Sorrindo pra vida - 04/10/2012

Nada escapa aos olhos de Deus

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa “Sorrindo pra Vida” da TV Canção Nova, desta quinta-feira, dia 4 de outubro de 2012.

Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na

Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.

Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.

A Palavra meditada, hoje, está em Jó 42, 1-6.

“A cura de todo mal interior vem pela ajuda de Deus”, afirma Márcio
Foto: Wesley Almeida

O Espírito Santo vem nos revelar no dia de hoje o remédio necessário para o fortalecimento do nosso coração. Deus já preparou de antemão uma graça para esse dia. Aqui é Jó quem conversa com Deus.

Tão importante quanto a oração que Jó fez, foi o momento em que ele fez. Foi um momento de mudança na vida dele, porque poucos na Bíblia passaram por tanto sofrimento como Jó. Tem até uma expressão popular que diz: “Paciência de Jó”, porque ele teve muita paciência e suportou todos os sofrimentos de sua vida sem desesperar e sem romper com Deus.

A cada momento ele fazia a oração: “O Senhor deu, o Senhor tirou. Bendito seja o nome do Senhor.” Com essa oração ele protegia a sua amizade com Deus, mas mesmo perseverando, ele foi vítima de um sofrimento que todos nós também passamos: a ansiedade. Esse foi o maior suplício da vida de Jó, até o momento em que tudo mudou.

Será que é possível curar ou lidar com a ansiedade? É preciso entender que todos passam por ela, mas é uma certeza dizer que distantes de Deus tudo é ansiedade. Jó percebeu que quando teve um encontro pessoal com Deus toda ansiedade mudou. No momento em que ele reconheceu que nada era oculto para Deus, o coração dele repousou em paz. Jó percebeu que a sua ansiedade atrapalhava os planos de Deus em sua vida e, em muitos momentos, nós também não entendemos os planos que o Senhor tem e ficamos ansiosos.

Há momentos que a gente entende, mas há momentos que não compreendemos o que Deus preparou para nossa vida e começamos a atrapalhar, reclamando e até ficando contra Ele.

Jó reconheceu seu erro e pediu perdão a Deus, por ter se atrapalhado tanto no decorrer de sua vida. A partir daquele momento ele descobriu o antídoto para curar todo seu sofrimento.

A cura de todo mal interior vem pela ajuda de Deus. Nós precisamos aprender a colocar o Senhor no meio dos nossos sofrimentos.

Se você ler todo o livro de Jó, verá que ele era um homem que tinha o coração apertado dentro do peito. Esse aperto era ansiedade.

Tem momentos em que essa ansiedade é boa, porque nos prepara para algo que está por vir e que pode nos perturbar. Mas, às vezes, esses sentimentos em excesso podem prejudicar, e nessa hora, só há um remédio para aliviar a nossa dor, reconhecer que para Deus nada é oculto, que Ele pode tudo.

Como traz paz ao coração saber que o Senhor nos conhece por inteiro. Que mesmo em meio aos nossos pecados, Ele nos aceita do jeito que somos. Isso anula todos os efeitos negativos que esses sentimentos causam dentro de nós.

Os nossos sentimentos foram colocados em nosso coração por Deus, eles são bons. O desequilíbrio deles é que nos leva a ruína. Para encontrarmos esse equilíbrio precisamos descobrir que Deus é por nós, que Ele cuida de nós, nada Lhe escapa. A nossa vida está em Suas mãos. Por isso, temos que aprender a lidar com esses sentimentos. Tentar se livrar deles só trará desgaste.

Nós precisamos aprender a lidar com os sentimentos em meio ao sofrimento, assim como Jó, que em nenhum momento perdeu os sentimentos que estavam dentro dele. Quanto mais nós tentamos nos livrar da ansiedade, mas ansiosos ficamos.

Mas, o que fazer com o coração ansioso? Devemos colocá-lo diante de Deus. Essa é a hora para buscarmos alguém maior do que nós. Dessa forma, faremos a experiência de reconhecer que o Senhor pode tudo.

Sempre haverá coisas que nos deixarão ansiosos, mas, quanto mais a gente enfrentar essas angústias e partilhar, mais libertos e curados seremos. Deus nos liberta quando a gente fala.

Quando desabafamos e enfrentamos esses sentimentos, ocorre um alívio no coração, uma alegria. Abrir o coração é tão importante quanto a oração, e também cura, liberta, fortalece e nos torna mais sábios para enfrentarmos as dificuldades da vida.

Se você está ansioso, Deus cuida da sua angústia. Entregue seu coração a Ele e diga: “Eu sei que Tu sabes e podes tudo.” Com a ajuda de Deus e das pessoas que o amam, você estará fortalecido para enfrentar os sentimentos que lhe afligem. Quando o Senhor está presente, toda ansiedade se transforma em alegria.

“Senhor, nós queremos que essa Palavra se derrame sobre nós como chuva sobre a terra seca. Queremos reconhecer que o Senhor pode tudo. Perdoe-nos pelas vezes que falamos sem entender e bloqueamos os seus planos em nossas vidas. Nós nos arrependemos do tempo em que ficamos longe de Vós. Hoje, nós colocamos as nossas angústias em Suas mãos.”

Márcio Mendes

Membro da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Débora Ferreira

Assista a uma parte do programa

.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA

.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular

.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’

.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo iPhone.