Padre Pio e a cruz

Novena a São Pio de Pietrelcina

De 1918 a 1968, ano de sua morte, os estigmas o fizeram sofrer muito. Tudo suportava pela salvação das almas. Unia suas dores às de Nosso Senhor Jesus Cristo na cruz, por amor.

Padre Pio de Pietrelcina
Foto:

Sofreu insultos, calúnias, foi investigado, até proibido de presidir Santas Missas para os fiéis. Os médicos realizaram exames em suas chagas e disseram que se tratava de algo sobrenatural.

Padre Pio buscava, no apostolado da Cruz de Nosso Senhor, toda a força e a sabedoria para viver a sua missão. Compreendeu, desde o início, o seu caminho de Cruz e o aceitou imediatamente como vontade de Deus. Por amor, levou sua cruz ao longo da vida.

Suportou com serenidade o sofrimento causado pelas chagas. Respondeu com silêncio às afrontas que lhe faziam, recorrendo à mortificação e às longas horas de oração. (Trecho do “Devocionário a São Pio de Pietrelcina”).

Primeiro dia

Amado São Pio de Pietrelcina, que trouxeste no teu corpo os sinais da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo. Tu que carregaste a Cruz por todos nós, suportando os sofrimentos físicos e morais que flagelavam a alma e o corpo em um martírio contínuo, intercede junto a Deus a fim de que cada um de nós saiba aceitar as pequenas e as grandes cruzes da vida, transformando cada sofrimento em um seguro vínculo que nos liga à vida eterna.

“Convém acostumar-se com os padecimentos, que agradará a Jesus mandar-vos. O Senhor que não pode sofrer de manter-vos em aflição, virá a solicitar-vos e a confortar-vos com o infundir no vosso espírito nova coragem” (Padre Pio).

Rezar a Coroa do Sagrado Coração de Jesus:

COROA AO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

1 – Ó meu Jesus, que dissestes: “Em verdade vos digo, pedi e recebereis, procurai e achareis, batei e ser-vos-á dado!” Eis que bato, procuro e peço a graça (fazer o pedido). Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

Sagrado Coração de Jesus, confio e espero em Vós!

2 – Ó meu Jesus, que dissestes: “Em verdade, vos digo, qualquer coisa que pedis ao meu Pai em meu nome, Ele vo-lo concederá!” Eis que ao Vosso Pai, em Vosso nome, eu vos peço a graça (fazer o pedido). Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

Sagrado Coração de Jesus, confio e espero em Vós!

3 – Ó meu Jesus, que dissestes: “Em verdade, vos digo, passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão!” Eis que, apoiado na infalibilidade das Vossas santas palavras, eu Vos peço a graça (fazer o pedido). Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

Sagrado Coração de Jesus, confio e espero em Vós!

Oração: Ó Sagrado Coração de Jesus, a quem uma única coisa é impossível, isto é, a de não ter compaixão dos infelizes, tende piedade de nós, míseros pecadores, e concedei-nos as graças que Vos pedimos por intermédio do Coração Imaculado da Vossa e nossa terna Mãe. São José, Amigo do Sagrado Coração de Jesus, rogai por nós.

Rezar a Salve Rainha.

Segundo dia

São Pio de Pietrelcina, que, junto de Nosso Senhor Jesus Cristo, soubeste resistir às tentações do maligno, tu que sofreste os golpes e as vexações dos demônios, que queriam levar-te a abandonar a tua estrada de santidade, intercede junto ao Altíssimo a fim de que também nós, com o teu auxílio, encontremos a força para renunciar ao pecado e conservar a fé até o dia de nossa morte.

“Tenha ânimo e não temas as obscuras iras de Lúcifer. Lembra-te para sempre disto: ‘Que é bom sinal quando o inimigo faz barulho e ruge em torno de tua vontade – uma vez que isso demonstra que ele não está dentro'” (Padre Pio)

Terceiro dia

Virtuoso São Pio de Pietrelcina: que tanto amaste a Mãe Celeste a ponto de receber dela cotidianas graças e consolações, intercede por nós junto da Virgem Santa depondo nas tuas mãos os nossos pecados e as nossas frias orações, a fim de que, assim como em Caná de Galiléia, o Filho diga “sim” à Mãe e o nosso nome possa ser escrito no livro da vida.

“Maria seja a estrela, que vos aclare o caminho, mostre-lhes a via segura para ir ao Pai Celeste; ela seja como âncora a qual deveis sempre mais estreitamente unir-vos no tempo da prova” (Padre Pio).

Quarto dia

Casto São Pio de Pietrelcina, que tanto amaste o teu Anjo da Guarda, o qual te guiava, defendia e era o teu mensageiro, a ti as figuras angélicas levaram as preces dos teus filhos espirituais. Intercede junto ao Senhor a fim de que também nós aprendamos a servir-nos do nosso anjo do Anjo da Guarda, que por toda a nossa vida está pronto a sugerir-nos o caminho do bem e dissuadir-nos da realização do mal.

“Invoca o teu Anjo da Guarda, que ele te iluminará e conduzirá. O Senhor colocou-o perto de ti precisamente para isso. Por isso, serve-te dele” (Padre Pio).

Quinto dia

Prudente São Pio de Pietrelcina, que nutriste uma grandíssima devoção pelas almas do purgatório, pelas quais te ofereceste como vítima expiatória, roga ao Senhor a fim de que infunda em nós o sentimento de compaixão e de amor que tu tinhas por estas almas, de modo de que nós também consigamos reduzir o seu tempo de exílio, buscando ganhar para elas, com o sacrifícios e orações, as santas indulgências que lhes são necessárias.

“Vós, Senhor, suplico-Te de querer derramar sobre mim os castigos que estão preparados aos pecadores e às almas do purgatório; multiplicai-os da mesma forma sobre mim, desde que convertas e salves os pecadores e livres logo as almas do purgatório” (Padre Pio).

Sexto dia

Obediente São Pio de Pietrelcina, tu amaste aos enfermos mais do que a ti mesmo, vendo neles Jesus. Tu que, em nome do Senhor, operaste milagres de curas no corpo, devolvendo a esperança de uma vida e o renovamento no Espírito. Roga a Senhor a fim de que todos os enfermos, por intercessão de Maria Santíssima, possam experimentar teu potente patrocínio e através da cura corporal possam tirar vantagens espirituais para agradecer e louvar o Senhor Deus eternamente.

“Se depois eu sei que uma pessoa está aflita, seja na alma ou no corpo, o que eu não faria junto do Senhor para vê-la livre dos seus males? Com prazer me carregaria para vê-la salva de todas as suas aflições, cedendo em seu favor os frutos de tais sofrimentos, se o Senhor mo permitisse” (Padre Pio).

Sétimo dia

Bendito São Pio de Pietrelcina, tu que aderiste ao projeto de salvação do Senhor oferecendo teus sofrimentos para desligar os pecadores dos laços de satanás, intercede junto a Deus a fim de que os que não creem tenham a fé e se convertam. Os pecadores se arrependam do fundo do coração, os tíbios, se afervorem na sua vida cristã e os justos perseverem no caminho da salvação.

“Se a pobre alma pudesse ver a beleza da alma na graça, todos os pecadores, todos os incrédulos se converteriam no mesmo instante” (Padre Pio).

Oitavo dia

Puro São Pio de Pietrelcina, que tanto amaste os teus filhos espirituais, muitos dos quais conquistaste a Cristo a preço do teu sangue, concede também a nós, que não te conhecemos pessoalmente, considerarmos teus filhos espirituais, assim que com a tua paterna proteção, com a tua santa guia, e com a força que obterás do Senhor para nós, poderemos, no momento da morte, encontrar-te às portas do Paraíso à espera da nossa chegada.

“Se me fosse possível, quereria obter do Senhor somente uma coisa; quereria que me dissesse: ‘Vá ao Paraíso’, quereria obter esta graça: ‘Senhor, não me deixes ir ao Paraíso até que o último de meus filhos, a última das pessoas confiadas aos meus cuidados sacerdotais não tenha entrado antes de mim'” (Padre Pio).

Nono dia

Humilde Padre Pio de Pietrelcina, que tanto amaste a santa madre Igreja, intercede junto ao Senhor a fim de que mande operários para Sua messe e dê a cada um deles a força e inspiração dos filhos de Deus. Pedimos-te, além disto, que intercedas junto da Virgem Maria, a fim de que guie os homens em direção à unidade dos cristãos, recolhendo-os em uma única grande casa, a qual seja o farol de salvação no mar de tempestade que é a vida.

“Permaneça sempre agarrado à Santa Igreja Católica, porque só ela te pode dar a verdadeira paz, porque só ela possui Jesus Sacramentado, que é o verdadeiro Príncipe da Paz” (Padre Pio).

Conheça o Devocionário de Padre Pio

Canção Nova lança Bíblia on-line para dispositivo móvel

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone

Revista Canção Nova de agosto de 2010