HOMILIA - MISSA DO CLUBE DA EVANGELIZAÇÃO

Confie em Deus na alegria e na dor

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo narrado por São Marcos.
Capítulo 1, versículos 29-39

Homilia_14012015_Padre Renan

Padre Renan Félix – Foto: Daniel Mafra – cancaonova.com

O convite para o nosso coração é que nos abramos à fé a fim de que Jesus nos toque e nos cure. Quando passamos por situações difíceis em nossa vida, muitas vezes, nós nos esquecemos de tudo o que está à nossa volta, focamos apenas nos problemas pelos quais passamos e temos olhos somente para essa realidade. Diante dessa cegueira, também corremos o risco de nos esquecer de que Deus está sempre conosco e nunca nos abandona.

Quantos pensam “Deus se esqueceu de mim” ou “Deus não está comigo”, pensamentos que minam a nossa fé e nos levam a recorrer a tantas coisas e pessoas e a nos esquecer de Quem jamais nos abandona. A diferença entre aquele que crê em Deus e aquele que não é que o crente sofre, mas sabe que não está sozinho. Quem tem fé sabe que, não importa pelo que tem passado,  o Senhor nunca o abandona.

O sofrimento tem a capacidade de nos fazer pessoas mais fortes. Deus, por amor, se encarnou para se aproximar de nós e atingir nosso coração. Não estamos sozinhos e, não importam as dificuldades pelas quais temos passado, sabemos que Aquele que nos ama está sempre ao nosso lado. Não mendiguemos amores terrenos, mas experimentemos o amor verdadeiro do Senhor por nós.

Jesus sofreu tudo como nós, menos o pecado. Nós nunca fomos crucificados, açoitados ou sofremos por pecados que nunca comentemos, porém, Cristo sofreu tudo isso por amor a cada um de nós. É por isso que Ele sabe a realidade que vivemos e nos diz: “Eu estou contigo”. O inimigo de Deus sabe que nos enfraquecemos quando deixamos de acreditar que o Senhor está ao nosso lado, por isso investe, com todas as suas armas, para que nosso coração se torne incrédulo.

Muitas vezes nos assemelhamos a “burros empacados”, pois só olhamos a realidade que está à nossa frente e não ao que está ao nosso lado. Jesus sabe as tentações pelas quais temos passado e quer socorrer o nosso coração. Que essa certeza não saia de dentro de nós!

Quantos se dizem “Igreja”, mas quando lhes sobrevém a tentação são piores do que muitas pessoas pagãs. O Senhor quer nos levantar de todas as situações difíceis que vivemos, assim como fez com a sogra de Pedro, por isso nos toma pela mão e nos coloca em pé. No entanto, para que isso aconteça é preciso que acreditemos n’Ele.

Não importa pelo que estamos passando, acreditemos no Deus de milagres que é capaz de realizar uma obra nova em nossa vida. Não nos fechemos em nossos problemas.  O Senhor nos atrai para Si diante das nossas necessidades, pois Ele é misericordioso e digno de confiança. Deus quer nos colocar em pé, pois é o maior interessado em nossa felicidade; contudo, para que essa graça aconteça devemos nos deixar alcançar por Cristo.

Em meio a nossas dores e sofrimentos, talvez Deus tenha sido o primeiro a ser deixado de lado. Acheguemo-nos a Cristo e apresentemos a Ele as nossas dores. Quantos têm feito a sua “oração de reclamação” e se esquecido de louvar a Deus. Não O louvemos por nossos sofrimentos, mas sim por saber que Deus está conosco e nunca nos abandonará. Só temos a certeza de que não estamos sós quando damos um passo em direção Àquele que sempre nos acompanha.  Muitas vezes o coração, por estar cheio de dor, não enxerga o seu Mestre. Ele é misericordioso e digno de confiança, mas só experimentaremos a presença do Senhor à medida que nos aproximarmos d’Ele.

O filho pródigo, certa hora, tomou a decisão de voltar, mas só ao ter coragem de voltar é que pôde experimentar o abraço do Pai. É tempo de voltarmos para os braços do Senhor, que nos consola e que veio para os enfermos e feridos. Deixemo-nos alcançar pelo Pai das Misericórdias. Mesmo diante da incompreensão de nossos sofrimentos, lancemo-nos aos pés da misericórdia do Senhor. Toquemos no Senhor e nos deixemos ser tocados por Ele. Não importam as situações que vivemos, deixemo-nos ser alcançados pelo Senhor.

Padre Renan Félix
Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ariele Silva