SORRINDO PRA VIDA - 23/09/2016

Coragem! Não se prostre diante dos sofrimentos e provações

Sofrimentos e provações vem para nos abalar. É preciso coragem e decisão para nos levantarmos e continuarmos a caminhar.

Padre João Marcos Polak, na manhã desta sexta-feira, dia 23 de setembro de 2016, no programa ‘Sorrindo pra Vida’, medita sobre a presença de Deus em nossas vidas e nos fala sobre confiança, pois Ele nunca nos abandona nos sofrimentos e provações.


.: Para adquirir esta edição e outras do programa ‘Sorrindo pra Vida’, acesse a Loja Virtual
.: Receba no celular mensagens de fé e esperança. Envie a palavra VIDA via sms para 46991 – Saiba mais: bit.ly/smsvida

A Palavra meditada está em São João 16,33b:
“No mundo tereis aflições. Mas tende coragem! Eu venci o mundo.” 

Nos sofrimentos e provações, o Senhor está comigo?

Foto: Arquivo/cancaonova.com

Somos chamados a configurar nossa vida a Cristo, e isso significa passar pela cruz e pelos desafios diários. Ele nos afirma que teremos aflições, por isso precisamos ter coragem.

Hoje, celebramos a memória de Padre Pio, que foi tentado pelo inimigo, mas perseverou na dor e tentação. Por que o demônio o tentou? Porque sabia do bem que esse santo faria à humanidade. O inimigo de Deus não se preocupa com aqueles que estão fora dos caminhos do Senhor, mas ele quer desviar aqueles que lutam pela santidade.

Não desanime diante das dificuldades e provações

Você já deve ter pensado: “Nossa, depois que entrei para Igreja e comecei a andar com Deus, as tentações aumentaram!”. De fato, isso é uma verdade. O inimigo vem com força para nos levar à mornidão, pois ele não quer que os filhos de Deus sejam fervorosos na fé.

Diante as dificuldades que vivemos, somos chamados a ser como Maria, que suportou o sofrimento ao ver Seu Filho ser morto, mas ficou em pé, firme, segura aos pés da cruz. Não podemos parar nem desanime! Sigamos em frente, com coragem.

Com os olhos fixos no Senhor, renovemos nossas forças. Muitas vezes, ficamos prostrados devido às dificuldades que temos passado, mas não devemos parar em nossas dores. Tenhamos a coragem de nos levantar e continuar a caminhar.

Sempre que for preciso, recomece!

Recomeçar é possível, mas é uma decisão pessoal. Jesus venceu o mundo para nos fazer vencedores n’Ele. O Espírito Santo nos ajuda a vencer. Diante de perdas, da dor da saudade, das lágrimas, o Senhor nos sustenta. É n’Ele e com Ele que vencemos as dores.

Leia mais:
:: Tomar a cruz significa ter gosto pelo sofrimento?
:: Como passar pelas provações a exemplo de Tobit

Onde está Deus na minha dor?

Quantas pessoas perderam entes queridos em acidentes ou de maneira repentina! No entanto, como o nome já diz, foi um acidente. Não foi Deus quem quis tirar a vida dessa pessoa, pois Ele é um Pai de amor e não um Pai que castiga. Em meio às tragédias e fatalidades da vida, o Senhor, em Seu infinito amor, consola-nos.

Em nosso batismo, recebemos a vida de Deus, mas, inúmeras vezes, queremos ser pessoas sem vida, pois sufocamos a presença do Espírito Santo em nosso coração. O Senhor vem ao nosso encontro para nos restaurar.

Não desanimemos se não conseguirmos fazer as coisas de Deus. Tentemos novamente e continuemos a caminhar. O Senhor é o modelo para nós, e ao olharmos para sua vida, não paremos nas dificuldades.

Estamos desanimados, perdemos um ente querido, passamos por alguma doença e perdemos a esperança? Levantemo-nos e retomemos a vida! Deus oferece Sua graça a nós, mas depende de cada um querer ou não se levantar, pois isso exige de nós um esforço.

Não é Deus quem coloca sentido em nossa vida?

Deus está à porta do nosso coração, porém depende de nós abri-la ou não. A decisão de aceitar Cristo, levantar-se da prostração, buscar a santidade é de cada um de nós. Retomemos os pontos e sonhos que deixamos para trás.

O demônio tem medo das almas determinadas. Seja determinado em Deus! Tudo o que combatemos, venceremos se colocarmos nossa confiança no Senhor da vida.

Se fixarmos nossos olhos em Cristo, não desanimaremos. Não há o que temer, pois Deus é nosso Pai. Quem se prostra diante da presença do Senhor agiganta-se diante do inimigo. É o Senhor quem renova nossas forças.

Padre João Marcos Polak
Missionário da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Ariele Silva

Saiba como ajudar a Canção Nova