SORRINDO PRA VIDA - 08/12/2014

Nosso refúgio é o Senhor

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 8 de dezembro de 2014.

A Palavra meditada hoje está em 1 Samuel 30,1-8:

 

08122014_clube

“No momento de solidão, busquemos refúgio no Senhor”, afirma Márcio

 

Diante de uma dor muito grande, é comum ficarmos paralisados e não sabermos o que fazer. Davi tinha sofrido uma tribulação atrás da outra. Buscando refúgio com os filisteus, foi expulso da cidade e colocou-se a caminho de volta para sua casa. Chegando em sua cidade, ela estava devastada, pois havia sido saqueada, suas mulheres e filhos havia sido levados e a família de seus companheiros também. Além disso, seus companheiros, pela dor que sofreram, culparam Davi e tramaram matá-lo.

Quantos de nós sofremos a experiência de sermos maltratados fora de casa! Quando passamos por alguma humilhação, queremos logo chegar em casa para chorarmos e nos reconfortarmos. Imaginemos, então, a situação de Davi, pois nem casa para voltar ele tinha mais. Aqueles homens choraram até secarem suas lágrimas. Davi, em meio a toda sua dor, assumiu a atitude de se reconfortar em Deus. Ao contrário dele, aqueles homens buscavam culpar alguém. Quantas vezes nós culpamos as pessoas pelos males que nos acontecem?

Ninguém consegue nos reconfortar tanto quanto Deus. Todos nós precisamos de amigos, porém eles não conseguirão nos dar consolo como o Senhor. Devemos buscar as nossas forças no Pai das Misericórdias. No momento de solidão, busquemos refúgio no Senhor.

Alguns, hoje, sofrem pela perda de alguém que amou, porém não devemos transformar esta dor em amargura. Tenhamos a certeza de que um dia reencontraremos quem partiu antes de nós. As situações de muitos sofrimentos nos tiram a vontade de reagir, retira de nós o gosto pela vida.

A mágoa desperta em nós sentimentos de acusação – “Onde foi que eu errei?”, “O que eu fiz de errado?” ou “Eu podia ter feito diferente” – porém, partindo dessa acusação, começamos acusar os outros. A dor e a perda deixam marcas profundas em nosso coração. Muitos carregam dentro de seu coração a ferida na sua sensibilidade pelas diversas situações que passaram dentro de seu lar.

Quanto mais cedo a mágoa acontece, mais profunda é a ferida. Nosso coração precisa ser curado dessas feridas interiores.  Como curar as feridas do nosso coração? Primeiramente, devemos nos reconfortar no Senhor, porque somente Ele cura  nosso coração. Busquemos, na Palavra de Deus, a direção que devemos seguir, perguntemos ao Senhor o que Ele quer que façamos.

Para lidarmos com o medo das perdas, só há dois caminhos: entregar-se à dor e culpar as pessoas por nossas perdas ou nos reconfortarmos no Senhor e O deixarmos nos mostrar o caminho a seguir. Deus se preocupa conosco, Ele volve Seu olhar para nós e cura as nossas feridas com o Seu amor.

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e Adaptação: Ariele Silva