
Eu quero convidar você para abrir a Palavra de Deus em:
Salmo 23.
Nós cremos que Deus é Pai, que proverá tudo, nos salvará e nos dará força; enquanto o ímpio já diz ter e não precisar de Deus.
Vivemos da Divina Providência, vivemos do Deus proverá, mas para isso também é preciso vivermos da fé e na transparência.
É o Senhor quem nos faz viver na paz. Jesus é a paz, pois essa graça não vem de ninguém, a não ser d’Ele, porque é Ele quem restaura as nossas forças. Cristo quer nos curar das nossas feridas, a nossa alma é muito machucada.
Deus é misericordioso, porém, precisamos ter um coração temente. Muitas vezes, como ovelhas, escapamos das mãos do pastor e nos perdemos, mas Jesus, que é o nosso Pastor, vai ao nosso encontro nos resgatar. Só Ele é o caminho, a verdade e a vida. Sabemos que no caminho de Deus estamos seguros, o Senhor é a nossa justiça e está sempre conosco, Ele está no meio de nós. Precisamos de Jesus e precisamos anunciar que somos d’Ele.
O Senhor nos ama a cada um em particular. Somos como as ovelhas, que precisam de constantes cuidados. Precisamos reconhecer que somos dependentes do Pastor, que é Jesus. Quando o povo segue o seu Pastor, não carece de coisa alguma, porque é o Senhor que cuida de todas as coisas.
A cada dia basta o seu cuidado, é preciso confiar e fazer todas as coisas bem no dia de hoje, sabendo que Deus proverá tudo o mais. Ele cuida de nós, porque nos ama e somente deseja de nós o louvor e que O busquemos e que possamos falar tudo a Ele como falamos a um amigo.
Muitas vezes, queremos estar com as pessoas, ser presentes, mas o que dar se estamos vazios da presença de Deus? Precisamos do Senhor, da amizade d’Ele na vida de oração para sermos sustentados. Ele restaura as nossas forças e nos ajuda a vencer as barreiras, arrancando de nós todas as raízes do medo. Deus nos permite passar por algumas situações para que aprendamos a lutar.
Ser mais que vencedores quer dizer viver em paz mesmo em meios às dificuldades, porque é no Senhor que confiamos. Precisamos a cada dia olhar para trás, não para ficar parados nas coisas negativas, mas para, com o coração grato, ver todos os cuidados de Deus e as vitórias alcançadas por meio da Providência Divina, reconhecendo sempre que o Todo-poderoso é o Pastor que cuida de nós.
Olharemos para trás e diremos: bondade e misericórdia nos acompanham, porque o Senhor está conosco. No Antigo Testamento eram as ovelhas que eram sacrificadas; mas no Novo [Testamento] é o próprio Pastor quem nos dá a vida.
Wellington Silva Jardim (Eto)
Administrador da Fundação João Paulo II
Transcrição e adaptação Célia Grego