Você também encontra o áudio completo do programa “Sorrindo pra Vida” na
Loja Canção Nova e também pelo telefone (12) 3186-2600.
Ao ir para a página do Podcast ‘Sorrindo pra Vida’, você encontrará o áudio dos programas anteriores. Abaixo de cada um deles, há uma seta; ao clicar nela, você conseguirá baixar o arquivo em MP3.
A Palavra meditada, hoje, está em Números 21, 4-9; São João 3, 13-17.
Senhor, que hoje possamos ser tocados pela cruz e experimentar o amor de Jesus que deu a vida por nós. Que essa Palavra entre em nossos corações.
Hoje, comemoramos o dia da Exaltação da Cruz. Esse dia é celebrado, porque a cruz de Cristo foi encontrada no calvário e, nessa mesma data, ela foi exposta para ser contemplada por todo o povo.
No século XIV, não existiam igrejas e todos os cristãos se reuniam em casas para rezar. Mas Deus tocou no coração de uma mulher chamada Helena, mãe do imperador Constantino. Jesus o converte por meio dela, fazendo com que ele decretasse o Cristianismo como religião oficial do Império Romano.
Depois disso, ela sai rumo à Terra Santa junto com o povo para procurar os lugares santos, até que chega ao calvário, onde Jesus e tantos outros foram crucificados. Esse calvário ficava em um monte; aos pés dele, Santa Helena acha muitas cruzes. Ela, então, pede que os doentes comecem a tocar nas cruzes. Logo, uma delas começa a curá-Los. Era a cruz na qual Cristo havia sido crucificado e estava operando milagres.
Diante de várias cruzes, Santa Helena retira aquela cruz e manda construir, naquele lugar, três Igrejas. Essas foram as primeiras Igrejas do Cristianismo, as quais ficaram prontas em 13 de setembro de 335.
Em 14 de setembro, as relíquias da cruz foram expostas para todos, por isso comemoramos, no dia de hoje, a Exaltação à Cruz de Cristo.
O dia de hoje é muito importante, pois nós lembramos que só houve ressurreição, porque houve o calvário, a morte de Jesus. A liturgia nos mostra, a partir dessas duas passagens, a lembrança deste dia.
A primeira leitura diz que o povo morria por causa da mordida da serpente, e é essa mesma serpente que é erguida pela haste que salva o povo. É como um remédio, o veneno é o antídoto.
A haste com a serpente curava o povo da mordida, assim como a cruz da humanidade de Jesus salva a humanidade ferida por Adão. A humanidade do Filho de Deus nos salvou.
Como é bonito entender o mistério da cruz! Jesus precisou estar aqui para nos salvar. O Evangelho de João explica: Do mesmo modo que Moisés levantou a serpente no deserto, assim também será levantado o Filho do Homem, a fim de que todo o que nele crer tenha vida eterna.
A serpente foi erguida no deserto. Para que todos fossem curados, era necessário levantar os olhos para contemplá-la. Assim é conosco, é preciso levantar os olhos para contemplar Jesus. Hoje é o momento de levantarmos nossos olhos para a cruz e lembrar que Ele morreu para nos salvar. Não há prova de amor maior do que essa. Jesus diz: Ninguém te ama como Eu.
Você, que se sente sozinho e incapaz, o Senhor cura você nesse momento. Meu irmão, levante a cabeça, porque ninguém o ama mais do que Deus.
Quer ser curado de tudo o que lhe assombra? A primeira coisa a fazer é levantar a cabeça e olhar a cruz de Cristo. Mas não é somente olhá-la e dizer que O ama, é afirmar que você suporta a cruz que hoje tem em sua vida. O Senhor lhe diz: Você consegue suportá-la.
Olhe para a serpente e será curado. Olhe para a cruz e será curado. Hoje é dia de todos fazerem uma experiência com ela. Olhe para ela, deixe seu olhar ir além. O Senhor morreu por nós, agora é hora de olharmos para a cruz e sentirmos o Seu profundo amor por nós.
Deus nos viu sofrendo, abandonados e mandou Seu Filho para nos salvar. Vejam o tamanho do Seu amor! Entendam o amor que Deus tem por cada um de nós.
Peço ao Senhor que visite todos os lares, hospitais, presídios. Visite todos que sofrem, fisicamente e espiritualmente, para que se lembrem, nesse momento, do Seu amor. Visite todo o Seu povo, Senhor, e invada, com Seu amor, muitos corações.
Hoje, a cruz está sendo exaltada na sua vida e o amor de Deus exaltado em sua história, pois é o próprio Senhor quem invade você. Levante a cabeça, você é um filho amado de Deus, recomece a sua vida.
Nós o louvamos, Senhor! Hoje é dia de alegria, porque fomos salvos por Sua cruz. Bendito Seja Deus!
Padre Arlon
Membro da Comunidade Canção Nova
Transcrição e adaptação: Débora Ferreira
Assista a uma parte do programa
.: LEVE EVANGELIZAÇÃO PARA SUA CASA COM ESTE PROGRAMA
.: Receba reflexões do ‘Sorrindo pra Vida’ no celular
.: Confira outros programas ‘Sorrindo pra Vida’
.: Conheça o conteúdo da Canção Nova pelo Iphone.