Sorrindo pra vida - 20/01/2014

Nunca é tarde para recomeçar!

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta segunda-feira, dia 20 de janeiro de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em São João 8, 1-11.

“O Senhor é mestre em fortalecer os fracos, levantar os abatidos e recuperar os fracassados”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida/Arquivo Fotos CN

Era madrugada, e Jesus foi para o Monte das Oliveiras, o Seu lugar de oração. Quando voltou ao Templo, mesmo sendo madrugada, o povo se reuniu ao Seu redor. Por quê? Porque as pessoas têm sede de uma palavra verdadeira, de esperança, de amor. O nosso corpo e a nossa vida se alimentam de amor e este, muitas vezes, entra no nosso coração por meio de palavras. Por esse motivo, aquelas pessoas iam de madrugada ao encontro do Senhor.

As pessoas não estavam ali só para ouvi-Lo, mas também para serem curadas por Ele. Como é poderosa a oração! Ela é capaz de tudo, porque alcança qualquer coisa, fortalece o fraco, anima o abatido e dá sabedoria àquele que está confuso. A oração é tão poderosa que restitui a saúde do nosso corpo. Ela nos leva ao encontro com Deus, que transforma toda nossa vida, nos dá paz e muita alegria no coração. Por tudo isso, as pessoas se reuniam em torno de Jesus, na madrugada, para ouvir os Seus ensinamentos.

Nessa ocasião, escribas e fariseus trouxeram uma mulher pega em adultério. Eles chegaram falando que, pela Lei de Moisés, ela deveria ser apedrejada. Perguntaram a Jesus o que Ele tinha a dizer sobre isso. Vejam: a resposta não era para a mulher, mas para os que a acusavam. E, ao questionar o Senhor, eles não queriam só uma resposta, mas faziam-Lhe uma armadilha, pois, se Ele respondesse que, por amor, eles deviam liberá-la, todos iam dizer que o Senhor estava contra as Leis de Deus. Mas, se Jesus dissesse que deveriam apedrejá-la, iam dizer que Ele estava incitando um assassinato. De todo jeito, eles iriam matá-la. Então, pensaram: “Já que Ele se diz Filho de Deus, por que não O envolver nessa história?”. Foi o que eles fizeram ao Lhe perguntarem como deveriam agir.

Apesar de aquela mulher ter caído na infelicidade do adultério, Jesus, ao ser questionado, inclinou-Se e começou a escrever no chão com o dedo. Tenho certeza de que, nesse momento, o Senhor rezava e pedia uma palavra de sabedoria a Deus, para que Sua resposta fosse salvação para todos, tanto para os que a acusavam como para quem era acusada. Em momentos difíceis, não podemos responder precipitadamente. Precisamos aprender a acalmar o coração e pedir a Deus uma palavra de sabedoria para a resposta que vamos dar.

Jesus ainda estava abaixado quando os escribas e fariseus insistiram para que Ele respondesse. Então, sem acusá-los, o Senhor se levantou e disse: “Quem de vocês não tiver pecado, atire nela a primeira pedra.”

Depois disso, Cristo não ficou de pé para ver quem ia ficar ali para condenar aquela mulher. Ele se abaixou novamente e continuou escrevendo no chão. Enquanto isso, todos saíram, um por um, a começar pelos mais velhos, ficando somente a mulher e o Senhor. Então, Jesus se levantou e perguntou: “Mulher, onde estão os outros? Ninguém condenou você?” Ela respondeu: “Ninguém, Senhor.” Então, Ele lhe disse: “Eu também não a condeno. Pode ir, e não peque mais.”

Jesus não nos condena nem pelos nossos pecados mais graves. O que Ele tem para nós é uma palavra de paz e uma chance para recomeçarmos. Depois que nós saímos do pecado, precisamos nos agarrar em Deus com todas as nossas forças, para que esse mal não volte pior para nossa vida.

O Senhor é Mestre em fortalecer os fracos, levantar os abatidos e recuperar os fracassados. Ele tem o poder de restaurar vidas e de nos fazer inteiramente novos. Sei que, algumas vezes, nós nos colocamos diante d’Ele; outras vezes, somos arrastados por alguma circunstância, assim como ocorreu com essa mulher do Evangelho, mas, seja pelo que for, experimentamos sempre a Sua compaixão.

Nesta manhã, a Palavra para você é uma só: “Eu não o condeno, você pode recomeçar”. Então, também não se condene. Pare de se prender a uma vida de pecado, que só traz infelicidade. Jesus está lhe dizendo que, pela força da oração, você pode recomeçar a sua história cheio do amor que Ele tem por você.

O grande motivo pelo qual Deus não nos condena é porque Ele nos ama, tem compaixão de nós e sabe que podemos melhorar. O Seu amor não muda com os nossos altos e baixos, Ele sempre nos perdoa. Mas a salvação só entra no nosso coração quando decidimos não pecar mais e quando, apesar de inconstantes, lutamos contra nossas inconstâncias. Independentemente disso, o Pai nunca muda a nosso respeito, Ele sempre é misericórdia, perdão e compaixão.

Vamos pedir, nesta manhã, a graça de termos um coração aberto para esse amor. Ainda que nós vejamos somente pessoas com pedras nas mãos, não condenemos os que nos condenam. A melhor coisa que podemos fazer, nessa situação, é buscar Jesus, que nos fortalece e nos levanta dos nossos fracassos. O melhor, neste dia, é sermos otimistas e louvarmos a Deus, que nos perdoa.

Para o Senhor ninguém avançou demais na vida de modo que não possa recomeçar. Nunca é tarde demais para quem ama. Entregue a sua vida e a de quem você ama para o Senhor, na certeza de que Ele faz justiça a todos os oprimidos. Confie e interceda, porque é poderosa a oração.

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa:

LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.