Padre João Marcos Polak, na manhã desta quarta-feira, 24, convida-nos a sermos reavivados na fé pelo Espírito Santo, por isso precisamos sair do comodismo. Confira a transcrição do programa “Sorrindo pra Vida”.
.: Para adquirir este e outros programas do Sorrindo pra Vida, acesse a Loja Virtual
.: Receba no celular mensagens de fé e esperança. Envie a palavra VIDA via sms para 46991 – Saiba mais: bit.ly/smsvida
A Palavra de Deus está em II Timóteo 1,6-7:
“Por esse motivo, eu te exorto a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de sabedoria”.
São apenas dois versículos bíblicos, mas Deus quer falar conosco. A exortação que Ele quer fazer a cada um de nós é o reavivamento do carisma que Ele nos deu; reavivar algo que nós já temos.
A palavra “reavivar”, segundo o dicionário, significa reanimar, despertar, ressuscitar, reativar etc. É algo que nós já temos, mas que, talvez, esteja meio apagado, coberto de cinzas. Precisamos despertar tudo o que trazemos em nosso coração!
Busquemos esse reavivamento a cada dia, precisamos pedir esse chacoalho de Deus, isto é, sair do comodismo, sair da vida acomodada. Precisamos dizer a Deus: “Eu preciso dar um passo na minha espiritualidade!”.
Muitas pessoas acham que esse avivamento acontece pela força. Sim, estão certos, mas é pela força do Espírito de Deus. É ter a certeza de que o Espírito Santo direciona nossa vida, é saber que Ele está em nós independente de alguma insegurança. O avivamento é passar pelo momento da escassez e ter a certeza de que está seguro, porque colocou sua confiança em Deus.
Ser avivado é pedir a Deus para ser incomodado. Muitas pessoas vivem acomodadas, e até mesmo muitos grupos de oração se acomodam com a vida em Deus. Precisamos renovar nossa vivência com o Senhor todos os dias!
Estar reavivado é ser ousado, atraído e fervescente. Não podemos ficar parados na vida em Deus; precisamos ser incomodados para amar, rezar e servir os irmãos.
As pessoas não rezam mais como antes! Muitos dizem: “Mas o meu grupo de oração é diferente!”. Deus é o mesmo em todos os lugares, mas precisamos nos dobrar na presença d’Ele.
O que o reavivamento de Deus produz em Seus filhos? O primeiro passo: o arrependimento. Sem a confissão dos pecados não há avivamento; quantos se afastaram e não voltaram para Deus! Você tem jeito, mas precisa do arrependimento!
O segundo passo: a sede de santidade. É a radicalidade, é estar seguro na presença de Deus. Precisamos buscar a radicalidade em relação às músicas que escutamos, os programas que assistimos. Somos chamados a viver no mundo, mas sem fazer as coisas dele.
O terceiro passo: o amor à Palavra de Deus, que nos leva a uma experiência com o Senhor e nos dá mais vontade, mas não podemos desanimar.
O quarto ponto: a intimidade com Deus. É a certeza de que Ele está conosco, intimidade ao tirar um tempinho para estar com Ele.
O quinto ponto: o ardor missionário de evangelizar. Precisamos de testemunhos de vida, pregar com a nossa vida onde nós estivermos, ser aquilo que somos na igreja para as pessoas.
Deus não nos deu um espírito de medo, de covardia; nós recebemos bênçãos e bênçãos do Senhor e precisamos levá-las aos demais. Ele nos deu um espírito de força e animação.
É preciso fazer a experiência de entrar numa sala. E que sala é essa? A sala de Pentecostes. Fazer uma experiência com a graça de Deus. Uma vez que entramos nessa sala, Deus gruda em nós e não nos larga mais. Essa sala nos conduz a uma intimidade com Deus e muda a nossa vida.
Reavivemos o fogo da Palavra de Deus em nós!
Padre João Marcos Polak
Sacerdote da Comunidade Canção Nova
Transcrição e adaptação: Karina Aparecida