Entrevista

Ordenação sacerdotal na Canção Nova

A família Canção Nova está na expectativa da ordenação sacerdotal dos nossos diáconos: Júlio César, Valdnei Rosa e Adriano Zandoná. A ordenação acontecerá no próximo domingo, dia 31 de julho, às 15h, na Catedral de Lorena (SP). A celebração será transmitida pela TV Canção Nova.

(Da esquerda para a direita): Diácono Júlio César, diácono Adriano Zandoná e diácono Valdnei
Foto: Maria Andréa/Cancaonova.com

O Canal do Clube da Evangelização teve o privilégio de entrevistá-los às vésperas de um acontecimento tão importante na vida deles, e você, caro internauta, terá a oportunidade de conhecê-los um pouco mais.

Como foi a passagem de seminarista para o diaconato? O que mudou na vida de vocês, já que naquele instante o compromisso com a Igreja já era “definitivo”?

Diácono Júlio – “Na minha cabeça pensei que esta passagem seria mais tranquila, porém, toquei numa força muito grande, própria do ministério que abracei. O relacionamento com Deus muda, com o povo muda, as responsabilidades aumentam, é um salto gigantesco. Percebi que algo grande demais se fez presente em mim.”

Diácono Valdnei – “Percebi uma alteração de ordem existencial, não consegui continuar sendo a mesma pessoa; toquei com mais clareza no chamado correspondido. Nossa vocação existe para que as pessoas tenham um profundo encontro com a misericórdia de Deus; trazer o sagrado para a vida das pessoas é um grande privilégio.”

Diácono Adriano – “Percebo que o maior desafio foi me tornar pastor sendo tão jovem, eu tenho somente 29 anos. No tempo de diaconato Deus já foi me preparando para esta realidade”.

Perguntamos sobre a vivência do ministério dentro da vida comunitária e tendo como ponto forte a sadia convivência: homens e mulheres juntos com a missão de evangelizar, tendo presente todos os estados de vida.

Diácono Júlio – “Viver a fraternidade ajuda muito, é suporte. Hoje moro em Lavrinhas (SP), nossa casa de formação inicial. Tenho um trabalho na paróquia, meu dia a dia é uma correria. Quando volto para casa tenho o suporte da família, da comunidade. Nós vivemos a vida fraterna no âmbito de todos os estados de vida na casa de missão que vivo. É uma família completa. Essa fraternidade me ensina a viver a dimensão do pastoreio.”

Diácono Zandoná – “Percebo que a sadia convivência é uma realidade desafiadora, pois viemos de um mundo muito erotizado, por isso a convivência com as irmãs nos faz bem, nos amadurece, nos equilibra. Somos restaurados a partir da nossa essência, toco naquilo que é a origem do meu ser homem, criado por Deus, daquilo que Ele quis para mim.”

Diácono Valdnei – “Algo que me ajuda muito é que nós experimentamos uma outra forma de viver a nossa consagração, porque as pessoas podem olhar para nós e acharem que, com o sacerdócio, deixamos de ser ‘homens’, no entanto, é o contrário: só posso ser padre porque sou ‘autenticamente homem’. Experimentamos o amor-doação como dizia o beato João Paulo II. Somos chamados a ser homens que amam sem possuir.”

O que é o lema sacerdotal de vocês?

Diácono Adriano – É uma realidade muito comum na tradição da Igreja, ela porta uma experiência. Cada um vai escolher um lema que o leve a um propósito de vida.

Foto: Maria Andréa/Cancaonova.com

No final da nossa entrevista exclusiva, diácono Valdinei, que já trabalhou no Clube da Evangelização, deixou uma mensagem a todos os sócios da Canção Nova: “O povo vai se santificando e entendendo o que é essa obra de Deus, por isso tem a coragem de investir. Os sócios levam a sério a missão da Canção Nova. Eu vi muitas vezes, no Clube da Evangelização, doações que as pessoas faziam a partir de ações arrecadadoras, como fazer um bolo ou um artesanato. Todo esse material se reverte em doações, foi assim e sempre será assim na Canção Nova, pois essa é a nossa pobreza: manter uma obra tão linda e grandiosa tendo como investidor o nosso sócio evangelizador.”

Os diáconos encerram este momento com uma bênção especial para todos os internautas. Toda essa partilha você pode ouvir na íntegra clicando aqui

Assista ao vídeo da ordenação diaconal dos futuros presbíteros:

Seja um sócio evangelizador, escolha uma das opções abaixo:

.: Débito automático

.: Cartão de crédito

.: Conheça outras formas de contribuir