É mês de São José! Como é fácil identificá-lo. Homem que nada viu, mas que sempre se orientou pela fé. São José, para mim, é homem de trabalho, silêncio, transparência; homem simples, mas sem medo e com muita autoridade.
Ele é o símbolo do trabalho. E viveu com o propósito resoluto de servir a comunidade. É exemplo para o lavrador que, das entranhas férteis da terra, arranca o alimento que nutrirá seu povo; e também o é para os industriários, engenheiros, médicos, professores, enfim, para todos os que focalizam a luz de sua inteligência na resolução dos problemas sociais e religiosos de seus semelhantes.
“O homem nasceu para o trabalho”, dizia Jó. Dispensar alguém do dever do trabalho é privá-lo da disciplina, a qual forja o caráter nobre, proporcionando-lhe satisfação duradoura.
São José é portador da maior responsabilidade do mundo: criar e educar como homem o Filho de Deus. Eu fico imaginando os desafios e as dificuldades na missão deste grande santo. Mas penso também que só quem tem dificuldades a vencer é que descobre o verdadeiro valor da vida. O pão aproveitável é somente aquele que se adquire com o nosso esforço próprio. O homem vale na proporção do esforço que se impõe a si mesmo. Quem nada faz, nada vale.
São José nos ensina que precisamos caminhar em direção à perfeição, pois para Deus nada é impossível. Precisamos romper com os nossos complexos de que não podemos ser perfeitos. O ideal proposto para todos os homens foi determinado pelo maior Educador de todos os tempos, Jesus Cristo: a perfeição. “Sede perfeitos como Vosso Pai que está no céu” (Mt 5,48).
Em nossa vida espiritual, imitemos São José. Ele, com sua redobrada fé e coragem, inspirava novo ânimo aos que conviviam com Jesus. A perseverança era uma das virtudes desse santo. Perseverança é a capacidade de esforço sustentado pela fé, pois “tudo que o homem semear, isto também ceifará” (Gl 6,7).
Neste mês de março, queremos, aqui na Canção Nova, como fez São José, acolher a cada dia Jesus Eucarístico. Eu os convido a vir, aqui, neste Território Eucarístico, para estar com Ele. Venham fazer seus retiros, suas novenas, acampamentos e experimentem o início de uma vida eterna com Deus.
Como é bom vê-los alegres aqui nesta chácara! A participação ativa de vocês nos dá ânimo e a certeza de que tudo que realizamos à imitação de São José , garante-nos o grande objetivo de Deus: fazer-nos experimentar o Amor dEle.
Deus lhes pague por tudo.
Só posso repetir sempre: Eu amo vocês.
Seu irmão,
Wellington Silva Jardim
Administrador da Fundação João Paulo II
.: Livro Administrar a própria vida
:Welligton Silva jardim
.: Coleção Papa Bento XVI
Ratzinger, Joseph – Papa Bento XVI