SPV 29/01/2007

Seja um intercessor da sua família

Mensagem do padre Eliano no programa ‘Sorrindo pra Vida’
da TV Canção Nova, nesta segunda-feira, dia 29.

Vamos partilhar a Palavra de Deus em Êxodo 32, 1-14; 30-35

. Este texto narra a realidade do povo de Deus, que peca, incentivado por um grupo que não aceita a autoridade de Moisés e, assim, se torna motivador da revolta. O povo revela-se como quem não consegue esperar, pois perdeu a esperança.

.: Ouça mensagem do padre Eliano

Muitas vezes, em nossa vida, quando perdemos a esperança, podemos cair na desobediência e procurar o nosso próprio “deus”. Dessa forma, nos tornamos um povo que tenta manipular Deus e acabamos nos enganando, pensando receber direções do Senhor, quando, na verdade, somos nós mesmos que as estamos determinando. O pecado do povo – sem esperança e sem conhecimento – é o de querer representar Deus em uma imagem.

O povo de Israel sempre teve experiências extraordinárias, mas mesmo assim, estas não levaram à conversão dele. No versículo 7, desta passagem bíblica, Deus fala a Moisés que seu povo pecou. Com isso, é como se o Senhor se distanciasse do povo, e ao mesmo tempo, o [Moisés] colocasse como responsável dele. A experiência da libertação está tão próxima, mas, mesmo assim, este povo se torna infiel a Deus. Diante da culpa é estabelecida a sentença, e Moisés intercede dizendo que esse povo é do Senhor, e que ele é apenas o mediador.

E nós, como iríamos agir nessa situação? Como Moisés? Sendo intercessores e vencendo nosso egoísmo? Moisés se revela como verdadeiro profeta vencendo o egoísmo. Ele vai diante de Deus interceder pelo povo pecador. Ele é a figura de Jesus. Põe-se junto do seu povo e não aceita ser exceção. Pela promessa, Deus continua a história, pois foi Ele quem a fez; o resultado é que o Senhor perdoa ao povo. Deus retoma a eleição por causa dessa promessa. Moisés não pecou, mas se humilha e se rebaixa para pedir o perdão para esse povo, porque ele era profeta.

Diante da realidade de Moisés, eu convido você a ser intercessor, mesmo contemplando os pecados dos seus, sem condená-los, evocando a promessa de salvação para que todos sejam salvos, seja um novo “Moisés” da sua família, e onde quer que você esteja! Moisés, como profeta, se colocou como servo. Quem quer ser senhor, não consegue interceder, só os que querem ser servos o conseguem.

Saiba sofrer as demoras de Deus para que assim você faça a experiência contínua com o Senhor, sendo um verdadeiro servo, como um verdadeiro “Moisés”, intercessor do Senhor.

Padre Eliano Luiz Gonçalves
Fraternidade Javé Salvador


Luzia Santiago, co-fundadora da Comunidade Canção Nova, agradeceu aos que contribuíram com a campanha do Projeto dai-me Almas. Faltam-nos 28% ainda e temos como meta: 9,6% ao dia. Venha em nosso auxílio e façamos um tríduo de oração intercedendo pela campanha.


.: Acesse o Hotsite Dunga 15 anos ao vivo


Adquira em nosso shopping:

.: CD
Dunga ao vivo 15 anos
Dunga