Luzia Santiago (março/08)

Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura

Homens novos para um mundo novo!

Luzia Santiago
Foto: Revista Canção Nova

A primeira justificativa que nos abre à graça de Deus é que Jesus, por sua morte, nos liberta do pecado e, por sua Ressurreição, nos abre as portas de uma nova vida. Este é o duplo sentido do Mistério pascal. Quando fazemos memória do Mistério Pascal, ele se atualiza e a obra de Cristo acontece novamente no presente, nos redime, nos salva, nos abre as portas para uma vida nova.

Assim como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também Deus quer que vivamos para esta vida nova. Nós temos a sua promessa:“Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo!” (II Cor 5,17) e “Eis que faço novas todas as coisas”.Deus nos promete uma nova criação com uma nova geração: Homens Novos para um Mundo Novo.

A Canção Nova existe para isto. Deus nos criou uma comunidade para a formação de “Homens Novos para um Mundo Novo”. Somos como uma sementeira, onde Deus investe para formar Homens Novos para um Mundo Novo. É uma longa e árdua tarefa, ação conjunta de Deus e nossa. Obra que durará toda a vida. Somos agentes de transformação. Na medida em que caminhamos com serenidade na nossa formação pessoal dentro da Canção Nova, vamos provocando uma reação em cadeia, que vai atingindo muitas outras pessoas.

Somos uma comunidade de vida, que vive e fermenta a grande comunidade. Mas não somente o núcleo e aliança; hoje somos uma grande família comprometida em trabalhar por uma Humanidade Nova.

É assim que vai se realizando a grande evangelização. Assumimos o Kerigma, o primeiroanúncio. Realizamos todo o processo da Evangelização fundamental. É por meio dela que Jesus é anunciado no poder do Espírito Santo. É por meio dela, que os corações se abrem e acolhem a salvação de Jesus e se rendem ao seu senhorio. É por ela que acontece o novo nascimento, de que nos fala o Evangelho: o “nascer do alto, do Espírito”. Somos ainda uma comunidade-fermento: temos a graça de ajudar a outros, para viver o duro processo de transformação para chegar à estatura adulta de Jesus Cristo. O que transmitimos não é um modelo de pessoa já perfeita, mas o modelo de uma vida suada, de luta, dia a dia. É uma escola de santidade, para passar da criatura velha para o homem novo.

O Senhor nem espera estarmos formados,para nos colocar no trabalho de formação de outros. Deus mesmo vai capacitando os seus escolhidos. Enquanto somos trabalhados por Deus, Ele já nos usa como seus instrumentos. É a Pedagogia de Deus para nós. Ao realizar a nossa missão, vamos sendo formados por Deus. Evangelizando, estamos sendo evangelizados. É o “dai e vos será dado” acontecendo também no nosso processo de transformação. Na “oficina da vida” vamos sendo transformados no Homem Novo, no Cristo Ressuscitado!

“É uma escola de santidade, para passar da criatura velha para o homem novo.”

Luzia Santiago
Co-fundadora da Comunidade Canção Nova

Shopping Virtual:


.: DVD
Como é linda a nossa família
Monsenhor Jonas Abib e filhos


.: Livro
O dom das lágrimas
Márcio Mendes