Ricardo Sá

Simplicidade e silêncio, dons que aprendemos de São José

Nesta data tão importante em que toda a Igreja celebra o Dia de São José, o portal Canção Nova quer homenagear os nossos sócios evangelizadores e a todos vocês homens, que, com suas orações e dedicação, assumem esta obra de evangelização como parte de sua missão.

O missionário e ministro de música Ricardo Sá, devoto de São José, apresenta nesta mensagem alguns detalhes importantes que trarão a você um desejo ainda maior de se parecer com aquele que carregou o Salvador do mundo em seus braços e que ensina a todos nós, com o seu exemplo, a também O carregarmos em nosso coração.

Ricardo Sá fala de São José
Foto: Wesley Almeida

Olá! Sou eu, Ricardo Sá, abraçando você principalmente hoje quando celebramos o Dia de São José. Lembrando que ele é o patrono universal de toda a Igreja.

Talvez os títulos acabam por nos distanciar um pouco daquilo que é a verdadeira personalidade dos santos, os quais, com muita simplicidade, viveram suas vidas. A respeito de São José, vale a pena salientar algo muito simples, do jeitinho que é esse santo, mas de importância vital e do que não devemos nos esquecer jamais: Que o Pai confiou nas mãos dele a salvação do mundo. Portanto, São José é quem carregou, em seus braços, Jesus Cristo, a nossa salvação.

José sabia disso e, não obstante, não teve, em nenhum momento da sua história, a pretensão de se apresentar tal como ele era, por ter recebido de Deus imensa honra, por carregar em seus braços a salvação do mundo.

No mínimo, duas grandes coisas nós aprendemos a respeito de São José, a primeira: uma grande humildade, estamos diante desse homem que teve em suas mãos a salvação de toda a humanidade e a segunda: soube muito bem guardar silêncio de tudo isso.

Uma vez que Deus colocou a salvação nas mãos de São José, o que eu não colocaria nas mãos dele para que cuidasse para mim? Uma vez que Deus colocou nossa salvação nas mãos desse grande santo, eu e você somos convidados para colocar a nossa vida e a nossa história nelas também.

Santa Teresa D’Ávila, uma santa de temperamento muito forte, muito exigente na sua fé, proclamava ao mundo inteiro que recorrêssemos a São José, dando a todos que a ouviam a garantia de que seriam ouvidos, segundo a vontade de Deus.

Então quando olhar uma imagem de São José, lembre-se de que a salvação está nas mãos dele e que o Pai confiou Jesus Cristo em suas mãos. Da mesma forma, confiemos nossas vidas nas mãos do pai adotivo de Jesus.

Meu glorioso São José, nas vossas maiores aflições e tribulações o anjo não vos valeu? Valei-me, São José!

Ricardo Sá
Comunidade Canção Nova