SORRINDO PRA VIDA - 14/03/2017

A vida a dois é uma constante prova

A vida a dois nos prova diariamente, pois somente o amor pode nos fazer superar as diferenças nos relacionamentos

Márcio Mendes, na manhã desta terça-feira, dia 14 de março de 2017, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, partilha sobre as dificuldades da vida a dois, onde é preciso perseverança para superar as provas diárias. Confira sua mensagem:

A Palavra meditada está em São Tiago 1,12-18:
Feliz aquele que suporta a provação, porque, uma vez provado, receberá a coroa da vida, que o Deus prometeu aos que o amam. Ninguém, ao ser tentado, deve dizer: “É Deus que me tenta”, pois Deus não pode ser tentado pelo mal e tampouco tenta a alguém. Antes, cada qual é tentado por sua própria concupiscência, que o arrasta e seduz. Em seguida, a concupiscência concebe o pecado e o dá à luz; e o pecado, uma vez maduro, gera a morte. Não vos enganeis, meus caríssimos irmãos. Todo dom precioso e toda dádiva perfeita vêm descendo do Pai das luzes, que desconhece fases e períodos de sombra. De livre vontade ele nos gerou, pela Palavra da verdade, a fim de sermos como que as primícias de suas criaturas.

A vida a dois é uma constante prova

Foto: Arquivo/cancaonova.com

Viver é passar pela prova!

Suportar a provação não é fácil. A desconfiança produz uma ruptura nos relacionamentos. Como é difícil continuarmos ao lado de pessoas que não acreditam em nós e nos testam o tempo todo!

A convivência é uma provação. A mulher é provada, por vezes, nas próprias atitudes de seu marido. Não passe para outro passo em seu relacionamento se acredita que, depois de casados, a pessoa irá mudará. Infelizmente, muitas pessoas entram num casamento pensando que, se não der certo, poderá tentar novamente com outra pessoa.

O homem com quem você se casou não vai mudar após o casamento. Em contrapartida, a mulher com quem você se casou muda! Ela muda o corpo, o comportamento, os pensamentos e sua forma de olhar a vida.

O homem pode demorar anos para entender que é casado; diferente da mulher, que, no outro dia, entende que não é mais uma mulher solteira, mas sim uma dona de casa, esposa e futura mãe de família.

Permaneça firme na provação

Felizes aqueles que, mesmo provados, suportam firmemente e não desistem. Decepções sempre as teremos, não há como escapar delas. Nós somos falhos, as pessoas que convivem conosco também são falhas, porém não desanimemos. Deus nos chama, vamos por Sua causa.

A provação não durará para sempre. Estamos no tempo presente, mas também estamos na eternidade. O Espírito Santo está em nós, então, o céu está em nosso coração.

Quem está com Deus experimenta o céu dentro de si. Aquele que suporta a provação receberá a coroa da vida. À medida que suportamos a provação, a vida vai nos coroando.

Como nos mantermos vivos?

A vida é dinamismo. É sairmos de nós! Quem suporta a prova receberá mais vida. Quanto mais vencemos a tentação, mais vida recebemos de Deus.

É a tentação que está aqui para nos derrubar, pois Deus não tenta ninguém. Uma vez que temos de passar pela tentação, o Senhor não nos deixa sozinhos, mas vai ao nosso lado. A provação nos purifica.

Pra que uma pessoa prova o ouro? Para separar o que é bom daquilo que não presta. A provação é de Deus, mas quem nos testa é a vida. Cada um é tentado de uma forma. O maligno sabe qual é a nossa fraqueza e usará dela para nos destruir.

A tentação bate em nós para nos desequilibrar. Se resistirmos, seremos coroados de vida, de força. Quanto mais resistirmos à tentação, menos força ela terá para nos destruir.

Sem Deus nunca conseguiremos ser felizes!

A felicidade brota de uma vida íntima com o Senhor. Sem Deus não conseguiremos ser felizes. Seremos felizes à medida que aguentarmos e resistirmos até o fim.

Quando amamos demais uma pessoa, numa certa medida, essa pessoa passa a pertencer mais a nós do que ao outro. O amor nos dá o outro.

Enquanto lutarmos, Deus estará conosco para nos fazer vencer. Se resistirmos aos apelos que o mal nos faz, tornaremo-nos insuportáveis para o maligno. Quem faz o mal se torna amigo do tentador.

O próprio Senhor nos diz pela boca de São Pedro: “Resisti ao demônio e ele fugirá de vós”. Ao resistirmos às tentações, seremos coroados com a coroa da vida, e assim experimentaremos a liberdade e a alegria.

O que estamos vivendo hoje não é castigo de Deus. Esse pensamento é diabólico. Não há como acreditar num Pai que machuque Seus filhos.  O que nos acontece no presente é consequência das nossas escolhas, mas não castigo de Deus. Ele não se vinga de nós! O Senhor é Pai, é amor e vibra com nossas vitórias.

Os santos de devoção aos quais recorremos torcem por nós. Os anjos que Deus enviou para nos guardar torcem por nós.

O mal tira de nós as forças

Um coração concupiscente engravida do pecado e gera frutos malignos. Para sermos felizes precisamos alimentar a alma e o coração. O amor de Deus nos faz nascer de novo! Todo dom perfeito vem do céu. Quem nunca deixa de ser bom e fazer o bem recebe de Deus toda graça que vem do Céu.

Márcio Mendes
Missionário da Comunidade Canção Nova

 Transcrição e adaptação: Ariele Silva

kids

↑ topo