Gênesis 14, 1-24.

Gênesis 14, 1-24.

Passagem para reflexão no programa “Sorrindo pra Vida”, da TV Canção Nova, nesta terça-feira, dia 6 de novembro 2012.

1.No tempo de seu reinado, Amrafel, rei de Senaar, Arioc, rei de Elasar, Codorlaomor, rei de Elam, e Tadal, rei de Goim,
2.declararam guerra contra Bara, rei de Sodoma, Bersa, rei de Gomorra, Senaab, rei de Adama, Semeber, rei de Seboim e contra o rei de Bela ( que é Segor ).
3.Estes últimos se haviam concentrado no vale de Sidim ( que agora é o mar Morto ).
4.Durante doze anos haviam servido a Codorlaomor, mas no décimo terceiro ano se rebelaram.
5.No décimo quarto ano veio Codorlaomor com os reis aliados e derrotou os refaítas em Astarot Carnaim, os zuzitas em Ham, os emitas na planície de Cariataim
6.e os hurritas nos montes de Seir até El-Farã, junto ao deserto.
7.Voltando, vieram a En-Mispat ( que é Cades ) e devastaram todo o território dos amalecitas e o dos amorreus, que moravam em Asasontamar.
8.Saíram-lhes ao encontro os reis de Sodoma, Gomorra, Adama, Seboim e Bela ( que é Segor ). Puseram-se em ordem de batalha, no vale de Sidim,
9.contra Codorlaomor, rei de Elam, Tadal, rei de Goim, Amrafel, rei de Senaar e Arioc, rei de Elasar. Eram quatro reis contra cinco.
10.Havia no vale de Sidim muitos poços de betume. Postos em fuga, os reis de Sodoma e Gomorra caíram neles, enquanto os sobreviventes fugiram para a montanha.
11.Os vencedores saquearam todos os bens e provisões de Sodoma e Gomorra e se retiraram.
12.Levaram também consigo Ló, sobrinho de Abrão, que morava em Sodoma, com todos os seus bens.
13.Um dos fugitivos foi informar a Abrão, o hebreu, que morava junto ao carvalho do amorreu Mambré, irmão de Escol e Aner, aliados de Abrão.
14.Quando Abrão soube que seu parente fora seqüestrado, mobilizou trezentos e dezoito escravos nascidos em sua casa e perseguiu os reis até Dã.
15.Dividiu a tropa e caiu sobre eles de noite, ele com os seus escravos, derrotando-os e perseguindo-os até Hoba, ao norte de Damasco.
16.Recuperou todos os bens, seu parente Ló com todos os bens, as mulheres e sua gente.
17.Quando Abraão voltava, depois da vitória contra Codorlaomor e os reis aliados, saiu-lhe ao encontro o rei de Sodoma no vale de Save ( que é o vale do Rei ).
18.Melquisedec, rei de Salém, trouxe pão e vinho e, como sacerdote de Deus Altíssimo,
19.abençoou Abrão, dizendo: “Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, Criador do céu e da terra.
20.Bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou teus inimigos em tuas mãos”. E Abrão entregou-lhe o dízimo de tudo.
21.O rei de Sodoma disse a Abrão: “Entrega-me as pessoas e fica com os bens”.
22.Abrão, porém, respondeu ao rei de Sodoma: “Levanto minha mão para o SENHOR, o Deus Altíssimo, Criador do céu e da terra, e juro:
23.nem um fio, nem uma correia de sandália, nem coisa alguma tomarei do que é teu, para que não digas: ‘Enriqueci Abrão’.
24.Nada para mim! Apenas o que os guerreiros comeram e a parte devida aos homens que me acompanharam, Aner, Escol e Mambré; só eles receberão cada qual sua parte”.

Evangelize conosco:

.: Boleto Bancário

.: Débito Automático

.: Cartão de Crédito

.: Conheça outras formas de contribuição