Homilia

'A misericórdia de Deus é infinita, sem limites', afirma Dom Beni

Homilia de Dom Benedito Beni, Bispo de Lorena (SP), na Santa Missa em ação de graças pela construção do Santuário do Pai das Misericórdias

Estamos em plena Quaresma, tempo de exame de consciência e conversão. A Palavra de Deus, que acabamos de ouvir, ilumina esse tempo e nos motiva na caminhada em direção à Páscoa do Senhor. A Primeira Leitura mostra a prece de Azarias a Deus e nos ensina que adorar a estátua do rei é substituir o criador pela criatura. Só Deus, irmãos e irmãs, é o fundamento da vida, do universo, da moral, da reta conduta humana. Nessa prece, Azarias se refere às consequências dramáticas da falta de fé para a sociedade e até mesmo para a religião.

“Toda pessoa que pede perdão não é sempre a mesma, algo muda nela”, explica Dom Beni
Foto: Wesley Almeida/CN

.: Ouça a homília na íntegra

O pecado é sempre um ato individual, mas tem consequências comunitárias e sociais: crises na família, na sociedade… O salmista pede a Deus duas coisas muito importantes: o perdão dos pecados e a graça da fidelidade aos Seus mandamentos. A misericórdia de Deus é infinita, sem limites, e isso enche o nosso coração de esperança e confiança. O Pai dá como resposta ao nosso pecado o Seu perdão generoso.

O Evangelho, por sua vez, está de certa forma em continuidade com a Primeira Leitura. A parábola contada por Jesus é uma prova do que pedimos na oração do Pai-Nosso: “Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”.

Entretanto, é preciso ressaltar que o perdão concedido por Deus não é uma troca, como muitas pessoas pensam ao rezar o Pai-Nosso. O perdão do Senhor é um dom gratuito. Cristo, nesta Palavra, quer nos ensinar que o perdão que nós damos ao próximo nos prepara para pedir perdão ao Senhor. Quando não perdoamos ao próximo, o pedido que fazemos a Deus não é autêntico.

Todos nós sabemos, pela própria experiência, que ódio gera sempre mais ódio, violência gera sempre mais violência. Como romper com essa corrente? Não existe outro meio a não ser pelo perdão. Toda pessoa que pede perdão não é sempre a mesma, algo muda nela. A pessoa se renova, algo de bom é acrescentado em sua vida.

O que significa perdoar? Não significa simplesmente esquecer a ofensa. Perdoar não significa ficar indiferente diante da ofensa. É curar uma ferida. E nós só conseguimos perdoar verdadeiramente quando unimos nosso perdão ao perdão de Cristo na cruz.

Nesse período da Quaresma é muito propício confessar nossos pecados ao Senhor por meio da confissão. Mas seria ótimo se você, antes de se confessar, perdoasse a quem o magoou. Essa é a lição importante que o Evangelho nos dá.

Histórico do Santuário do Pai das Misericórdias

A obra, que teve início em 9 de julho de 2008, está sendo construída numa área de cerca de 7.500m². A arquitetura da igreja tem o formato de uma mão, que faz alusão ao cuidado e auxílio de Deus. O local escolhido marca o ponto mais alto dentro da sede da Canção Nova e poderá ser avistado pela rodovia Presidente Dutra, que liga as principais capitais do país.

Com a conclusão da obra, o Santuário do Pai das Misericórdias terá a capacidade para acolher 10 mil pessoas e já é considerado um dos maiores locais para o culto cristão do Vale do Paraíba.

.: Sabia como ajudar na construção do Santuário do Pai das Misericórdias