Vem, Espírito Santo

A beleza de Pentecostes

“Pentecostes” é uma palavra originária do grego e significa “quinquagésimo”, tendo em vista que marca o 50° dia depois da Páscoa. É a solenidade da vinda do Espírito Santo, narrada no livro dos Atos do Apóstolos (cf. At 2,1-13).

Contudo, antes de ser uma festa cristã, Pentecostes era uma festa judaica. Na sua origem, ela tinha outros nomes (Festa das Semanas e da Colheita) e era essencialmente uma festa agrícola. Com o passar do tempo, essa celebração perdeu a ligação com a vida dos agricultores (cf. Êxodo 23,14-17; 34,22), recebeu o nome grego de “Pentecostes” e se tomou uma festa cívico-religiosa.

No tempo de Jesus, celebrada 50 dias após a Páscoa, esta festividade também recordava o dia em que Deus entregou as tábuas da Lei a Moisés, no Monte Sinai. A narrativa encontrada nos Atos dos Apóstolos coincide com a vinda do Espírito Santo na festa judaica de Pentecostes.

A profecia de Ezequiel (cf. Ez 36,26-28) fala a respeito de um novo coração. Trata-se de um coração de “carne” – em substituição ao coração de “pedra” – que o próprio Deus nos concede mediante a ação de Seu Santo Espírito.

A Lei de Deus, outrora gravada em pedras e dada a Moisés no Monte Sinai, é agora escrita em corações reavivados e transformados pela ação regeneradora do Espírito Santo Paráclito. Eis, meus irmãos, a beleza de Pentecostes!

Agora, graças ao Espírito Santo de Deus, o homem é capaz de cumprir fielmente a vontade de Deus e, assim, observar os Seus preceitos. Que notícia maravilhosa! Não estamos sozinhos nesta caminhada, meus irmãos: o Espírito Santo, nosso Consolador, nos indica a direção a seguir.

Wesley Almeida

Ao escrever estas linhas, recordo-me de uma experiência recente que vivi. Um casal procurou-me para um atendimento. Enquanto a mulher falava, o marido permanecia quieto e cabisbaixo. De repente, quando sua esposa disse: “Ele é um bom marido e um pai dedicado, mas vive se autocondenando pelos erros do passado”, aquele homem começou a chorar e a dizer que tentava a todo custo sentir o amor de Deus, mas que era tudo em vão.

Naquele instante, fiquei em pé e pedi a Deus uma única coisa: que aquele pai de família recebesse a graça da efusão do Espírito Santo. E o vi “nascer de novo”. Agora ele derramava lágrimas de felicidade! O canto em línguas que brotava de seus lábios era um canto de vitória.

Por essa razão a Canção Nova promove o Acampamento de Pentecostes todos os anos. Neste ano, esse encontro será realizado em Cachoeira Paulista (SP), de 25 a 27 de maio, com o tema: “Recebereis o poder do Espírito Santo” (Atos 1,8).

Creia: este evento será um momento de graça em sua vida! Se Deus concedeu àquele homem a graça de um “novo nascimento” pela força de Seu Espírito Santo, por que também não haveria de proporcionar essa mesma maravilha a você? Portanto, venha participar desse encontro de oração e abrir-se a esse novo Pentecostes!

Graças à sua generosidade, sócio evangelizador, a Canção Nova prossegue “formando homens novos para um mundo novo” por meio da ação vivificante do Espírito de Deus.

Concluo esta simples partilha com as palavras inspiradas de um bispo da Igreja Oriental – Inácio de Latakia – proferidas durante a 3ª Assembleia Mundial de Igrejas, realizada em Upsala, Genebra (Suíça), em julho de 1968, quando dizia:

Sem o Espírito Santo, Deus está distante. Cristo permanece no passado. O Evangelho é letra morta. A Igreja, uma simples organização; a autoridade, dominação. A missão, propaganda. O culto, uma evocação. O agir cristão, uma moral de escravos.

Com o Espírito Santo, todavia: o cosmos se eleva e geme no parto do Reino; o homem luta contra a carne. O Cristo está presente; o Evangelho é poder que dá vida. A Igreja, sinal de comunhão trinitária. A autoridade, serviço libertador. A missão, um novo Pentecostes; a liturgia, memorial e antecipação. O agir humano é divinizado.

Que Deus prepare seu coração para acolher esta graça de um novo Pentecostes em sua vida.

Um forte abraço!

Alexandre de Oliveira
Comunidade Canção Nova

Evangelize conosco.

.: Boleto Bancário

.: Débito Automático

.: Cartão de Crédito

.: Conheça outras formas de contribuir