ANA PAULA GUIMARÃES

25 anos de TV Canção Nova

“TV Canção Nova – a vida por trás das câmeras”. Este é o título do primeiro livro de Ana Paula Guimarães, missionária da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP).

Neste ano, a TV Canção Nova comemora seus 25 anos. É tempo de celebrar! É pela fé, por Deus, pela coragem de um homem chamado Jonas, o querido monsenhor Jonas Abib, e pela Providência Divina, que vem por meio de nossos sócios evangelizadores, que estamos comemorando esta data.

Hoje, o Sistema de Comunicação Canção Nova alcança mais de 350 retransmissoras espalhadas pelo Brasil, por satélite, em várias TVs por assinatura e para o exterior. É para contar toda essa história e os bastidores da emissora que Ana Paula Guimarães escreveu este livro “TV Canção Nova – a vida por trás das câmeras”. Com grande alegria, ela diz que o leitor vai encontrar nesta obra literária algumas particularidades da TV e um recado especial para você que faz com que essa obra de evangelização continue a chegar em muitos outros lugares. Confira a entrevista:

Entrevista Paula Guimaraes

Clube da Evangelização: Para começar nossa conversa e nosso leitor entender um pouco mais sobre você, o que é ser Canção Nova para Ana Paula Guimarães?
Ana Paula: Eu costumo dizer sempre que é um privilégio investir a vida na missão de evangelizar. Para mim, ser Canção Nova é responder ao chamado que Deus me fez para ser toda d’Ele e me usar da forma que quiser. E tem sido assim desde o dia em que dei o meu ‘sim’ a Ele nesta comunidade.
Comecei a trabalhar na Canção Nova como voluntária em 1994. No ano seguinte, fui admitida na Fundação João Paulo II. Em 1998, entrei para a Comunidade Canção Nova como missionária. No jornalismo, trabalhei por 5 anos, outros 10 anos à frente da TV como superintendente e jornalista responsável pela emissora. Hoje, trabalho na Assessoria de Imprensa da FJPII.

Clube da Evangelização: Como a TV Canção Nova faz parte da sua vida?
Ana Paula: Minha vida está muito entrelaçada com a história da TVCN. Desde 1999, quando fui enviada em minha primeira missão, fui para Pato Branco (PR) cuidar da TV Sudoeste em parceria com os franciscanos. Desde lá, meu amor por essa TV só cresceu. Foram muitos anos de luta! No início, tínhamos muito pouco recurso e material humano, como ainda hoje, pois precisamos de mais pessoas pelo tanto que produzimos. Mas fui testemunha de muito suor e muitas lágrimas de todos os envolvidos nesta missão de salvar vidas.

Clube da Evangelização: Qual a inspiração para ter escrito o livro “TV Canção Nova – a vida por trás das câmeras”?
Ana Paula: Faltando pouco mais de um ano para comemorarmos as bodas de prata de nossa TV, chamei alguns amigos e começamos a planejar algumas ações para o ano de festividades. Marquei uma reunião e, mesmo antes de ela acontecer, conversando com Cristina Bastos, jornalista na Canção Nova há mais de 20 anos, disse a ela: “Vamos escrever um livro!”.
Meu amigo Márcio Mendes, missionário que apresenta comigo o programa “Sorrindo pra Vida” e escritor que mais livros vende em nossa editora, dividiu comigo sua experiência e me incentivou. Sempre comentava entre meus colegas de missão e trabalho na Canção Nova que precisávamos deixar registrados para as futuras gerações os verdadeiros milagres que testemunhamos ao longo desses anos.
Pensamos no livro, em um documentário e em entrevistas que poderão ser exibidas na íntegra na TV Canção Nova, na semana que antecederá a festa de aniversário da emissora. Quando nos reunimos, as ideias ferveram. Precisaríamos nos dividir nesta grande tarefa, acrescentando mais trabalho a todas as atividades que já exercíamos. Porém, nossa TV tem uma história tão linda que valeu todo o esforço. Mais uma vez, nossa equipe se viu animada e cheia de ideias: além de um documentário em alta definição [HD] e programas especiais, eventos serão produzidos para, realmente, não deixar passar em branco o que Deus tem realizado por meio deste canal.
Também pensamos em ação de graças, em ofertar a Deus um livro com as maravilhas que Ele fez por meio desse sacerdócio santo [monsenhor Jonas]. Contar a coragem deste homem que, sem dinheiro, sem condições até mesmo de saúde, seguiu as inspirações do Céu e colocou em prática mais que um sonho, um plano que parecia impossível. Escolhemos para isso várias personalidades que viveram o início da Canção Nova e poderiam nos contar detalhes de toda construção da TV. E assim, durante todo o ano de 2013, passamos horas realizando entrevistas, pesquisando em nossos arquivos, recolhendo depoimentos. Gravamos tudo em alta definição. Só as entrevistas totalizaram mais de cem horas. Foi preciso consultar arquivos e conversar com muita gente.
A dificuldade para encontrar as imagens do início da TV foi enorme, pois durante alguns anos as fitas ficaram armazenadas em um local não apropriado, ocasionando a perda de muitas delas devido à umidade do local. Além disso, no início, as pessoas não tinham a facilidade que temos hoje para tirar fotos a todo o momento.
Como são mais de 46 mil horas de imagens arquivadas, não conseguiremos em apenas um livro registrar todos os acontecimentos, por isso focamos nos principais. Levantamos muita história, fotos de arquivos pessoais, e descobrimos fatos desconhecidos mesmo nessa vivência de vinte anos. A escolha das fotos foi outro grande desafio, além de uma grande surpresa, pois, ao fim de toda pesquisa, conseguimos mais fotos do que esperávamos. Infelizmente, não couberam todas no livro, mas nós as disponibilizaremos em nosso DVD “TV Canção Nova: os bastidores de uma história de fé e coragem”.
Como cada um tem seu ponto de vista sobre os acontecimentos, foi preciso confirmar todos os fatos. Foi um grande esforço! Com muito amor, registramos aqui tudo o que foi possível neste pouco tempo, mas pedimos compreensão caso seja necessário corrigir eventuais falhas ou omissões.

Clube da Evangelização: Além de o leitor encontrar a história da TV Canção Nova, o que mais ele encontrará neste livro?
Ana Paula: A história dos bastidores, histórias engraçadas que vivemos, testemunhos de fé de quem sofreu e se alegrou para construir a TV. E também pude fazer uma entrevista de mais de uma hora na residência do padre Jonas. Ele me falou da história e deixou uma mensagem para quem assiste, trabalha e faz a TV Canção Nova e para as futuras gerações que assumirão a nossa missão quando não estivermos mais aqui.

Clube da Evangelização: Ao logo de todos esses anos, envolvida diretamente com a TVCN, muitas histórias você deve ter vivido, momentos de superação, desafios e alegrias. Há um momento marcante que se destaca para você?
Ana Paula: O ano de 1997, quando entramos nos satélites. De duas horas de programação que tínhamos, tivemos de produzir, de um dia para o outro, uma grade de 24 horas, que foi ao ar para o Brasil inteiro. Foi um lindo desafio vivido com muita fé e coragem.

Clube da Evangelização: “Um sonho de monsenhor Jonas Abib que se tornou realidade: evangelizar multidões!”. E como é para você registrar esse sonho num livro?
Ana Paula: Que experiência maravilhosa foi poder ouvir, de tantos irmãos e companheiros de trabalho, esta história linda que é a nossa TV Canção Nova! Quanta emoção, quanta alegria, quanta dificuldade encontrei pelo caminho na escrita. Certos dias, desenvolvia com grande facilidade os textos; outros, não foram tão fáceis, por causa do cansaço de trabalhos paralelos, da cirurgia que estava bem próxima, do cuidado com a minha família e com minhas meninas, que me exigiam atenção.
Mas que alegria poder contar com tantos amigos que dividiram comigo o desafio, mandando-me e-mails, concedendo entrevistas longas por telefone, respondendo às perguntas que fiz a todo o momento para os que passaram pela TV e se lembravam de alguma história. Visitei nossos arquivos, fiz pesquisas… Foi muito esforço. Fiz de tudo um pouco para colocar, neste livro, momentos e pessoas importantes, para não deixar passar em branco os desafios que encontramos e superamos pelo caminho. Novamente, peço desculpas se deixei passar algum detalhe ou nome, mas se você faz parte desta história, sinta-se lembrado neste momento.
É claro que, nesses 25 anos, nem tudo foi festa e alegria. Passamos por provas terríveis, noites escuras, sofrimentos e incompreensões por parte de pessoas que não nos conhecem e por isso nos julgaram errado. E ainda hoje continuamos a lidar com isso, superando sempre dia após dia. E o que nos fez seguir adiante? A fé em Deus, muita coragem baseada em Deus!
Espero que este livro seja uma inspiração para você seguir com os sonhos e os projetos de Deus. Se por acaso bater um medo e você pensar em recuar, olhe para o monsenhor Jonas e sua Canção Nova. Veja aonde Deus quer levar você. Tenho a certeza de que para voos distantes, pois ainda existem muitos que precisam conhecer o amor deste Deus maravilhoso.

Clube da Evangelização: Deixe uma mensagem para os sócios.
Ana Paula: Deixo um trechinho do livro em que monsenhor fala com você. Faço dele as minhas palavras. Deus os abençoe.

“Tenho o coração sempre grato aos nossos sócios, hoje sócios evangelizadores, que se uniram a nós para conosco evangelizar. Se a nossa parte é importante, a parte dos sócios é maior ainda, porque do contrário não conseguiríamos pagar os salários dos nossos colaboradores, não teríamos os equipamentos para nossa missão acontecer. Portanto, é você quem nos sustenta, que faz mais do que nós que realizamos nossa missão diante das câmeras e dos microfones. Depois destes 25 anos de televisão, mais do que um simples ‘muito obrigado’, só posso dizer um ‘Deus lhe pague’, porque somente Ele sabe como lhe pagar por tudo o que você tem feito. Sei que muitos de vocês estão conosco há mais de 25 anos, desde o início da rádio. Você não imagina o alcance daquilo que você faz!”