se vossa face não vier conosco, disse Moisés, não nos façais partir deste lugar (Êxodo 33,15). Que graça quando entendemos isso! Em todas as coisas da minha vida só com Jesus.
Temos segurança, o próprio Deus nos fala que é nosso guia. Como Ele nos ilumina por meio dessa partilha da Palavra, quando põe alguém que nos aponta o caminho certo e nos serve de guia. Imagine agora Deus nos falando: Eu pessoalmente serei o teu guia. Em uma reunião, em casa, no trabalho, sempre que precisamos que tudo dê certo, então Jesus nos diz: Minha face estará contigo e serei o teu guia (id 14). Não se aflija, pois Deus o guiará e colocará as palavras certas em sua boca. Em todos os nossos dias fazemos escolhas. Mas Deus está conosco.
A nossa inteligência não é a única maneira de percebemos a Deus, existem outras formas de percebê-Lo, como com o coração. Precisamos abrir nosso coração nas grandes e pequenas escolhas; e, muitas vezes, nos entristecemos com uma pequena escolha, quando esta é mal feita. O Senhor quer ser seu guia sempre. Pensamos em Deus nas coisas só celestiais, mas em uma prova ou em um concurso Ele está conosco também; a Palavra nos garante isso. Ele não diz que nos tirará das situações difíceis, mas que está conosco.
Se não for da vontade de Deus, devemos pedir que Ele nos livre. Logo colhemos os frutos de fazer só a vontade dEle e caímos em nós reconhecendo que foi a melhor coisa para nós.
Graça é ter Deus na frente de nossa vida, no governo de nosso coração, dos sentimentos, da casa, do trabalho. A presença dEle nos favorece; não importa que aconteça algo diferente do que pedimos, mas que o Senhor nos guie. Pois só mostramos a face a quem nós temos intimidade, acontece assim com Deus.
Todas as vezes em que recorremos a Deus, Ele nos mostra a face e nos diz: “O que pedes, replicou o Senhor, fá-lo-ei, porque tens todo o meu favor, e te conheço pelo teu nome” ( Êxodo 33, 17).
Precisamos ter certeza de que o Senhor está permanentemente conosco. Jesus nos diz hoje como está na Palavra: que Ele nos conhece e sabe o nosso nome e tudo o que está em nosso íntimo.
Deus atende a quem tem intimidade com Ele. Ter intimidade com o Senhor é ser um homem de oração, e não ter pacto com o pecado.
Este caminho pelo qual você está passando o Senhor já passou. Jesus enfrentou tribulações maiores, e hoje muitas situações que nos magoam, Ele também enfrentou em dias de profundas turbulências, Ele passou por tudo isso antes de você.
E Deus respondeu: “Vou fazer passar diante de ti todo o meu esplendor, e pronunciarei diante de ti o nome de Javé. Dou a minha graça a quem quero, e uso de misericórdia com quem me apraz (Êxodo 33,19). É o Senhor que fala, Deus sabe o que você tem enfrentado. Às vezes, achamos que o nosso problema é grande demais. A comunidade é uma fonte de cura para nós, só quem mora com você sabe o que está vivendo e saberá consolá-lo. Jesus pode guiá-lo porque sofreu com você, Ele conhece tudo.
Confie em Deus, não se preocupe, Ele vai lhe dar o descanso, a graça e a misericórdia na hora certa.
Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova
Transcrição e adaptação: Eliziane Edwiges Alves
Adquira em nosso shopping:
.: Livro
O dom das lágrimas’ Márcio Mendes
.:Livro
A Biblia no meu dia-a-dia.
Mons. Jonas Abib.
.: DVD
Como é linda a nossa família
Monsenhor Jonas Abib e filhos