Tenda do encontro com Deus

Com homens de fé aprendemos a orar e a interceder

Olá! Amigos internautas! Meus irmãos e irmãs, eu sou o Alexandre, membro da Comunidade Canção Nova. É uma alegria estarmos juntos, eu quero, neste momento, partilhar com você a Palavra de Deus, que é luz para os nossos passos e que vem nos orientar. O Senhor quer falar ao nosso coração e o Livro do Êxodo, capítulo 33, nos traz uma lição de vida.

Alexandre de Oliveira
Foto: Wesley Almeida

Moisés pegou a tenda e montou-a fora, a certa distância do acampamento. Chamou-a ‘tenda do encontro’. Assim, todo aquele que quisesse consultar o Senhor deveria ir até essa tenda do encontro, fora do acampamento. Quando Moisés se dirigia à tenda, o povo todo se levantava e ficava de pé à entrada do local, seguindo-o com os olhos até ele entrar. Logo que Moisés entrava na tenda, a coluna de nuvem baixava e ficava parada à entrada, enquanto o Senhor falava com ele. Ao ver a coluna de nuvem parada à entrada do local, todo o povo se levantava e cada um se prostrava à entrada da própria barraca. O Senhor falava com Moisés face a face, como alguém que fala com seu amigo. Depois, o profeta voltava para o acampamento. Mas seu ajudante, o jovem Josué filho de Nun, não se afastava do interior da tenda (cf. Êxodo 33, 7-11).

.:Ouça este momento de partilha e intercessão

Moisés nos ensina que o diálogo com Deus, o nosso momento de oração, é de entretenimento, Deus se entretém com o homem, é um momento de amizade no qual o Senhor fala conosco.

“Moisés disse ao Senhor: ‘Ora, tu me dizes: ‘Faze subir este povo’; mas não me indicaste ninguém para me ajudar na missão. No entanto, me disseste: ‘Eu te conheço pelo nome e tu mesmo gozas do meu favor’. Se é, pois, verdade que gozo de teu favor, faze-me conhecer teus caminhos, para que te conheça e assim goze de teu favor. Considera que esta nação é o teu povo” (Êx 33, 12-13).

Moisés recorre ao Senhor: “Mostra- me, Senhor, os teus caminhos, para que eu goze de seu favor”. A súplica desse profeta é em favor do povo que a ele foi confiado.

A oração precisa ser um momento de diálogo, de intimidade com Deus. Ele é o grande interessado e toma a iniciativa de nos procurar em cada momento de oração, para falar ao nosso coração como Amigo. A oração não é um fardo, uma perda de tempo; pelo contrário, este é o momento mais importante, é o momento de “entretenimento” com o Senhor.

Nesse momento [de oração] precisamos ser desinteressados e pedir que o Senhor nos mostre os Seus caminhos, não por nós mesmos; mas por aquilo que nos foi confiado. Deus confiou algo muito importante a você! Confiou os seus filhos, seu casamento, sua família, seu pai, sua mãe, os estudos, a carreira profissional.

E o que o Senhor confiou a você? A Moisés, Ele confiou uma nação, e por este povo, o profeta pediu ao Todo-poderoso que mostrasse os caminhos d’Ele.

Seja um homem de oração e peça: “Mostra-me, Senhor, os Seus caminhos”. Na situação em que você vive hoje, Deus quer mostrar os caminhos, a verdade e a vontade d’Ele para você. A oração é o meio pelo qual o Senhor mostra os Seus desígnios.

Talvez você não encontre as respostas e esteja em meio a um labirinto, sem saída. O Altíssimo quer mostrá-los, de forma concreta, no seu dia a dia, revelar os caminhos d’Ele, mas é necessária a oração, ser amigo de Deus.

O Senhor quer mostrar os caminhos d’Ele para a Canção Nova, nas dificuldades, em cada campanha, para que ela tenha cada vez mais o conhecimento do caminho d’Ele, por isso, precisamos de homens e mulheres como Moisés, que roguem a Deus dizendo: “Mostra-nos os Seus caminhos, Senhor”, porque esta nação e a Canção Nova são Seu povo, pertencem ao Senhor.

Precisamos de intercessores! Você que é sócio desta obra, agradeço por sua generosidade, pela iniciativa e mais ainda pela sua oração e intercessão. Temos vivido um intenso combate espiritual, assim como em sua vida. Precisamos unir nossas orações.

Eu daqui, como consagrado, rezo por você agora, pedindo que o Senhor abençoe você, que Ele cuide da sua vida, fortalecendo-o nesta batalha que você tem enfrentado hoje. E quero contar com sua oração por aqueles que caminham à frente desta obra de Deus, para que nós consagrados da Canção Nova não nos desviemos dos desígnios d’Ele; para isso precisamos de intercessores fiéis como Moisés, que clamem: “Senhor, faça-nos conhecer os Seus caminhos”.

Quero agradecer a Deus por você sócio que é fiel em suas doações, em sua generosidade, nas suas iniciativas e por sua fidelidade na intercessão. Assim como Moisés foi o intercessor para o povo de Israel, você tem feito o mesmo pela Canção Nova em cada Pai-Nosso, em cada Ave-Maria, em cada terço, em cada Eucaristia para que permaneçamos sempre nos caminhos de Deus. Assim como a Canção Nova, desejo a você sócio que permaneça fiel no caminho de Deus, pois só no caminho do Todo-poderoso gozamos da verdadeira felicidade.

Deus abençoe a todos!

Alexandre de Oliveira
Comunidade Canção Nova

.: Canção Nova lança Bíblia on-line para dispositivo móvel

Confira outros programas Sorrindo pra Vida

Eto evangeliza através do twitter.com/etoCN

.: Conheça o Blog do Alexandre Oliveira

.: Ouça o podcast com Alexandre Oliveira

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone

.: Adquira a coleção “Dons do Espírito” escrita por Márcio Mendes

.: Saiba mais sobre o DVD do Sorrindo pra Vida com o Eto

.:Revista Canção Nova de julho de 2010