A Palavra, que Deus nos dá para meditarmos hoje, está em João 20, 24-31.

Nós, muitas vezes, nos identificamos a Tomé ao nos contrapor a Jesus. E pensamos: Como ele [Tomé] pôde fazer isso? Pois os outros apóstolos diziam que Cristo estava ressuscitado e mesmo assim ele não acreditou. Temos a mesma dureza de coração. Tomé expõe o que estava no coração dele, foi um choque esse contato com Jesus Ressuscitado. Da mesma forma, também tomamos um choque com a Palavra, pois Jesus morreu e ressuscitou para os seus. De onde vem essa Palavra que tem o poder de mudar o coração das pessoas? Tudo isso porque ela é a verdade, a qual transformou o mundo. A força deste anúncio vem da verdade.
Existem dois caminhos: crer para depois compreender ou compreender e depois crer; é uma bifurcação. São caminhos inconciliáveis, bem distintos e com uma diferença notável de ter fé e depois experimentá-la. Tomé teve que primeiro fazer uma experiência com Cristo para que comprovasse a sua fé. Nós também sempre queremos compreender primeiro para depois crer. Para entendermos mais sobre a ressurreição é preciso estudar a Palavra, pois a fazer isso, purificamos nossa fé porque entendemos o que acontece.
A ressurreição é um mistério e compreendê-la para depois crer é complicado, porque corremos o risco de não dar o passo de acreditar que Jesus venceu a morte. Esse é o passo mais importante; nunca ninguém vai conseguir compreender a ressurreição por completo. Ninguém vai entendê-la porque é uma obra de Deus, é um mistério. Não é obra dos homens, ela nos supera, pois é um Deus Todo-poderoso. Se nós temos dificuldade de entender nossas coisas, imaginem entender os mistérios de Deus. Entender primeiro para depois crer? Complicado. Experimente primeiro e se entregue a Deus pela fé e experimente esse Deus maravilhoso. Aposte sua vida em Deus.
Infelizmente, temos que esperar e isso é muito difícil porque somos ativos e, às vezes, corremos o risco de cair em tentação e ditar as regras para Deus. Quando estamos procurando entender algo somos nós que ditamos as regras do jogo, mas quando fazemos uma experiência de verdade, as coisas mudam de figura e descobrimos que Cristo está ressuscitado. Quem reconhece a verdade é obrigado a reconhecer que Jesus ressuscitou dos mortos. Conhecendo a Ele devemos fazer as coisas que Deus quer que façamos. A Palavra de Deus foi feita para ser experimentada. No entanto, muitas pessoas não estão dispostas a dobrar-se diante da verdade. O caminho mais seguro e certo é crer para você compreender; é o caminho mais vantajoso. Crer o que não é possível compreender, pois é um mistério. A Bíblia existe para ser crida, ela é um remédio para nossa vida. É assim que Deus nos salva: pela verdade; foi por ela que o mundo foi mudado.
É um fato incontestável que a Palavra de Deus foi proclamada pelo Espírito Santo há dois mil anos. Ela nos salva porque é anúncio da verdade.
Se você confessar e crer de coração que Jesus ressuscitou você será salvo. Nossa salvação depende de nossa fé na ressurreição.
Depois disse a Tomé: Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas homem de fé. Respondeu-lhe Tomé: Meu Senhor e meu Deus! Disse-lhe Jesus: Creste, porque me viste. Felizes aqueles que crêem sem ter visto! (João 20, 27-29). Esse é o caminho mais seguro: crer sem compreender, pois os mistérios de Deus são inesgotáveis.
Através da paixão o Senhor passou da morte para a vida (Santo Agostinho). Abrindo caminho a nós que cremos na ressurreição para que também passemos da morte a vida.
Celebrar a Páscoa é acreditar na ressurreição!
A morte de Jesus não prova a verdade sobre a vida eterna, prova o amor dEle por nós. Portanto, o que prova a vida eterna é a ressurreição. Jesus Cristo ressuscitou!
Márcio Mendes
Comunidade Canção Nova
Alcançamos 63% do ‘Projeto Dai-me Almas’ do mês de março. Deus lhe pague por sua fidelidade e generosidade!
Transcrição e adaptação: Eliziane Alves
Adquira em nosso shopping:
.: Livro
O dom das lágrimas’ Márcio Mendes
.:Livro
A Biblia no meu dia-a-dia.
Mons. Jonas Abib.
.: DVD
Como é linda a nossa família
Monsenhor Jonas Abib e filhos