Arrecadador

Arrecadador

Eu quero falar da graça que o próprio Senhor nos proporcionou na Canção Nova, que é o trabalho dos “Arrecadadores do Clube do Ouvinte”. Já começo dizendo que eles são a Providência Divina para a Canção Nova!

Como tudo isso surgiu? Em 1980, quando nós adquirimos a Rádio, no dia 1º de abril. Nós tínhamos de preparar tudo para que ela se tornasse “A Rádio do Senhor”, nome que foi uma grande inspiração para nós.

“Mas, como manter esta Rádio?” foi nosso questionamento na época. Foi quando depois de muitos esforços feitos com comerciais e propagandas, o padre Jonas nos disse: “Nós temos de viver da fé. A Canção Nova é chamada a fazer uma Rádio que viva da Divina Providência”. Então, dentre os membros da comunidade, ele designou a mim para que eu fosse na cidade arrecadar fundos, para nós pagarmos as prestações da Rádio. Naquela época, o projeto era o de ir às pessoas de boa vontade e conseguir 20 mil cruzeiros emprestados.

Parti com grande medo, insegurança, e a primeira cidade a que fui foi Guaratinguetá. Fui procurar os comerciantes do local, e quando batemos na primeira porta de comércio, o gerente da loja me disse: “Vai trabalhar, menina, aqui não tem dinheiro!” Como quem diz: “O que você está fazendo, aqui, você é jovem, vá trabalhar”. E eu saí dali muito chorosa, rezei muito à noite.

Em casa, tirei, com a Dona Cida, a Palavra de Deus, que diz que Jesus estava ali com seus apóstolos e que tinham trabalhado a noite inteira e não conseguiram pescar nem um peixe, e o Senhor aparece para eles e lhes diz: “Lançai a rede para o outro lado”. A Dona Cida falou-me que o Senhor estava mandando a gente lançar a rede para o outro lado. Eu disse: “Mas para que outro lado?” E aí ela disse: “Vamos ao povo dos grupos de oração, vamos aos fiéis, eles são simples, mas generosos, porque se encontraram com Jesus e já fizeram a experiência com Deus. É um povo convertido”.

E naqueles dias, nós andamos por Guaratinguetá inteira, de grupo em grupo de oração, e ao, mesmo tempo, os integrantes destes nos indicavam pessoas para irmos visitar e lá íamos nós: ora nos grupos ora nas casas das pessoas indicadas. Mas não só pessoas de grupos de oração, mas cursilhistas, de grupo de casais, enfim, de todos os movimentos da Igreja.

E foi, então, que Deus abriu as portas: os fiéis nos emprestavam dinheiro e era um grande incentivo para irmos para outras cidades. Assim, eu viajei por todo o Sul de Minas, para o Rio de Janeiro, Brasília e, dali, fui para o Rio Grande do Sul, de lá, fui para o Nordeste do Brasil. E, em todos os lugares que chegávamos, havia a inspiração: “Lançai a rede para o outro lado do mar, o lado do povo convertido”. E assim nós arrecadamos grande soma do que precisávamos para as prestações da Radio, e, em seguida, veio a “campanha do ouro”, que também foi feita deste jeito.

E aí ficou a grande questão: “Como manter a Rádio no ar? Como ela vai se manter?” Tivemos, então, esta inspiração: Se nós fomos de casa em casa para pagar as prestações, vamos fazer um clube, um “Clube dos Ouvintes” da Rádio Canção Nova, a Rádio do Senhor. Concluímos: Estes que a ouvem e ao ouvi-la recebem a mensagem de Deus, vão ter o prazer e a alegria de ajudar a mantê-la. Então, vieram pessoas, como o Peixoto, a Heloísa, o Luizão da Fátima Reco, entre outros. Eram muitas pessoas que começaram o trabalho de visitar as casas.

A Providência Divina se manifestou, para nós, ao irmos de casa em casa, nas pessoas, nos grupos de oração, e até mesmo naqueles lugares que não nos aceitavam nos íamos e conversávamos com os padres e eles diziam: “Vocês podem ir nos grupos somente para rezar com as pessoas”, mas o interessante é que íamos na obediência somente rezar e voltávamos sempre com doações, e com novos associados.

Então, eu posso afirmar que o arrecadador surgiu da inspiração que Deus deu por meio da Palavra: “Lancem a rede para o outro lado do mar”, ou seja, não daqueles que estavam no comércio.

Quero dizer para os nossos queridos arrecadadores, neste momento, que vocês são como a sementinha de mostarda. Ninguém a vê, é quase que anônima, porém o Senhor diz que ao ser posta na terra, ela passa a ser a maior hortaliça que há. Uma semente de mostarda colocada na terra, quando cresce chega a mais de nove metros. Vocês são assim, arrecadadores como esta sementinha, o Reino de Deus é para os valentes, é para os violentos, pois são estes que o conquistam. E vocês são os violentos no Reino de Deus.

Quero declarar, também, que um dos grandes frutos que esta experiência gerou em mim foi a constância nos trabalhos do Senhor. E, é por isso, que nós vamos para o “4º Encontro Nacional de Arrecadadores”, aqui, em Cachoeira Paulista/SP, nos dias 8, 9 e 10 de setembro, quando também comemoraremos os 26 anos do Clube do Ouvinte. E, em nome da Canção Nova, estou convidando você, arrecadador, para vir participar deste acampamento!

Todos os sócios também estão convocados para estarem, aqui, e celebrarem conosco este grande momento, porque você, sócio, também ajuda na construção do Reino de Deus. Nós estamos aguardando a primavera, e toda primavera na Canção Nova é sempre um tempo de renovação, no qual nós vamos colocar nossas “sementes” no solo e vamos nos alegrar, porque por Jesus, nós semeamos, cultivamos, e quem fará a colheita é Deus na sua infinita Misericórdia.

Venha para este encontro. Todos estão convidados. Vocês que ajudam na implantação do Reino de Deus aqui na terra.