Mensagem do Eto

Respeitar os bens do próximo

Caros irmãos(as),

A Palavra de Deus nos ensina sobre os Dez Mandamentos. Eu tenho rezado com eles ultimamente. O sétimo mandamento – “Não roubar” – proíbe-nos a prática de furtos, a usura, as fraudes em contratos e serviços, enfim, tudo o que causa danos materiais ao próximo.

Já o décimo mandamento – “Não cobiçar as coisas alheias” -, proíbe a ambição desregrada das riquezas, sem respeito pelos direitos e bens do próximo. Em Coríntios, Deus nos diz: “Os injustos e ladrões não possuirão o Reino de Deus”.

Arquivo CN

Os bens mal adquiridos são causas de profundos remorsos, mas quando conseguimos restituir as coisas alheias, reparar os danos causados, pagar as dívidas, nossa consciência fica limpa e a salvação entra em nossa casa. Assim aconteceu com Zaqueu, pois suas restituições e doações aos pobres tornaram sua consciência mais limpa. Jesus, vendo o seu gesto, disse: “Hoje, entrou a salvação nesta casa”.

Lutar para pagar o próximo, devolver os bens a quem foi roubado é como ouvir, no íntimo da consciência, a voz de Deus: “Hoje, a salvação entrou nesta alma”. As riquezas, muitas vezes, são grandes obstáculos à salvação pelo mau uso que delas se faz, escravizando os seus possuidores, tornando-os duros, egoístas e sem coração.

Cristo não condena as riquezas, mas sim um coração apegado e escravo do mundo. No passado e ainda hoje, há ricos santos! O que o Senhor nos pede é a pobreza em espírito, e que nunca nos esqueçamos da justiça e da caridade.

O que nos condena é quando pensamos somente no material e nos esquecemos da alma. Precisamos mesmo é viver o “Deus Proverá”, procurando primeiro, em tudo, fazer a vontade do Senhor. Assim, Ele não se esquecerá de providenciar as nossas necessidades. Tenhamos esta certeza: se cuidarmos das coisas de Deus, Ele cuidará das nossas!

Meus queridos irmãos, nós estamos no mês de agosto e já passamos da metade do ano. Em meio a tantos transtornos, vemos que, até aqui, nos ajudou o Senhor! Quero convidar todos da família Canção Nova a rezarem uma Ave-Maria pelas vocações.

Rezemos pela nossa amada Renovação Carismática Católica do Brasil (RCC), que tantas vocações despertaram para as novas comunidades; rezemos pela vocação da Katia Roldi Zavaris, atual presidente da RCC, para que o Espírito Santo lhe dê forças nesta caminhada de fé.

Assim, irmãos, quero também pedir o Espírito Santo a todos aqueles que foram chamados por Deus e que hoje estão à frente de algum grupo ou comunidade.

Deus os abençoe!

Wellington Silva Jardim (Eto)
Cofundador e missionário da Comunidade Canção Nova