Sorrindo pra Vida - 31/07/2014

Converta-nos, Senhor!

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 31 de julho de 2014.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

A Palavra meditada, hoje, está em Jeremias 15,19-21:
“Por isso, assim disse o SENHOR: ‘Se tu te converteres, eu te converterei, e na minha presença ficarás. E se souberes separar o que tem valor daquilo que não presta, serás a minha boca, eles passarão para o teu lado e tu não passarás para o lado deles. Para esse povo farei que sejas um muro forte, de bronze, vão guerrear contra ti, mas não te vencerão, pois contigo eu estarei para te salvar e livrar – oráculo do SENHOR. Das mãos dos malvados eu te livrarei das garras dos tiranos eu te libertarei.’”

“Mais importante do que fazer algo bom para Deus é fazer o que Ele quer”, afirma Márcio.
Foto: Wesley Almeida

O Senhor nos fala ao coração: “Se tu te converteres, Eu te converterei, e na minha presença ficarás”. Às vezes, perguntamos a Deus: “O que é preciso fazer para viver uma experiência que nos transforma?” Ele nos mostra o caminho: a conversão.

Pensamos que converter-se é apenas abandonar o errado e buscar o certo. De fato, o primeiro passo é sair do pecado para a santidade, mas a conversão nos exige um segundo passo: nos entregarmos confiantes nas mãos do Senhor. Precisamos dar um passo além para a vontade de Deus. Quando nossa confiança n’Ele se torna absoluta, Ele nos dá forças para vencer. Se voltarmos nosso coração para o Senhor e confiarmos n’Ele, Ele nos converterá.

Pensamos que temos hábitos e vícios que nunca conseguiremos deixar. Pela nossa humanidade, não conseguiremos mesmo, pois a mudança não é obra de homens, mas sim de Deus. A conversão é impossível ao ser humano sem a força divina. O Pai não pode nos converter se não voltarmos ao Seu caminho. O céu é o próprio Deus e entrar no céu é estar na presença de Deus. Onde Ele se faz presente há a transformação.

O que é preciso para separar o que tem valor do que não presta? Voltarmos para Deus e estarmos na presença d’Ele. Ao aprender a discernir, não perdemos o rumo da vida e nos tornamos “a boca” de Deus.

Quando nos convertemos, o Senhor nos capacita com o discernimento do Espírito Santo. Devemos experimentar as coisas, colocando-as à prova e ficando somente com o que é bom. Mas devemos nos atentar, pois se soubermos o que é mau, não deveremos experimentá-lo.

Apresentemos a Deus primeiramente as escolhas de nossa vida. Ele nos ajudará a discernir e nos dará uma resposta. Ele fala conosco pelos fatos, por meio de pessoas, no íntimo do nosso coração. Mais importante do que fazer algo bom para Deus é fazer o que Ele quer.

Apresente suas causas importantes ao Senhor e espere Sua resposta. É assim que um homem de Deus se move: pela fé e pelo Espírito Santo. Ter fé na oração é agradecer a Deus antes mesmo de receber o que pediu a Ele. Não somos movidos somente pela gratidão [agradecer depois que recebe a graça]; o que nos move é a fé.

Precisamos acreditar nas coisas boas que virão, pois o Espírito Santo falará ao nosso coração. A experiência mais frequente que fazemos é por meio de Sua Palavra. Coloquemo-nos diante da Palavra de Deus e escutemos o que Ele tem a nos dizer.

O homem e a mulher cheios do Espírito Santo são diferentes dos demais. Uma pessoa em comunhão com Deus torna-se sensível à Sua voz. Que essa promessa, acompanhada da ordem de nos convertermos para estarmos em Sua presença, se cumpra em nossa vida no dia de hoje.

Márcio Mendes

Missionário da Comunidade Canção Nova.

Transcrição e adaptação: Ariele Silva